blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Morar em Barcelona

Os bairros de Barcelona com menos contaminação

Escrito por Rodrigo

A contaminação é uma das questões que mais preocupa os cidadãos, já que é um problema presente na saúde pública há vários anos. Em algumas grandes cidades, especialmente as de países como China ou Índia, bastante populosas, os cidadãos precisam usar máscaras para se protegerem dos efeitos nocivos da elevada poluição ambiental. Metrópoles como Barcelona ou Madrid ainda não convivem com essa grave situação, mas são cada vez mais frequentes os alertas sobre a elevação do índice de contaminação nessas cidades. Neste artigo, ShBarcelona mostra quais são os bairros de Barcelona com menos contaminação.

Artigo relacionado: Onde comprar comida saudável em Barcelona

Os bairros de Barcelona onde respiramos melhor

Foto por Pixabay

Barcelona, apesar de sua situação privilegiada, tem convivido com vários episódios de contaminação elevada. São considerados episódios de contaminação todos aqueles em que os níveis de poluentes atmosféricos superam as taxas máximas previstas pela União Europeia. Esse excesso de poluentes é responsável, entre outros problemas de saúde, pela crescente ocorrência de reações alérgicas, uma das principais consequências do problema ambiental. Os cidadãos mais afetados são as crianças, os idosos, as mulheres grávidas e, principalmente, as pessoas com propensão aos problemas respiratórios. Os casos de alergia podem ser bastante agravados.

Foto por Visual Hunt

Uma das principais recomendações médicas dadas à população para que esteja protegida contra os episódios de contaminação é a seguinte: moderar os exercícios físicos em ambientes externos, caso exista alguma previsão de contaminação excessiva – recomendação válida especialmente para as pessoas mais propensas às reações alérgicas. Em casos de alertas que indiquem que os níveis de contaminação foram superados, recomenda-se suspender os exercícios em ambientes externos. Para reduzir os efeitos da contaminação, os especialistas recomendam adotar a caminhada ou a bicicleta como formas de locomoção pela cidade; caso nada disso seja possível, o transporte público é a recomendação. Caso tenha que, obrigatoriamente, utilizar o transporte particular, recomenda-se revezar com o público. Outras recomendações são: usar o sistema de calefação e o ar condicionado, seja em casa ou no trabalho, de forma consciente; nas horas de menor movimento, deixar que os espaços sejam ventilados; fazer ajustes periódicos no carro a fim de reduzir a emissão de gases poluentes.

Artigo relacionado: Compras de alimentos saudáveis nos mercados de Barcelona

Em Barcelona, os distritos com maior densidade populacional, como Ciutat Vella e Sant Martí, são os que possuem os menores índices de qualidade do ar. Por outro lado, em bairros onde a densidade populacional é menor e existem mais áreas verdes, o ar é menos contaminado. Como exemplos, podemos citar a “parte alta” do distrito de Gràcia, os bairros de Horta-Guinardó, ou na “parte alta” de Sarrià. Aqui, você pode acompanhar a qualidade do ar de Barcelona em tempo real.

Em que bairro você mora? Percebe os efeitos da contaminação?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário