blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

O Mosteiro de Pedralbes

Escrito por Rodrigo

A arquitetura de estilo gótico forma parte das impressões digitais de Barcelona. Ela é vista, principalmente, em patrimônios religiosos, como a Catedral de Santa Eulàlia, ou mesmo a Sagrada Família. Graças às restaurações realizadas, é possível, nos dias atuais, saber com muitos detalhes como vivia a comunidade medieval catalã. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá outro importante recinto histórico de Barcelona. O Mosteiro de Pedralbes, construído no ano de 1327, é um dos mais significativos símbolos da Idade Média que perduram na história catalã, mostrando-nos a singularidade do estilo de vida monástico.

Artigo relacionado: Distritos de Barcelona: Ciutat Vella

Um pouco sobre sua história

O Mosteiro de Pedralbes foi habitado por pouco mais de seis séculos

Foto por Visual Hunt

O Mosteiro de Pedralbes foi fundado, a partir do desejo da rainha Elisenda de Montcada, com um propósito: ser o espaço que abrigaria as monjas da Ordem de Santa Clara, também conhecida como Ordem das Clarissas.

Em quase sete séculos de existência, o Mosteiro de Pedralbes passou por reformas, tanto estruturais como em seu funcionamento (século XVI). Cerca de trezentos anos depois, época em que a sociedade catalã buscava o renascimento de sua identidade, foram levadas a cabo obras de restauração da igreja do mosteiro.

O Mosteiro de Pedralbes foi habitado até 1983, ano em que foi aberto ao público.

Artigo relacionado: A Catedral de Santa Eulàlia

Visitando o Mosteiro de Pedralbes

O período medieval retratado nas peças do Mosteiro de Pedralbes

Foto por Visual Hunt

Visitar este ícone da arte gótica é fazer uma extensa viagem pelo tempo, e também, conhecer um pouco do estilo de vida monástico. O Mosteiro de Pedralbes tem como dependências uma igreja, a capela de San Miguel, um claustro (o maior de estilo gótico do continente europeu), uma cozinha, um dormitório (um dos atuais locais usados para exposições) e a tumba da rainha Elisenda de Montcada.

Além de poderem conhecer cada canto do mosteiro, os visitantes têm acesso às exposições artísticas que exibem, por exemplo, peças do mobiliário original do mosteiro, bem como pinturas góticas em ótimo estado de conservação. Merecem especial destaque as pinturas da capela de San Miguel, e o fascinante jardim que reúne plantas medievais utilizadas para fins medicinais.

O acesso ao Mosteiro de Pedralbes custa 5 €. Entretanto, existem algumas condições que rebaixam o valor para 3,5 €, e outras que fazem a entrada ser gratuita. O Mosteiro de Pedralbes está situado na Baixada del Monestir, 9.

Já visitou o Mosteiro de Pedralbes?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário