blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Instalar-se

O bairro de Poble Sec

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Muitos bairros de Barcelona têm testemunhado, ao longo da última década, mudanças que unem modernidade e tradição. Poble Sec, localizado no distrito de Sants-Montjuïc, não é uma exceção. Cada vez maior tem sido a procura por moradia definitiva ou aluguel no bairro. Ao mesmo tempo, cresce de forma vertiginosa o número de pessoas a turismo pela região. A atração que tem gerado Poble Sec foi destaque na lista dos bairros mais interessantes e modernos da Europa.

Neste artigo, vocês conhecerão o que de melhor pode ser visto e aproveitado em Poble Sec, um dos bairros mais históricos de Barcelona.

Artigo relacionado: As melhores terrazas de Poble Sec

Um pouco da história de Poble Sec

A história de Poble-sec teve um passado rural, seguido de um período de industrialização têxtil

Foto por Oh-Barcelona.com via Visual Hunt

O nome do bairro, em português, significa “povoado seco”. A explicação é fundamentada pelo aparecimento, na segunda metade do século XIX, de indústrias têxteis. De acordo com os historiadores, o consumo de água pelas indústrias era tão elevado que os poços da região de Les Hortes de Sant Bertran ficaram secos.

Poble Sec, como muitas outras regiões de Barcelona, era um território rural até meados do século XIX. O crescimento de sua população, à época, processou-se graças aos imigrantes de El Raval.

Como nota de curiosidade sobre o bairro, vale a pena destacar o nome de um dos maiores representantes da história da música catalã: Joan Manuel Serrat. Poble Sec é o bairro onde nasceu o cantor, e é por isso que Serrat é também conhecido como El noi de Poble Sec.

Artigo relacionado: Pontos essenciais do Raval

A vida no bairro

As terrazas fazem parte do cenário habitual do Poble-sec moderno

Foto por Oh-Barcelona.com via Visual Hunt

Poble Sec é uma mescla de modernidade e tradição. Suas ruas estreitas lhe conferem um ar familiar e antigo. Por outro lado, os passos gigantes de sua transformação social inserem Poble Sec em um mundo aberto, principalmente, ao interesse turístico. Muitos foram os bares, restaurantes e terrazas construídos para o atendimento ao crescente número de turistas e potenciais moradores.

Ao lado da evolução do setor gastronômico, considerado um dos pontos vitais do novo Poble Sec, está a oferta cultural. Na plaça del Sortidor, por exemplo, encontra-se o Centre Cívic El Sortidor, um centro que organiza atividades culturais, espetáculos infantis e oficinas gastronômicas. O mundo teatral tem como principais representantes os tradicionalíssimos El Molino, o Teatre Victòria e o Teatre Condal.

Quanto aos bares e restaurantes do bairro de Poble Sec, vale a pena destacar o restaurante Xemei (especializado em comida da região italiana de Veneza), o Bar Rufián (com cervejas artesanais) e a Tasqueta de Blai, um bar especializado em tapas e pinchos.

Está à procura de um lugar em Barcelona para morar? Conte com a ajuda do ShBarcelona!

* Foto principal por Oh-Barcelona.com via Visual Hunt

O bairro de Poble Sec
Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Rodrigo é escritor, blogueiro e professor de catalão e inglês.

Deixe um comentário