blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Esporte

Principais jogadores brasileiros na história do FC Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Ao longo de sua centenária história, o FC Barcelona trouxe ao mundo alguns dos mais incríveis espetáculos futebolísticos de todos os tempos. A instituição catalã, considerada més que un club (mais que um clube) para seus fiéis torcedores, tem o poder de atrair os melhores jogadores de cada época. Logicamente, os de origem brasileira sempre estiveram nessa lista. Seu jogo bonito, unido à filosofia de futebol do Barça, fizeram e fazem valer a pena cada euro pago para assistir aos jogos da equipe azul-grená. ShBarcelona conta um pouco da passagem dos principais jogadores brasileiros na história do FC Barcelona.

Artigo relacionado: Expressões artísticas catalãs – parte 4: o futebol-arte

Uma boa defesa faz um bom ataque

Belletti, o herói brasileiro do FC Barcelona em 2006

Foto por arnau(BCN) via Visual Hunt

O time de Lionel Messi é famoso pela arrasadora capacidade goleadora. Quando pensamos em gols, logo nos vêm a mente os nomes dos jogadores de ataque. Entretanto, na história recente do Barça, dois jogadores da defesa blaugrana marcaram seus nomes na memória dos culers: Belletti e Daniel Alves. Jogando na lateral direita, eles contribuíram para a conquista de importantes títulos. Belletti, que não destacou-se como Daniel Alves, fez o gol do título da Champions League, em 2006. Em 17 de maio de 2016, o ex-jogador do São Paulo relembrou o feito.

Daniel Alves chegou ao Barça em 2008, e é considerado o melhor lateral direito de toda a história do clube. Seus números falam por si sós: 102 assistências e 23 gols marcados em suas oito temporadas no clube catalão. Além disso, é o jogador que mais conquistou títulos na história do futebol mundial: foram 37 troféus levantados, tendo conquistado 23 deles como jogador do Barcelona.

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 1: futebol

Ataque ou a arte de fazer gols bonitos

Ronaldinho, um dos melhores brasileiros da história do FC Barcelona

Foto por Hector Garcia via Visual Hunt

Trinta e três jogadores brasileiros já vestiram, ao menos uma vez, a camisa blaugrana. O primeiro grande destaque foi, sem dúvida alguma, Evaristo de Macedo. Nascido em 1933, no Rio de Janeiro, Evaristo marcou uma época com sua formidável técnica e instinto goleador. Disputou 226 partidas pelo clube, e marcou 178 gols.

Mais recentemente, quatro jogadores, cujos nomes iniciam com a letra R, deleitaram os barcelonistas com suas obras de arte. Suas jogadas e gols permanecem em nossas memórias, tal qual uma apresentação de Harry Houdini, o grande ilusionista. Ronaldo (51 jogos, 47 gols), Romário (82 jogos, 53 gols), Rivaldo (253 jogos, 136 gols) e Ronaldinho (250 jogos, 110 gols) são quatro dos melhores jogadores que já passaram pelo FC Barcelona. Ronaldinho, em especial, pode ser considerado o melhor brasileiro da história azul-grená. Seu sorriso, dribles que eram autênticas obras de arte, assistências e gols deram nova vida a um clube que passava por uma crise esportiva. Muitos torcedores o consideram como o ‘tutor’ de Messi.

Entre 2013 e 2017, Neymar foi um dos principais nomes da equipe azul-grená. Em sua breve passagem pelo Camp Nou, marcou 105 gols em 186 partidas. Com Messi e Suárez, formou um dos trios de ataque mais poderosos da história do futebol mundial: foram 228 gols nos 110 jogos que atuaram juntos. Uma das melhores partidas que disputou como culer foi, sem dúvida alguma, no dia 8 de março de 2017, contra o PSG. Naquela data, seus gols e assistência para o gol decisivo do jogo foram fundamentais na histórica virada do Barça na Liga dos Campeões da Europa (6 – 1). Após a saída de Neymar para o futebol francês, mais dois brasileiros chegaram ao clube blaugrana: o meio-campista defensivo Paulinho, e o meio-campista ofensivo Coutinho, ambos titulares na seleção brasileira comandada por Tite. Em julho de 2018, a saga brasileira no Barça ganhou outros dois personagens: Arthur e Malcom, dois jovens jogadores com um futuro bastante promissor.

O que mais você sabe sobre a história dos jogadores brasileiros no FC Barcelona?

Principais jogadores brasileiros na história do FC Barcelona
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Além de escrever e traduzir, Rodrigo ensina três idiomas: inglês, catalão e espanhol.

Deixe um comentário