blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Gastronomia

Jamón, uma iguaria espanhola

Escrito por Paula

O jamón serrano é um tipo de presunto salgado e seco ao ar livre. O jamón serrano provém das coxas e patas traseiras do porco, mas por vezes também é possível encontrar uma variação que é feita das patas da frente. Nesse caso, o jámon é referido como paleta ou paletilla. O nome “serrano” se refere ao processo de curação da carne, que é normalmente feito nas serras por causa das temperaturas baixas desses locais.

jamon3Outra variedade de presunto servido na Espanha é o jamón ibérico, feito da carne do porco de raça ibérica. Os animais que providenciam este tipo de presunto são criados em liberdade, em florestas nas quais podem caminhar e fazer exercício. Este tipo de jamón é considerado uma iguaria, sendo usado pela alta cozinha.

Em Barcelona, assim como no resto da Espanha, o jamón é um artigo gastronômico altamente apreciado. Por essa razão, existem dezenas de lugares nos quais você pode encontrar bom jamón na cidade. ShBarcelona apresenta alguns estabelecimentos que você poderá visitar para desfrutar deste saboroso produto.

Mercat de la Boqueria

No mercado da Boqueria você encontrará um pouco de tudo: de sucos e frutas a escorpiões e gafanhotos fritos. Neste mercado cheio de vida e cor você poderá encontrar vários tipos de jamón, que poderá experimentar com diferentes acompanhamentos como um bom queijo manchego.

O Mercat de la Boqueria fica no número 91 de La Rambla.

Mas Q Menos

Este restaurante, que possuí franquias em várias partes do mundo, oferece um excelente jamón ibérico que pode ser degustado com queijo, pão com tomate ou pão de coca, acompanhado de um bom vinho espanhol.

Em Barcelona existem diversas franquias do Mas Q Menos em lugares como o centro comercial Diagonal Mar, o centro comercial Las Arenas e a Rambla Catalunya.

Jamón Experience

jamon2Se você é um verdadeiro apreciador de jamón, deverá fazer uma visita ao Jamón Experience, o museu de jamón de Barcelona. Aqui você poderá aprender sobre o processo de elaboração do jamón, conhecer os vários tipos de jamón que existem e saber mais sobre as suas origens.

A visita começa com uma apresentação audiovisual por oito salas diferentes onde você poderá escutar diversos fatos sobre a preparação do jamón ibérico de bellota. O passo seguinte é uma paragem pela mesa de cata, onde você poderá experimentar seis tipos de jamón: reserva, ibérico, Huelva, Extremadura, Guijuleo e Valle de los Pedroches, acompanhados com vinho cava ou cerveja. A visita termina em uma sala de exposição de produtos na qual você poderá ver alguns dos melhores jamones do mundo e comprar jamón para levar.

Jamón Experience fica na Rambla de les Flors 88.

Jamón, uma iguaria espanhola
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário