blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Conheça seus direitos e evite fraudes imobiliárias

Os 10 riscos de vender sua casa por conta própria

Imagem de uma casa na beira do penhasco
Rodrigo
Escrito por Rodrigo
Avalie este post

Vender um apartamento não é uma tarefa fácil. Você deve pensar em muitos fatores e estar atento a muitas coisas que podem ser decisivas para o sucesso da venda. Uma das coisas mais importantes – e lógicas – é ter todos os documentos do seu imóvel à mão para que você possa vendê-lo. Além disso, você precisará estar ciente sobre certos riscos.

Neste artigo de ShBarcelona, falamos sobre os 10 riscos de vender seu apartamento por conta própria.

Logicamente,  vender um imóvel por conta própria é uma opção bastante válida, mas é preciso saber sobre alguns problemas que podem existir nesse tipo de venda.

Artigo relacionado: Saiba como vender seu apartamento em Barcelona

Leve isso em consideração antes de vender seu apartamento

Imagem de pessoa fazendo uma lista de verificação

Foto por Pixabay

1. Definir o preço certo pode ser um grande problema

Nesse caso, os proprietários inexperientes definem o preço do apartamento com base em dados irrelevantes ou imprecisos, e isso pode atrasar e complicar a venda do imóvel.

2. Confiar em dados imprecisos ou distorcidos

Alguns desses dados são do preço do apartamento do vizinho da frente, o preço máximo que queremos conseguir com a venda, ou o preço condicionado pelas últimas notícias do jornal em que é indicado um aumento das hipotecas.

3. Um bom conhecimento do mercado imobiliário requer uma interpretação correta dos dados

Não adianta apenas levar em consideração que as hipotecas subiram no último trimestre se não soubermos que este é, normalmente, o período de mais vendas. Assim, esses dados podem ser irrelevantes.

4. A situação pessoal conta muito

Termos que vender o apartamento rapidamente não é o mesmo que ter tempo suficiente para fazê-lo. No primeiro caso, o preço deve ser mais ajustado e realista; no segundo, podemos deixar o preço um pouco mais alto.

5. Papelada, regulamento e segurança jurídica

A papelada que exige uma venda é complexa, e é importante conhecer todas as leis relacionadas à compra e venda de um imóvel, para que você não venha a cometer nenhum delito, ou cometer um erro que te prejudique fiscal ou juridicamente.

Artigo relacionado: Prepare seu apartamento para alugá-lo

Imagem de interior de uma casa bonita

Foto por Pixabay

6. A beleza entra pelos olhos

Pensar em como publicar imagens do apartamento em um portal imobiliário é muito importante. As fotos do imóvel devem ser tiradas com cuidado, mostrando o melhor dele, a fim de que você possa vendê-lo mais rapidamente.

7. Você tem tempo para receber visitas?

Se você quiser vender um apartamento, terá que mostrá-lo mais vezes do que o esperado. Para isso, você precisará ter muito mais tempo. Caso você trabalhe o dia inteiro e tenha muitas coisas para fazer, lidar com essa pequena exigência pode ser bastante complicado.

8. O apartamento deve estar impecável

Para que os potenciais compradores fiquem agradados com o imóvel, ele precisa estar impecavelmente cuidado. Limpeza, organização, bom cheiro, tranquilidade e despersonalização são essenciais.

9. Cuidado com quem você recebe em casa

É importante que você tenha atenção ao abrir a porta de sua casa para um desconhecido. Normalmente, são as pessoas realmente interessadas no imóvel que vão visitá-lo. Entretanto, alguns ladrões podem tirar vantagem da situação.

10. O poder da propaganda

Vender um apartamento também requer certas habilidades de marketing e, para isso, é necessário saber convencer. Se você ama sua casa, teoricamente será mais fácil vendê-la. Porém, caso não goste dela, isso poderá ser um obstáculo, ainda que você não esteja consciente disso.

Acha melhor vender seu apartamento por conta própria? Você tem essa experiência? Envie-nos seus comentários!

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário