blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Visite

La Mercè e La Fiesta Mayor

Escrito por Paula
La Mercè e La Fiesta Mayor
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Parte da cultura popular de Barcelona, La Mercè, conta a história da salvação da cidade em 1678, quando foi atingida por uma praga de gafanhotos. Desesperados, os cidadãos se entregaram à Virgem, pedindo que os ajudasse. Quando a invasão de insectos finalmente terminou, a Vigem La Mercè foi declarada santa padroeira da cidade de Barcelona.

Esta decisão foi oficializada pelo Papa Pio IX apenas dois anos depois. A partir dessa data Barcelona começou a celebrar o feriado de La Mercè no dia 24 de Setembro. Mais tarde foi criado todo um festival para celebrar a ocasião.

merce 4La Fiesta Mayor decorre anualmente do dia 19 a 24 de Setembro. O festival oferece uma enorme variedade de atividades, concursos, música e carrosséis trazendo diversão a pessoas de todas as idades. Existem algumas atividades típicas do festival que são celebradas todos os anos:

Gigantes

Durante o festival existem desfiles com enormes figuras criadas em papier machê. Estas figuras, que normalmente representam reis, nobres e santos, caminham pelas ruas ao som de música de flauta e tambores, encantando os mais novos e divertindo os mais velhos.

Sardana

Durante o festival os visitantes podem também assistir à dança típica de Catalunha, a Sardana. Esta é uma dança na qual as pessoas unem as mãos de braços elevados e vão formando círculos que crescem cada vez mais à medida que mais gente se une à dança. Qualquer pessoa pode se juntar ao círculo e entrar na dança, mas a tradição dita que quem entra nunca deve separar um casal, sempre formado por um homem e a mulher que se encontra do seu lado direito.

merce 2Castellers

Torres humanas emergem na cidade, formadas por grupos de castellers, que se unem em círculo e se apoiam em cima dos ombros uns do outros, criando uma construção alta que se assemelha a uma torre de um castelo. Esta prática pode ser observada na Plaça Sant Jaume, no bairro gótico.

Correfoc 

Durante a noite são realizados desfiles com dragões que expelem fogo, demónios e monstros que assustam e fascinam as pessoas com fogo de artifício e foguetes. É aconselhável assistir ao desfile com alguma distância, já que as faíscas dos fogos e foguetes usados muitas vezes atinge o público, provocando danos na roupa ou até danos de saúde. Os correfocs decorrem, normalmente, na Via Laietana.

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário