blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

O Ano Novo Chinês 2019 em Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo
Avalie este post

Em Barcelona, existe uma grande comunidade chinesa, embora grande parte dela não seja tão notada. Seus membros celebram as tradições e datas comemorativas de sua cultura como se estivessem em seu próprio país. Uma dessas celebrações é a do Ano Novo Chinês, um dos maiores acontecimentos não somente na China, mas também em alguns países do leste da Ásia. De acordo com o calendário lunar, no próximo 5 de fevereiro será celebrado o ano 4717, o Ano do Porco. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá um pouco mais sobre essa festividade, e como o Ano Novo Chinês deste 2019 será celebrado em Barcelona.

Artigo relacionado: Aulas de língua chinesa em Barcelona

Celebre o ano 4717 em Barcelona

Foto por Pixabay

Na China, o calendário utilizado é o lunissolar, baseado nos movimentos da Lua e do Sol. As celebrações de Ano Novo têm início no primeiro mês lunar, e terminam no 15º dia desse mês, com a realização da Festa das Lanternas. Milhões de pessoas retornam aos seus locais de origem para celebrarem esse que é um dos principais eventos do calendário chinês, e um dos que mais representam as diferenças culturais entre os países do ocidente e os asiáticos. Neste ano, essa festa, tão marcada pelo simbolismo e pela magia, começará no dia 5 de fevereiro, mas em Barcelona, começará neste sábado, 2 de fevereiro. No calendário chinês, a véspera de Ano Novo, neste caso, no dia 4 de fevereiro, é conhecida como 除夕 (chuxi). Outros países que celebrarão o Ano Novo no próximo dia 5 de fevereiro, além da China, são Coreia, Vietnã, Japão, Cingapura, República de Maurício e Filipinas.

Artigo relacionado: Feng Shui em Barcelona

Foto por Visual Hunt

Neste dia 2 de fevereiro de 2019, Barcelona será palco da celebração do Ano Novo Chinês. Repleta de atividades, o evento permitirá que conheçamos um pouco mais sobre as tradições e aspectos culturais asiáticos. Às 11h:30, começará um desfile que terá a Estació del Nord como ponto de partida. Uma das protagonistas desse desfile será a Porca de Sant Antoni, e pela Paral·lel chegarão os Gegants del Poble Sec, que são Rosa (uma vedete) e seu amigo «especial» Armand, além de outros personagens do imaginário chinês e catalão. No Passeig de Lluís Companys, das 10h às 20h, haverá uma feira gastronômica, onde você sentirá o sabor das especialidades da comida chinesa. No mesmo lugar, também acontecerá uma feira cultural, uma excelente oportunidade para todas as pessoas que se interessam ou ainda não conhecem a que é, sem dúvida, uma das mais interessantes culturas asiáticas. Ainda no Passeig de Lluís Companys, acontecerão diversas outras apresentações nos seguintes horários: ao meio-dia, às 14h, às 16h e às 19h.

O que acha da cultura chinesa? Esteve em alguma das celebrações anteriores?

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário