blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Esporte

Personalidades catalãs atuais: Josep Guardiola

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Poucas pessoas podem dizer que foram consideradas cidadãs de honra. Outras pouquíssimas podem afirmar que receberam uma medalha de uma instituição política. Esses reconhecimentos são, à primeira vista, apenas para cidadãos ligados à prática de grandes ações sociais. Entretanto, há um catalão cujas ações, êxitos e «saber estar» lhe levaram ao Olimpo da sociedade catalã. Em 1971, nascia Josep Guardiola i Sala, mais conhecido como Pep Guardiola, o treinador que revolucionou a história recente do FC Barcelona, e o homem que injetou altas doses de esforço e confiança no inconsciente coletivo catalão. Neste artigo de ShBarcelona, contamos um pouco mais sobre Josep Guardiola, uma das personalidades catalãs atuais.

Artigo relacionado: Santpedor, o lugar onde nasceu Pep Guardiola

O homem que apertou os cintos

Pep Guardiola após a conquista da tríplice coroa, em 2009

Foto por Visual Hunt

A admiração que milhões de pessoas sentem por Pep Guardiola não é difícil de ser explicada. Sua era como jogador do FC Barcelona, sob as ordens do holandês Johan Cruyff e Louis Van Gaal, foi repleta de êxitos, como os seis títulos da Liga Espanhola, a Liga dos Campeões da Europa (1992) e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Marcado pelo alto grau de profissionalismo, dedicação e detalhismo, Guardiola tem escrito uma história inigualável.

Em 2006, anunciou sua aposentadoria como jogador. Encerrou sua carreira com a camisa do Dorados de Sinaloa (México), e desde então, iniciou sua formação como treinador. Em 2008, após ser campeão da Terceira Divisão com o Barça Atlètic, Guardiola assumiu o comando do time principal azul-grená. Na memória do torcedor do Barça, permanecem as seguintes palavras, ditas pelo novo treinador em seu discurso de apresentação, no Camp Nou: «Não posso prometer títulos, mas posso dizer que nos esforçaremos até o final, e que vocês terão orgulho da gente. Apertem os cintos«. Em sua primeira temporada, Pep Guardiola levou a equipe à conquista da tríplice coroa (o triplet, em catalão). Além disso, Guardiola e seus jogadores alcançaram uma marca inédita na história do futebol: ganharam todos os títulos que disputaram em um único ano (2009).

Guardiola permaneceu no banco do Barça por quatro temporadas. Seu histórico é incomparável: 14 títulos, duas vezes melhor treinador do mundo, e um legado futebolístico que marca o estilo de jogo culé. Em um evento, porém, Guardiola mostrou, outra vez, a humildade que sempre lhe caracterizou: «A única coisa que fiz foi transmitir o que aprendi com Cruyff e Rexach às novas gerações«.

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 1: futebol

Guardiola na Alemanha e na Inglaterra

Pep Guardiola em sua etapa na Alemanha

Foto por Visual Hunt

Após deixar o FC Barcelona, Pep Guardiola afastou-se da profissão por um ano. Em 2013, iniciou uma nova etapa futebolística: o Bayern München (Bayern de Munique). A missão de repetir os êxitos do anterior treinador, Jupp Heynckes, não era fácil. Em suas três temporadas à frente dos alemães, Pep Guardiola ganhou três campeonatos nacionais (a Bundesliga). Conseguiu, também, deixar sua marca futebolística na equipe, que mostrou, durante as três temporadas, um estilo de jogo similar ao praticado pelo Barcelona. O único «porém» da época de Guardiola como treinador do Bayern foi não haver ganhado a Liga dos Campeões da Europa. Apesar disso, o legado de Guardiola na Alemanha é incontestável.

Em julho de 2016, Pep Guardiola se mudou para a Inglaterra para iniciar mais uma fase vitoriosa. Sua terceira etapa profissional está sendo marcada pelo ótimo jogo e resultados excelentes. Com o Manchester City, Guardiola já conquistou, por exemplo, uma Premier League, o torneio inglês mais importante. O catalão de Santpedor é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores nomes da Catalunha.

Personalidades catalãs atuais: Josep Guardiola
5 (100%) 1 vote[s]

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário