blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Descobrir

O cemitério de Montjuïc

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Conhecer o distrito de Sants-Montjuïc é um passo para um entendimento satisfatório da história de Barcelona. O Castelo de Monjuïc, por exemplo, é um legado patrimonial que sempre estará vivo nas bibliografias que narram a Guerra de Sucessão Espanhola. Vivas, também, são as lembranças e os feitos de pessoas comuns e de pessoas que cravaram seus nomes no solo catalão.

Neste artigo, caminharemos pelo cemitério de Montjuïc, um recinto onde repousam milhares de cidadãos, personagens históricos da Catalunha, e preciosas construções arquitetônicas.

Artigo relacionado: A Font Màgica de Montjuïc

A história do cemitério de Montjuïc

O cemitério de Montjuïc está intimamente ligado à história de Barcelona

Foto por Àlbums de Cementiris de Barcelona via Visual Hunt

O cemitério de Montjuïc, também conhecido como cemitério do sudoeste, e outrora como Cementiri Nou (Cemitério Novo), foi inaugurado em 1883. Antes de sua construção, o cemitério de referência em Barcelona era o de Poblenou. O antigo cemitério havia sido inaugurado em 1775, e não tinha mais condições de ser ampliado.

Arquitetado por Leandro Albareda, o cemitério de Montjuïc é repleto de esculturais obras arquitetônicas. Destacam-se esculturas de traços modernistas, tumbas e mausoléus das mais importantes famílias da sociedade catalã.

Localizado na montanha de Montjuïc, o cemitério tem uma superfície de mais de 500 mil metros quadrados, e mais de 150 mil sepulturas. Jazem no cemitério de Montjuïc ilustres personagens da história catalã, como o arquiteto Ildefons Cerdà (responsável por algumas das principais reformas da malha urbana de Barcelona, como a projeção do distrito de Eixample), e Francesc Macià, ex-presidente da Generalitat de Catalunya.

Artigo relacionado: Expressões artísticas catalães – parte 3: a arquitetura modernista

As Rutes de Montjuïc: visitas guiadas

A ruta artística do cemitério de Monjuïc permite que vejamos belas esculturas e mausoléus

Foto por Nikodem Nijaki via Visualhunt

As colossais dimensões do cemitério de Montjuïc nos convidam a conhecer Barcelona sob o ponto de vista histórico-artístico. A fim de atender à curiosidade dos visitantes, especialmente turistas, foi criado, em 2004, um projeto chamado Ruta dels Cementiris. Essas rutes de Montjuïc nada mais são do que um tour guiado pelos cemitérios de Barcelona.

As Rutes de Montjuïc possuem três opções de visitação. A primeira delas é a ruta artística. Trata-se de um itinerário que nos oferece a chance de admirarmos belas esculturas e os  complexos mausoléus construídos na era de ouro da arquitetura modernista, entre 1888 e 1936. A segunda opção é a ruta històrica. Por ela, temos acesso a quase 50 sepulturas de personalidades dos mundos da cultura, sociedade, política e economia catalãs. A ruta combinada, por sua vez, nos leva a 37 sepulturas que nos chamam a atenção por sua estética e importância histórica.

As visitas ao cemitério de Montjuïc são gratuitas, e podem ser feitas de segunda a domingo, das 08h às 18h.

Está à procura de um lugar em Barcelona para se hospedar? Conte com a ajuda do ShBarcelona!

* Foto principal por Nikodem Nijaki via Visualhunt

O cemitério de Montjuïc
Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Rodrigo é escritor, blogueiro e professor de catalão e inglês.

Deixe um comentário