blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Costumes e tradições catalãs

O festival do bairro de Sants

Pessoas celebrando - Festival de Sants
Escrito por Rodrigo

Os festivais de qualquer município ou bairro costumam acontecer nos meses de verão, devido ao bom tempo. Entre as atividades programadas para esses eventos, estão as refeições populares de rua, shows, espetáculos infantis, concursos, desfiles, correfocs e outros tipos de representação cultural típicos de cada local.

O mês de agosto está repleto de festivais em Barcelona, e é justamente nesse período que são celebrados dois dos mais importantes: o do bairro de Gràcia e o do bairro de Sants. Ambos competem há anos para conseguir os melhores programas, e os moradores se esforçam para decorar suas ruas da melhor maneira. Neste artigo da ShBarcelona, ​​falamos um pouco mais sobre o festival do popular bairro de Sants.

Artigo relacionado: As festas tradicionais de Gràcia

Conheça o festival de Sants

castellers - festival de Sants

Foto por Visual Hunt

No festival do bairro de Sants, bem como no do bairro de Gràcia, celebrado alguns dias antes, as associações de moradores enfeitam praças e ruas. Além disso, a presença da cultura popular com diferentes representantes, como gegants, castellers, diables e outros personagens do folclore catalão, é amplamente promovida pelas entidades que organizam esse grande evento festivo no bairro.

E, como poderia ser de outra forma, não faltam danças, almoços e jantares populares, havaneres, oficinas infantis e feiras.

O festival é realizado em homenagem a Sant Bartomeu, padroeiro do bairro. Segundo a lenda, ele viveu seu martírio em Sants, como muitos outros cristãos dessas regiões, na época do imperador Diocleciano. Sant Bartomeu passou por grandes desgraças, entre as quais está o fato de ter tido sua pele arrancada e, provavelmente por isso, é considerado o padroeiro dos ofícios relacionados ao trabalho com pele, como curtidores e outros profissionais que lidam com pele de animais.

Artigo relacionado: Onde escutar música ao ar livre em Barcelona

correfocs de diables - Festival de Sants

Foto por Visual Hunt

Como é habitual, o festival de Sants começará com o pregão, que estará a cargo de uma personalidade relevante da sociedade catalã.

Uma vez iniciado o festival, começará o concurso de decoração de ruas. Nelas e em algumas praças do bairro, serão realizados shows e danças populares, desfiles com gegants i capgrossos (os gigantes e cabeçudos), correfocs de diables, feiras de artesanato, butifarrades e refeições comunitárias, uma gincana fotográfica e diferentes atividades e apresentações para as crianças.

Neste 2019, o festival do bairro de Sants começa no dia 17 de agosto e termina em 25 de agosto. Como sempre, as ruas de Sants que estarão enfeitadas para o festival surpreenderão os visitantes e serão motivo de orgulho para os moradores.

O festival do bairro de Sants tem muito em comum com o do bairro de Gràcia. Em primeiro lugar, acontecem quase ao mesmo tempo. Além disso, ambas são caracterizadas por atividades e programas bastante similares, e pelo fato de as ruas serem bem decoradas para o evento. Por tudo isso, há uma certa competição entre os dois festivais.

Já teve a chance de estar presente em um desses festivais?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário