blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

O Ano Novo Chinês 2019 em Barcelona

Escrito por Rodrigo

Em Barcelona, existe uma grande comunidade chinesa, embora grande parte dela não seja tão notada. Seus membros celebram as tradições e datas comemorativas de sua cultura como se estivessem em seu próprio país. Uma dessas celebrações é a do Ano Novo Chinês, um dos maiores acontecimentos não somente na China, mas também em alguns países do leste da Ásia. De acordo com o calendário lunar, no próximo 5 de fevereiro será celebrado o ano 4717, o Ano do Porco. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá um pouco mais sobre essa festividade, e como o Ano Novo Chinês deste 2019 será celebrado em Barcelona.

Artigo relacionado: Aulas de língua chinesa em Barcelona

Celebre o ano 4717 em Barcelona

Foto por Pixabay

Na China, o calendário utilizado é o lunissolar, baseado nos movimentos da Lua e do Sol. As celebrações de Ano Novo têm início no primeiro mês lunar, e terminam no 15º dia desse mês, com a realização da Festa das Lanternas. Milhões de pessoas retornam aos seus locais de origem para celebrarem esse que é um dos principais eventos do calendário chinês, e um dos que mais representam as diferenças culturais entre os países do ocidente e os asiáticos. Neste ano, essa festa, tão marcada pelo simbolismo e pela magia, começará no dia 5 de fevereiro, mas em Barcelona, começará neste sábado, 2 de fevereiro. No calendário chinês, a véspera de Ano Novo, neste caso, no dia 4 de fevereiro, é conhecida como 除夕 (chuxi). Outros países que celebrarão o Ano Novo no próximo dia 5 de fevereiro, além da China, são Coreia, Vietnã, Japão, Cingapura, República de Maurício e Filipinas.

Artigo relacionado: Feng Shui em Barcelona

Foto por Visual Hunt

Neste dia 2 de fevereiro de 2019, Barcelona será palco da celebração do Ano Novo Chinês. Repleta de atividades, o evento permitirá que conheçamos um pouco mais sobre as tradições e aspectos culturais asiáticos. Às 11h:30, começará um desfile que terá a Estació del Nord como ponto de partida. Uma das protagonistas desse desfile será a Porca de Sant Antoni, e pela Paral·lel chegarão os Gegants del Poble Sec, que são Rosa (uma vedete) e seu amigo “especial” Armand, além de outros personagens do imaginário chinês e catalão. No Passeig de Lluís Companys, das 10h às 20h, haverá uma feira gastronômica, onde você sentirá o sabor das especialidades da comida chinesa. No mesmo lugar, também acontecerá uma feira cultural, uma excelente oportunidade para todas as pessoas que se interessam ou ainda não conhecem a que é, sem dúvida, uma das mais interessantes culturas asiáticas. Ainda no Passeig de Lluís Companys, acontecerão diversas outras apresentações nos seguintes horários: ao meio-dia, às 14h, às 16h e às 19h.

O que acha da cultura chinesa? Esteve em alguma das celebrações anteriores?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário