blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Tendências

Personalidades famosas de Barcelona: Tino Soriano

Escrito por Paula

Barcelona não é somente a capital da Catalunha, ou a cidade dos grandes museus modernistas. Barcelona é, também, terra de grandes personalidades, de pessoas que fazem a diferença em terras catalãs, na Europa e no mundo. Neste artigo, ShBarcelona fala sobre uma das personalidades mais famosas de Barcelona: Tino Soriano.

Artigo relacionado: Personalidades atuais de Barcelona: Màrius Serra

Foto por aiaraldea.com on Visual Hunt

Tino Soriano é um famoso fotógrafo de Barcelona, ganhador de diversos prêmios na Catalunha, na Espanha e em outros países. Foi no Palau Robert, edifício de exposições em Barcelona, que as obras de Tino Soriano apareceram pela primeira vez, não como parte de uma coleção de vários artistas, mas em uma apresentação que figurava fotos apenas da sua autoria. A exposição “El Futur Existeix” foi inaugurada em 1992, em Barcelona, fazendo tanto sucesso que se tornou uma exposição itinerante que circulou pela Espanha durante mais de vinte anos.

Anos mais tarde, Soriano foi premiado pela UNESCO pela reportagem La Zafra, na qual expunha a realidade da escravidão na República Dominicana.  O seu trabalho foi exposto em várias regiões da Catalunha, da Espanha, e em outros países. Algumas das suas exposições individuais mais importantes foram Costa Brava Màgica, Amazonia Peruana, Haiti, En el Sur de Italia. 

Uma das exposições do fotógrafo que merece especial destaque é La investigación salva vidas: una batalla contra el cáncer, um dos vários projetos que realizou na medicina. O seu trabalho foi recebido com admiração seus pelos esforços pessoais na área da saúde, o que lhe valeu um reconhecimento especial de duas entidades: a Academia de Ciències Mèdiques de Catalunya e a Organización Mundial de la Salud.

Artigo relacionado: Personalidades atuais da Catalunha: Lluis Llach

Foto por aiaraldea.com on Visual Hunt

Da lista de prêmios do fotógrafo catalão, também fazem parte cinco Humanity Photo Award dados pela UNESCO e CFPA; La Lente de Plata, que recebeu no México; The essence of humanity, da Nova Zelândia; quatro distinções Fotopress e Fotógrafo Español del Año pela Fujifilm. Em 1999, o fotógrafo recebeu o prêmio de fotojornalismo mais prestigioso do mundo, World Press Photo, na categoria de arte.

O trabalho de Soriano pode ser encontrado em vários livros. Alguns são de sua autoria, como Fotografía de Viajes, Dalí e Latidos de un hospital; e outros de instituições como National Geographic, com temas como Toscana, World’s Great Train Journeys e Madrid.

Soriano colabora com uma série de revistas e publicações no mundo inteiro. Entre elas, estão a Smithsonian Magazine, Time Magazine, Der Spiegel, La Vanguardia e Specchio.

Grande estudioso e conhecedor, Tino Soriano está envolvido em diversos projetos. O fotógrafo é escritor de artigos técnicos para revistas, professor em diversas instituições nacionais e internacionais, e diretor artístico do festival Fotonature.

Que outras personalidades de Barcelona você conhece?

Personalidades famosas de Barcelona: Tino Soriano
Avalie este post

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário