blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

O Palácio Mornau é uma viagem

Interior do Palau Mornau
Escrito por Clarissa

Gosta de museus? Então considere incluir o Palau Mornau na lista quando vier a Barcelona. Uma verdadeira joia de deixar boquiaberto qualquer amante da arquitetura modernista. Pequeno detalhe: o palácio também é sede do museu da maconha.

Museu da MaconhaTrata-se do primeiro museu da maconha do mundo. Aberto em 1986 pelo empresário holandês Ben Dronkers, o Palau Mornau era então um edifício em decadência e abandono. Depois de uma série de reformas e restaurações, o palácio voltou ao seu esplendor original. Tanto que foi incorporado à Rota Modernista e, desde o ano passado, está entre as 115 obras mais importantes da arquitetura do final do século XIX e começo do XX em Barcelona.

São 900 m2 de repletos de maravilhas modernistas: varandas características da época, tetos ricamente decorados, um pátio andaluz com sua porta de madeira original e vitrais e mais vitrais, fantásticos vitrais modernistas de todo o tipo e por toda parte.

Além do mais antigo, o Palau Mornau é também o maior museu da maconha do mundo. Nove vezes maior que o seu homólogo na Holanda, a Hemp Gallery de 100m2.  O Museo del Hachís, la Marihuana y el Cáñamo de Barcelona é uma viagem pela história e pela atualidade do cannabis. Conta com um acervo permanente de quase 7 mil peças e obras relacionadas com a planta e as exposições temporárias têm por objetivo educar sobre a maconha e o haxixe.

Desde sua fundação, o museu já recebeu mais de 2 milhões de visitantes. Isso que nem se fuma nem se vende droga nenhuma lá. Para isso, Barcelona tem os Clubes da Maconha. Aguarde que já está no forno um post sobre eles. Enquanto isso, confira as informações sobre o Palau Mornau, o museu da maconha e a Rota Modernista:

Museo del Hachís, la Marihuana y el Cáñamo

As exposições em cartaz este ano incluem a história da maconha como planta medicinal (contam que é usada desde o ano 2.637 AC na China), a história da proibição da maconha e a história dos processos de produção de haxixe.
Endereço: Carrer Ample, 35, Bairro Gótico (Google Maps)
Horário: 10:00 – 22:00
Entrada: 8,50€

Palau Mornau

Museu da MaconhaO palácio não tem web própria. Clique aqui para ver informações e uma série de fotos feitas pela Prefeitura de Barcelona.
Endereço: Carrer Ample, 35 (Google Maps)
Horário: 10:00 – 22:00

Rota Modernista

O modernismo, uma versão local e muito particular do Art Nouveau, é um dos estilos de design e arquitetura mais emblemáticos de Barcelona. Está por toda parte: palácios, casas, templos, hospitais, farmácias, lojas, bancos… Quem nunca ouvir falar de Gaudí? Você pode conhecer também outros grandes nomes da capital mundial do modernismo, como Domènech i Montaner e Puig i Cadafalch, na Rota Modernista.  Clique aqui para ver o Mapa da Rota Modernista

Sobre o autor

Clarissa

Clarissa é uma escritora e blogueira apaixonada pela cidade de Barcelona.

Deixe um comentário