blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Tendência

Os Simpsons em Barcelona

Escrito por Paula

Uma das famílias mais faladas na história, os Simpsons já viajaram pelos vários continentes, passando por países como a Itália, Japão, Austrália e Brasil.

Barcelona também foi visitada, mas apenas por Homer Simpson, Homer a 10 de Novembro de 2013.

No quarto episódio da vigésima quinta temporada intitulado “YOLO”, Homer é visitado por um amigo com o qual se correspondia durante a sua infância mas com o qual havia perdido contato há vários anos.

Vendo o seu marido sofrer de depressão por achar que desperdiçou a sua vida, Marge escreve a Eduardo pedindo que o ajude. Eduardo viaja até aos Estados Unidos e é aí que ele e Homer se conhecem pela primeira vez. Um homem de sucesso com oito ex-mulheres e duzentos filhos, Eduardo decide ajudar Homer a realizar todos os sonhos que havia partilhado com o seu amigo nas cartas durante a infância. Os dois dirigem um caminhão de incêndio, lutam contra piratas, recriam uma cena de Star Trek e até voam usando wingsuits.

Apesar de o episódio não ter lugar na cidade de Barcelona, podemos ver cenas que mostram um jovem Eduardo lendo as cartas de Homer durante a construção da Sagrada Família. No final do episódio, Homer viaja com o seu amigo até Barcelona, onde os dois visitam a famosa construção.

Receção

Como é costume quando a família visita um novo país ou entra em contato com novas culturas, a situação agradou a alguns mais do que outros.

Eduardo é um personagem baseado em vários estereótipos e ideias que os Estados Unidos têm do povo espanhol: o amigo de Homer é mulherengo, fortemente religioso e sedutor. Em imagens que mostram fragmentos da sua infância podemos ver Eduardo vestido de toureiro ao lado de um cachorro com chifres falsos fazendo o papel de touro improvisado.

Uma cena em particular desagradou alguns espanhóis quando Marge se desculpa a Eduardo por chamá-lo “espanhol”.

simpsonsA família amarela gerou uma reacção similar no episódio em que visitou no Brasil, no qual retratou uma terra cheia de exageros, com uma apresentadora tipo Xuxa fortemente sexualizada e um sequestro acontecendo como foco central do episódio.

Os fãs leais da série souberam levar as piadas na esportiva, já que a sua sátira e humor foram o motivo que tornaram esta família na família mais famosa do mundo.

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário