blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Expressões artísticas catalãs – parte 2: a música

Escrito por Rodrigo

As expressões artísticas catalãs têm séculos de história. Assim como a gastronomia da Catalunha, a música catalã tem raízes temporais de longa extensão. O termo música tem origem na língua grega: Mousikē, a arte das musas, a arte que combina, de forma sensível e significativa, sons e silêncios. Essa definição está baseada em três conceitos fundamentais na expressão musical: ritmo, melodia e harmonia. Há gêneros musicais para todos os ouvidos, desde o clássico até o pop-rock. Ao longo da história da humanidade, a música sempre teve um papel essencial na congregação social. Por exemplo: é inimaginável realizar uma boa festa de aniversário sem a presença da música, não é mesmo? Além de ser um elemento com importante função social, a música nos inspira e nos faz recordar alguns dos melhores momentos de nossas vidas. O início de um relacionamento amoroso, por exemplo, quase sempre está ligado a alguma canção de uma trilha sonora.

Beleza, emoção e história são três palavras que caracterizam a música catalã. Dos tempos medievais às batidas de hoje, o som catalão sempre foi uma marca registrada das expressões artísticas da Catalunha, tema deste artigo de ShBarcelona.

Artigo relacionado: O rock catalão, um grande sucesso

Origens da música catalã

As músicas eclesiásticas marcaram a Idade Média na Catalunha

Foto por Visual Hunt

Os primeiros registros de atividade musical na Catalunha estão ligadas às representações de pintura rupestre da Caverna de Cogul. Nela, pode-se ver mulheres dançando ao redor de um homem nu. Na Idade Média, a música eclesiástica marcava o ritmo sonoro dos primeiros séculos daquela era. Entre os séculos IV e VII, foram realizados, na província eclesiástica de Tarraconense, os primeiros rituais com músicas litúrgicas.

A partir da Idade Moderna, mais precisamente durante o período do Renascimento, começavam a destacar-se compositores que conferiram à música catalã um estilo polifônico, com várias melodias cantadas e tocadas ao mesmo tempo. O gênero madrigal, de composição poético-musical, foi o símbolo daquela era. Nos séculos da Idade Moderna, a música catalã esteve fortemente influenciada pela italiana.

Artigo relacionado: Blaumut, a elegância e a criatividade musical

Grandes produções catalãs contemporâneas

Blaumut, destaque atual da música catalã

Foto por Visual Hunt

Nesses últimos dois séculos, as produções musicais catalãs têm ganhado cada vez maior protagonismo no mundo artístico. Ilustres cantores, como Joan Manuel Serrat, Lluís Llach e Lluís Cartes, e bandas musicais, como Teràpia de Shock, Sopa de Cabra, Els Catarres e Manel, representam o melhor da produção musical catalã contemporânea.

Atualmente, um dos maiores sucessos no universo musical catalão é a banda Blaumut. As músicas compostas pelo grupo, formado em Barcelona, contém os gêneros folk, pop-rock e clássico. No repertório musical de Blaumut, há duas canções que simbolizam o sucesso do grupo: Pa amb oli i sal, cujo videoclipe tem mais de 5 milhões de visualizações no YouTube; e Bicicletes, que fez parte da segunda temporada de uma das séries televisivas de maior sucesso na Catalunha: Polseres Vermelles.

Qual é sua música catalã preferida?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário