blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Morar em Barcelona

Distritos de Barcelona: Nou Barris – parte 1

Distrito de Nou Barris
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

A capital da Catalunha pode ser considerada um mundo contido em um único país. É impressionante a quantidade de opções que Barcelona oferece aos seus moradores e turistas: recintos para espetáculos e apresentações musicais, como o Palau Sant Jordi; restaurantes com cardápios que abraçam culinárias de distintos países, como o indiano Restaurant Bembì; parques naturais e cheios de história, como o Parc de l’Oreneta e o Parc de Collserola… Esses são apenas algumas das sensacionais opções de visitação e ócio à nossa disposição. Agora, é hora de conhecer, neste artigo de ShBarcelona, os pequenos mundos que formam a cosmopolita Barcelona: o distrito de Nou Barris.

Artigo relacionado: Distritos de Barcelona: Nou Barris – parte 2

Do ruralismo à urbanização

pcnb

Foto por Visual Hunt

Localizado entre a serra de Collserola e o distrito de Sant Andreu, o Nou Barris sofreu uma grande transformação entre os séculos XIX e XX, passando da condição rural à urbanização, oriunda da chegada de trabalhadores imigrantes.

No início dos anos setenta, havia uma revista organizada por uma associação de vizinhos. O nome da publicação era Nou Barris. Em 1984, quando foi oficializada a divisão da cidade em dez distritos, o nome daquela revista passou a denominar o distrito, onde ela era distribuída.

A transformação que o atual distrito de Nou Barris sofreu ao longo de sua história recente foi marcante. Até os anos 30 e 40 do século XIX, a região era, predominantemente rural. A Revolução Industrial foi a primeira responsável pelas grandes mudanças no distrito: o impacto causado pelo advento da industrialização concretizou-se no aumento quantitativo da população e nas novas formas de transporte. Durante as três primeiras décadas do século XX, a região passou por um crescente processo de urbanização. A vida social, à época, girava em torno de associações culturais, recreativas e esportivas, como a equipe de futebol La Montañesa, criada em 1927.

Artigo relacionado: Distritos de Barcelona: Horta-Guinardó

Das dificuldades na era franquista à urbanização democrática

pcnb

Foto por Visual Hunt

A região de Nou Barris foi duramente afetada pela vitória das tropas franquistas. O término da Guerra Civil significou o início de uma época caracterizada pela repressão à população, e pela limitação de direitos políticos e sindicais. Com a economia em crise, as novas construções imobiliárias ofereciam uma imagem precária: havia, em muitos casos, falta de oferta de serviços de água e luz aos moradores. Naquela época, o serviço de transporte também passava por seus piores anos. Era, praticamente, inexistente. Por isso, em 1953, foi realizada uma grande celebração quando uma frota de novos ônibus da empresa TAC chegou à Estació de Via Júlia.

A partir do ano de 1977, com o fim do regime franquista e a consequente era democrática, a região de Nou Barris passou por uma série de mudanças que, pouco a pouco, apagavam as manchas deixadas pelo passado recente. Os cidadãos tiveram uma participação fundamental nessa transformação. O novo modelo de urbanização, como pôde ser visto na remodelação da Plaça de Sóller e da Avinguda Rio de Janeiro, promoveu a nova imagem urbana de Nou Barris. As principais consequências da participação dos cidadãos nesse processo de renovação de Nou Barris foram a considerável melhora de sua qualidade de vida, o cultivo do empreendedorismo, e  a consolidação dos valores democráticos.

Mora em Nou Barris? O que acha do distrito?

Distritos de Barcelona: Nou Barris – parte 1
5 (100%) 1 vote[s]

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário