blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Residência

O que fazer no bairro Gótico

Imagem de uma das vias do bairro Gòtic
Escrito por Rodrigo

Localizado no distrito de Ciutat Vella, o Gótico (Gòtic, em catalão) é um dos bairros de Barcelona com mais história. De fato, o bairro testemunhou o nascimento de Barcelona, primordialmente conhecida como Barcino.

Neste artigo, ShBarcelona mostra alguns dos locais mais interessantes dessa histórica região da Catalunha, e para que você saiba o que fazer no Gótico, atente-se às localizações e anote as nossas dicas.

Como nota de curiosidade, vale a pena lembrar que o Gótico tem como bairros vizinhos Ciutat Vella, la Barceloneta, el Raval e  Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera.

Artigo relacionado: Bairros de Barcelona: El Raval

História, poder e religião no Gótico

Imagem do Palau Reial Major, no bairro Gòtic

Foto por Visual Hunt

A história de Barcelona tem alguns de seus capítulos escritos no bairro Gòtic.

Um deles foi escrito no medieval Palau Reial Major, residência situada na Plaça del Rei que abrigava pessoas com muito poder na sociedade catalã, como os condes de Barcelona e os reis de Aragão. O Palau Reial Major é a sede do MUHBA, o Museu d’Història de Barcelona.

A aura histórico-religiosa do Gótico é preservada pela Catedral de Barcelona. A basílica passou por várias transformações estruturais ao longo de seus séculos de existência, e sua última reforma aconteceu em 1913.

A Catedral de Barcelona, aberta diariamente às visitas, está localizada na Pla de la Seu.

Artigo relacionado: Domingo, o melhor dia para conhecer os museus de Barcelona

Os principais centros do Gótico

Imagem do Palau de la Generalitat de Catalunya

Foto por Visual Hunt

O bairro Gótico não vive, apenas, de sua história. Na Plaça de Sant Jaume, por exemplo, estão situados os principais órgãos da administração política de Barcelona e da Catalunha: o Ajuntament de Barcelona e o Palau de la Generalitat de Catalunya.

Mais do que imponentes centros governamentais, são belíssimas construções arquitetônicas. Além disso, ambas as instituições abrem suas portas aos visitantes.

Caso você não queira gastar um centavo sequer, o melhor dia para conhecer o Ajuntament de Barcelona é domingo. As visitas ao Palau de la Generalitat de Catalunya são gratuitas, e podem ser feitas todo segundo e quarto fim de semana de cada mês, exceto em agosto.

Além dos grandes centros políticos catalães, o bairro Gótico é conhecido pela fama comercial de uma de suas avenidas, a Avinguda Portal de l’Àngel.

Nessa avenida, estão localizados importantes estabelecimentos que movimentam o comércio do bairro. O principal deles é uma das filiais da famosa rede empresarial El Corte Inglés.

É lá onde você poderá comprar, por exemplo, produtos do Barça na maior loja da Nike em terras espanholas.

E para aqueles homens e mulheres que gostam de estar em dia com os cuidados estéticos, o French Kiss Beauty é um excelente centro de beleza a ser frequentado. Está situado na Avinguda del Portal de l’Àngel, 23.

Qual é o seu lugar preferido do Bairro Gótico?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário