blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Últimas tendências

O Dia da Hispanidade

Imagem de bandeira espanhola
Escrito por Rodrigo

Na Espanha, como em qualquer outro país, existe um dia dedicado à sua identidade e sentimento patriótico. Trata-se de uma data celebrada com orgulho em uma enorme quantidade de municípios do Estado espanhol.

Neste artigo de ShBarcelona, ​​contamos um pouco sobre o Dia da Hispanidade, um dos dias mais significativos para os que idolatram as cores da bandeira espanhola.

Artigo relacionado: Tradições espanholas na Catalunha

Curiosidades sobre o Dia da Hispanidade

Um pouco sobre a história do dia

Imagem de monumento de Cristóvão Colombo, em Barcelona

Foto por Pixabay

Em 12 de outubro, é celebrado o dia em que Cristóvão Colombo pisou chegou à América em 1492, o que significava a conexão entre o então mundo conhecido e o novo mundo.

Desde 2014, também é comemorado o Dia da Língua Espanhola, depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) o estabeleceu a fim de consolidar o mundo hispânico.

A chegada de Colombo à América não foi considerada uma descoberta a princípio, já que o navegante acreditava ter chegado à Índia; por isso, os habitantes encontrados foram chamados de índios, acreditando Colombo estar naquelas terras.

Na Espanha, o feriado de 12 de outubro também é comemorado como o Día de la Virgen del Pilar, padroeira, também, da região de Zaragoza.

Na América Latina, o Dia da Raça

O Dia da Raça é comemorado na maior parte da América Latina, Espanha e Estados Unidos, e em alguns outros países. Foi criado no século XX, de forma espontânea e não oficial, para comemorar “uma nova identidade cultural”, produto do “encontro” e “fusão” entre os povos indígenas da América e os colonizadores espanhóis, e valorizar o patrimônio cultural hispano-americano.

Embora o nome Día de la Raza seja bem popular hoje em dia, o nome oficial geralmente varia de um país para outro: na Espanha, é o Día de la Fiesta Nacional ou Día de la Hispanidad; nos Estados Unidos, é Columbus Day ou o Dia de Cristóvão Colombo; no Chile e no Peru, é chamado de Dia do Encontro dos Dois Mundos; na Argentina, é conhecido como o Dia da Respeito pela Diversidade Cultural.

Artigo relacionado: Diferenças e semelhanças entre Catalunha e Espanha

Outras percepções e fatos

Imagem de milhares de cidadãos independentistas

Foto por Visual Hunt

Cristóvão Colombo e o feriado em sua homenagem geram algumas polêmicas, principalmente devido ao tratamento que ele e outros exploradores e colonos europeus deram aos nativos americanos. Durante anos, foram organizadas campanhas para comemorar o dia dos povos indígenas.

No final do século XIX e início do século XX, surgiu outra polêmica em relação a Colombo: argumentou-se que o verdadeiro mérito pela descoberta da América do Norte deveria ser atribuído ao explorador islandês Leif Erikson, que teria chegado à região 500 anos antes de Colombo.

Na Catalunha, entidades e cidadãos a favor da independência catalã não sentem o Dia da Hispanidade como algo próprio e, portanto, não o celebram.

O que mais você sabe sobre o Dia da Hispanidade?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário