blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

O Museu del Ferrocarril de Catalunya

Escrito por Rodrigo

Há algumas palavras que combinam com a Catalunha: arte, exposição, culinária, esportes, música… Cada um desses termos nos lembra, no mínimo, três ou quatro lugares do território catalão. Entretanto, há uma palavra que une todas as outras: história. Há um lugar, em Barcelona, que conta a evolução histórica do transporte sobre trilhos. Venha conhecer, neste artigo de ShBarcelona, o charme e a tradição dos veículos ferroviários no Museu del Ferrocarril de Catalunya.

Artigo relacionado: Passeio em família no Parc de l’Oreneta

Uma viagem no tempo

Tren del Centenari, Museu del Ferrocarril de Catalunya

Foto por Visual Hunt

O primeiro sistema ferroviário de toda a Península Ibérica entrou em ação em 1848, na Catalunha. Em setembro de 1972, realizou-se uma exposição de locomotivas a vapor no depósito ferroviário de Vilanova i la Geltrú. Em 1980, após oito anos de clausura do depósito, a Generalitat de Catalunya, a prefeitura de Vilanova i la Geltrú, e a operadora de transportes ferroviários RENFE juntaram-se pela criação do Museu del Ferrocarril, inaugurado em 1990.

A missão do Museu del Ferrocarril é mostrar ao público a evolução da história ferroviária na Catalunha, preservar o patrimônio material e imaterial existentes, e fazer com que instituições, empresas e cidadãos reconheçam o valor do patrimônio histórico ferroviário.

Atualmente, o Museu conta com mais de 50 tipos de locomotivas, como as elétricas e as de motor a diesel. Destaca-se, na coleção, o Tren del Centenari, que é uma réplica do primeiro trem que circulou, em 1848, pela Península Ibérica.

Artigo relacionado: Os museus mais desconhecidos de Barcelona

Atividades e exposições

Tempo para uma refeição dentro do trem, Museu del Ferrocarril de Catalunya

Foto por Visual Hunt

O Museu del Ferrocarril de Catalunya organiza diferentes tipos de atividades. Caso você tenha filhos pequenos, leve-os para uma celebração de aniversário no próprio museu! Neste folheto, você verá as informações necessárias para que a comemoração seja um sucesso.

As exposições são de caráter obrigatório para quem realmente quiser conhecer o Museu del Ferrocarril. No Espacio Gumà, há uma exposição, permanente e gratuita, chamada L’obstinació d’avançar, dedicada a Francesc Gumà, um dos maiores responsáveis por impulsionar o sistema ferroviário em Vilanova i la Geltrú. Consulte, aqui, a relação de exposições do museu.

Preços, localização e horários

O preço geral de uma entrada é de 6, e vale para duas visitas por mês a partir da data da compra. Para grupos com dez ou mais pessoas, o valor cai para 5. A entrada é gratuita para crianças de até 5 anos de idade, sócios da revista Cavall Fort, membros do clube Amics del Museu del Ferrocarril de Catalunya, e em dias de acesso livre marcados pelo museu.

O Museu del Ferrocarril de Catalunya está situado na Plaça Eduard Maristany, s/n, Vilanova i la Geltrú. Os melhores dias para visitação são aos sábados, entre 10h30 às 14h30 e 16h às 18h30, e de terça a domingo, de 10h30 às 14h30.

Já teve a oportunidade de visitar o Museu del Ferrocarril de Catalunya? Do que mais gostou?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário