blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Quais são os melhores colégios de Barcelona?

Professor ensinando os alunos na sala de aula
Escrito por Rodrigo

Uma das coisas que mais nos preocupam é a escolha do colégio de nossos filhos e filhas. Muitas vezes, se procura um centro que cumpra certos requisitos ou que esteja dentro de um modelo de educação.

No entanto, existem muitos fatores que nos ajudam a identificar qual é o melhor colégio de Barcelona para nossas necessidades.

  • aluguer de apartamentos em barcelona

 

Para responder às dúvidas e te ajudar a conhecer o que você ter em conta para escolher colégio, preparamos este artigo com uma lista dos melhores colégios de Barcelona 2021.

Tipos de colégios

Antes de qualquer coisa, você deve saber como funciona a educação obrigatória na Espanha e Catalunha. Começa aos 6 anos e termina aos 16, e se divide em duas grandes etapas: educação primária e educação secundária. Você pode encontrar toda a informação detalhada nesta página da prefeitura de Barcelona.

📌 A maioria dos centros educativos da cidade são escolas públicas. Este tipo de colégio pertece à Generalitat de Catalunya ou à prefeitura de Barcelona.

 

colégios privados barcelona

Foto via Unsplash

Estas instituições públicas educativas contam com um plano de estudos aprovado pelas autoridades educativas locais, são gratuitas e laicas. O período de matriculação começa sempre na primavera.

Também é importante destacar a diferença entre laico e religioso, pois há colégios com ambas vertentes. Um colégio laico é aquele que não se enquadra dentro de nenhuma religião em concreto e permite aos pais escolher se os seus filhos devem cursar uma religião ou outra alternativa.

Ainda que, sem dúvida, os colégios públicos de Barcelona são uma das melhores opções para inscrever o seu filho/a, a seguir contaremos mais detalhes de como são alguns dos colégios de Barcelona mais destacados.

Artigo relaciona: Escolas internacionais em Barcelona

Colégios públicos em Barcelona

Segundo este artigo do El Confidencial, os colégios públicos de Barcelona mais procurados são os seguintes:

  1. Mercè Rodoreda
  2. Can Fabra
  3. Riera Alta
  4. Barrufet
  5. Lavínia
  6. Badalona Port
  7. Arts
  8. Miquel Bleach
  9. Arc Iris
  10. Mas Casanovas

Você pode encontrar mais informação de cada colégio entrando neste buscador do Consórcio de Educação de Barcelona.

Colégios Barcelona

Foto via Unsplash

Colégios associados em Barcelona

A primeira característica destes centros é que estão subsidiado pelo estado. No entanto, são de propriedade e administração privadas. Neste sentido, a matrícula do estudante está subsidiada pelo governo, mas o resto dos gastos devem ser pagos pelos pais e mães.

O plano de estudos e matriculação funcionam igual da escola pública. Além disso, a educação pode ser laica ou religiosa, dependendo do centro.

Estes são alguns dos colégios associados de Barcelona com mais renome:

  1. Las Teresianas: escola com mais de 125 anos de história, é uma instituição religiosa que aposta pela inclusão e equidade de todos os alunos para o correto desenvolvimento de suas capacidades.
  2. Los Jesuitas de Sarriàse define como um centro inovador e em contínuo crescimento. A oferta educativa vai desde o jardim de infância até a formação profissional.
  3. Salle Bonanovalocalizada nos pés de Collserola, a Salle Bonanova é uma escola que trabalha pela inovação pedagógica nos âmbitos das novas tecnologias, os idiomas, as estâncias internacionais, o desenvolvimento da criatividade e o talento, a sensibilidade pelo meio ambiente etc.
  4. Escola Pia de Sarrià: oferecem cursos desde a educação infantil até a formação profissional. Entendem a educação como o desenvolvimento progressivo das capacidades físicas, espirituais, intelectuais e afetivas.
melhores colégios barcelona

Foto via Unsplash

Colégios privados em Barcelona

Por outro lado, temos os colégios privados de Barcelona, que são centros que não recebem nenhum tipo de subvenção e todos os gastos recaem diretamente sobre os pais e mães.

O plano de estudos também é aprovado pelas autoridades educativas e, como nos colégios associados, dependerá do centro estar dentro de uma religião ou não.

Estes são alguns dos melhores colégios privados de Barcelona:

  1. Col·legi Montserrat: uma escola comprometida com a educação integral e a excelência do estudante, não só a nível intelectual como também emocional. É uma das escolas religiosas mais renomadas de Barcelona.
  2. La Miranda: colégio situado em Sant Just Desvern, que pretende consolidar seus alunos com um projeto educativo baseado no multilinguismo e nos métodos científicos livres.
melhores colegios barcelona 2021

Foto via Unsplash

Colégios internacionais de Barcelona

As tendências têm mudado e os centros internacionais subiram posições no ranking dos melhores colégios de Barcelona.

Um dos benefícios mais importantes de escolher colégios internacionais em Barcelona é a oportunidade de aprender muito mais idiomas que em outros colégios.

É muito comum que, depois da escola, muitas crianças vão à classes particulares de inglês ou outros idiomas. Desta maneira, é possível investir este tempo em outras atividades já que os idiomas se aprendem e praticam no dia a dia.

colegios barcelona

Foto via Unsplash

Neste tipo de colégio, se prioriza o ensino bilingue ou multilingue e, além disso, têm aulas com alguns dos métodos educativos e pedagógicos mais inovadores, modernos e internacionais do panorama educativo.

Estes são alguns dos melhores colégios internacionais de Barcelona:

  • Escuela Suiza: se fala alemão, inglês, francês e italiano é uma das mais procuradas em Barcelona
  • Benjamin Franklin International School: o acesso é quase impossível, a lista de espera vai de um ano a outro.
  • Saint Peter’s School: modelo de educação inglês onde põe o foco de atenção no respeito e no ensinamento através da reflexão.
  • Lycée Française: reconhecida como a melhor escola francesa de Barcelona.
  • British School: fomentam o pensamento crítico e criativo, estabelecendo expectativas elevadas.
  • Colegio Alemán de Barcelona: integra os programas educativos de Espanha e Alemanha e baseam a educação nos valores comunitários e o trabalho em grupo.
  • American School: é uma escola laica com um plano de estudos baseado no estadounidense e completamente feito em inglês.
  • Colegio Italiano de Barcelona: localizado em pleno Eixample, dão aulas desde os primeiros anos até o bacharelado. O centro depende do governo italiano e também conta com uma lista de espera para inscrições.
O que ter em conta para escolher colégio

Foto via Unsplash

O que ter em conta para escolher colégio

Agora que você já tem alguns nomes com os quais começar a pesquisar mais concreta de colégio para o seu filho/a, é necessário que saiba o que você deve ter em conta para escolher o colégio. Estes são alguns dos aspectos fundamentais:

  • Tipo de educação: pública, privada, associada, internacional ou alternativa
  • Projeto educativo, quer dizer, tipo de educação
  • Os valores do centro
  • O nível acadêmico médio
  • Conhecer os professores e a equipe
  • O grau de implicação das famílias
  • Número de alunos por classe
  • O refeitório escolar
  • As instalações
  • As atividades extraescolares
  • A distância entre colégio e casa

Como você viu, as oportunidades de estudar em Barcelona são múltiplas e muito variadas, por isso é necessário tomar o tempo necessário para escolher o colégio.

Você conhece algum outro colégio em Barcelona que deveríamos incluir no artigo? Escreva um comentário!

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário