blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Personalidades atuais da Catalunha: Lluís Llach

Escrito por Rodrigo

Poucos lugares no mundo reúnem tantas facetas artísticas e revolucionárias como a Catalunha. É fácil imaginar-se em um mundo mágico durante as visitas às suas construções modernistas, ou também quando as envolventes vozes catalãs cantam emoções e lembranças.

Atualmente, existe um bom número de grupos musicais que trazem consigo o caráter inovador da música catalã. Entretanto, um bom ouvido não se atenta à época de uma produção musical, mas sim à sua qualidade. Por esse motivo, cantores que faziam sucesso nos anos 60, 70 e 80 sempre serão lembrados e ouvidos. Esse é o caso de Lluís Llach i Grande, um artista de grande influência social e cultural na Catalunha, e protagonista deste artigo de ShBarcelona.

Artigo relacionado: Palau de la Música Catalana

Lluís Llach e a nova era musical

Lluís Llach, um dos principais ícones da nova era musical catalã

Foto por Visual Hunt

A música catalã é, em sua maior parte, a representação do espírito vanguardista que caracteriza a Catalunha, especialmente Barcelona. No início da década de 60, nasceu um movimento artístico chamado Nova Cançó (Nova Canção), que tinha como objetivo dar um impulso definitivo à produção musical em língua catalã. Nesse contexto, em meio à vigente era franquista, destacaram-se Joan Manuel Serrat, Lluís Llach e outros renomados artistas catalães.

Entre as grandes composições musicais desta nova era musical, Viatge a Itaca (1975) foi, sem dúvidas, uma das que maior repercussão midiática gerou. No dia 7 de maio daquele ano, Lluís Llach apresentou-se no Palau de la Música Catalana com Viatge a Itaca. O cantor, que já havia sido proibido de cantar em catalão em qualquer região da Espanha (exceto na Catalunha), voltou a ser alvo de perseguições. No dia 12 de maio, Lluís Llach foi submetido a um interrogatório policial. Por ordem oficial, o artista não pôde realizar a última das apresentações agendadas. Além disso, lhe foi imposto um castigo ainda pior: não poder cantar em território espanhol durante o período de oito meses, o que lhe levou a buscar, de novo, o exílio. Lluís Llach fez diversas apresentações em outros países como Venezuela, Inglaterra e França. Durante sua turnê de apresentações, no final de 1975, faleceu o general Francisco Franco.

Artigo relacionado: O rock catalão, um grande sucesso

Lluís Llach, mais que um artista

Lluís Llach, um dos ícones sociais catalães mais importantes da atualidade

Foto por Visual Hunt

Após finalizar sua carreira musical, em 2007, Lluís Llach passou a dedicar-se a temas sociopolíticos. Não são raros os eventos de cunho político que contam com pinceladas do talento artístico de Lluís Llach. Um grande exemplo deste papel social de Llach foi a manifestação organizada pela entidade Acció Cultural del País Valencià. Nesse evento, Lluís Llach interpretou três de suas canções. A manifestação, que tinha como propósito a defesa e promoção da língua valenciana, usou o lema ‘Sim à TV3, sim à língua, sim à transparência‘.

Em 2013, o artista catalão participou do Concert per la Llibertat (Concerto pela Liberdade) no Camp Nou, em Barcelona. O concerto foi organizado pela Assembleia Nacional Catalã. Dois anos depois, Lluís Llach foi um dos protagonistas da coligação independentista Junts pel Sí (Juntos pelo Sim) nas eleições parlamentares da Catalunha.

Como nota de curiosidade, vale destacar a grande admiração que o treinador catalão Pep Guardiola professa pela produção musical de Lluís Llach.

De qual música de Lluís Llach você mais gosta?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário