blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Esporte

La Masia: a formação de elite do Barcelona

Joana
Escrito por Joana

Renovada em 2011 e com capacidade para 85 atletas, La Masia é um dos centros de treinos e formação mais conhecidos e reconhecidos do mundo. Pertence ao Futebol Clube Barcelona e já lançou alguns dos maiores nomes do futebol internacional. A encabeçar a lista está Lionel Messi.

As instalações

Foto via Pixabay

Foto via Pixabay

Com um design funcional e confortável, o espaço foi projectado para acolher jovens atletas da formação da equipa catalã – tanto de futebol como de outras modalidades – tornando-se não só um centro de treinos, mas também uma residência para muitos deles. Para além de jovens que vivem na cidade e que apenas vão treinar, há também atletas que chegam de outras partes do país ou até de países estrangeiros, como da América Latina ou África. O espaço tem cinco pisos, com os quartos a ocuparem o primeiro e o segundo. Cada quarto, que pode ser individual, para duas ou para quatro pessoas, tem para cada residente uma cama, um armário, uma casa de banho e uma secretária. De acordo com as informações cedidas pelo clube no seu site oficial, existem ainda camas especiais, projectadas a pensar nas pessoas mais altas, sobretudo para satisfazer as necessidades dos jogadores de basquetebol e andebol. O espaço está também equipado com cozinha e sala de jantar, assim como salas de aula e espaços destinados à leitura. Uma das preocupações da instituição, uma vez que têm noção de que nem todos poderão tornar-se jogadores profissionais de sucesso, é a educação. Os jovens são acompanhados diariamente nas aulas e incentivados a atingir bons resultados. Caso isso não aconteça e tenham notas negativas, têm penalizações que lhes valem a suspensão no jogo seguinte. Também o mau comportamento ou comportamento inadequado, é punido e pode mesmo levar à expulsão.

Casos de sucesso

Foto via Pixabay

Foto via Pixabay

Sendo para muitos jovens o seu local de sonho, não está ao alcance de qualquer um fazer parte do La Masia. Com olheiros a seguir as pequenas promessas em todo o mundo, apenas aqueles que despertam a atenção são convidados a integrar o centro de treinos. Nomes como Guillermo Amor e Josep Guardiola e, mais recentemente, Xavi, Iniesta, Puyol, Cesc Fabregas, Pedro, Valdés, Gerard Pique e Messi, fazem parte do lote de atletas que conseguiu projectar a sua carreira ao mais alto nível, conquistando títulos pelos seus clubes (muitos deles ficando sempre ligados ao FC Barcelona), e também pelas selecções. No entanto, a realidade é que nem todos os que por lá passam conseguem atingir este patamar de sucesso, sendo que muitos deles nunca chegam sequer a representar equipas de primeira divisão quando alcançam o escalão sénior.

Artigo relacionado: FC Barcelona, destaque polidesportivo

Avalie este post

Sobre o autor

Joana

Joana

Joana é uma escritora portuguesa dotada de uma verdadeira paixão pela palavra.

Deixe um comentário