blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Tendência

Personalidades atuais da Catalunha: Màrius Serra

Escrito por Rodrigo

A cultura de uma nação pode ser analisada por diversos ângulos, tais como: música, culinária, esportes, festas e literatura. Em cada um desses ângulos, encontramos um mundo de criações e expressões individuais. E é pelo literário que a história e cultura de Barcelona e todos os cantos da Catalunha é amplamente expressa, contada e recontada.

A literatura catalã possui uma existência de mais de oitocentos anos. No século XIII, Ramon Llull foi o primeiro grande contribuidor do catalão literário. A Renaixença, no século XIX, foi um movimento cultural que buscou resgatar a essência e a força da cultura, literatura, e língua catalã. Nos séculos XX e XXI, brilharam e brilham nomes como Miquel Martí i Pol, Joan Fuster e Albert Espinosa. Ao lado deles, está o escritor e filólogo Màrius Serra, um dos maiores divulgadores da língua catalã na atualidade, e protagonista deste artigo de ShBarcelona.

Artigo relacionado: Palavras e expressões em catalão

Um criador de jogos linguísticos

Màrius Serra e sua apresentação do jogo Verbàlia

Foto por Biblioteques. Generalitat Catalunya via Visual Hunt

Màrius Serra é conhecido, entre outras coisas, por suas atividades ligadas à Ludolinguística, ou seja, o uso lúdico da língua. Anagramas (como ramo, amor e Roma) e palíndromos (como ovo e Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos) são alguns exemplos do uso lúdico do idioma. Um dos jogos linguísticos propostos por Màrius Serra é o Mots Encreuats (Palavras Cruzadas), frequente nas publicações do jornal catalão La Vanguardia. Há um aplicativo do jogo para dispositivos móveis, que pode ser acessado aqui.

Outro jogo linguístico criado por Màrius Serra é o Enigmàrius, um jogo de palavras que se tornou febre no programa de rádio El Matí de Catalunya Ràdio. Esse jogo de tabuleiro é uma ótima pedida para os fãs de resolução de enigmas linguísticos, como descobrir um anagrama, descobrir os possíveis sentidos de uma palavra, ou dizer uma palavra que contenha uma determinada letra. O Enigmàrius pode ser jogado por até 6 pessoas, e é possível criar enigmas, com a ajuda dos próprios elementos do jogo, para os demais jogadores.

Artigo relacionado: Dicas para aprender catalão em Barcelona

Produções literárias de Màrius Serra

O escritor Màrius Serra em evento da Òmnium Cultural

Foto por _nur via Visual Hunt

Além de suas produções com foco no uso lúdico da língua, Màrius Serra possui um relevante repertório de obras escritas. Uma de suas mais importantes é Res no és perfecte a Hawaii (Nada é perfeito no Havaí), de 2016. O enredo dessa novela narrativa tem como cenário um congresso sobre o capitão Cook, mítico descobridor do Arquipélago do Hawaí. Concomitantemente, acontece a inauguração de um complexo turístico na ilha. Entretanto, um acidente (suposto atentado) interrompe os eventos. Para comprar o livro, clique neste link. Sua obra mais recente é La novel·la de Sant Jordi, de 2018.

Em 2012, a obra Plans de Futur (Planos de Futuro) ganhou o Premi Sant Jordi. O prêmio literário é concedido pela Òmnium Cultural, uma entidade sem fins lucrativos que trabalha pela expansão da língua e cultura catalãs, bem como pela defesa da educação, coesão social e dos direitos sociais na Catalunha.

Conhece outras obras de Màrius Serra?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário