blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Reciclar em Barcelona

Escrito por Paula

Espanha é um dos países da Europa com maior taxa de reciclagem. Cada vez mais conscientes das suas ações e do seu impacto ambiental, a população espanhola apresenta uma taxa de reciclagem que ronda os 70%, segundo dados recolhidos em 2013.

  • aluguer de apartamentos em barcelona

 

Barcelona é uma cidade que promove a reciclagem ao disponibilizar vários pontos onde as pessoas podem fazer a separação do lixo. Reciclar em Barcelona é algo sério.

Os contentores amarelos servem para depositar embalagens de plástico, latas e embalagens tetrabrik (leite, sucos, nata, etc.), papel de alumínio e de plástico, chapas e tampas de metal.

Lixo de Barcelona é recolhido de forma separada

Os contentores verdes servem para depositar vidro. Não devem ser depositados nos contentores copos quebrados, espelhos, cerâmica, pratos e lâmpadas, que devem ser levadas ao ponto verde da cidade.

Os contentores azuis recebem papel, cartão, jornais, revistas, cadernos sem espiral metálica, envelopes, sacos de papel, papel de embrulho, etc. Nestes contentores não devem ser depositados guardanapos ou papel de cozina sujos com óleo (contentor marrom), embalagens de leite (contentor amarelo) e caixas de pizza ao domicílio (contentor cinza).

Quer alugar o seu imóvel? Contate-nos!

Os resíduos orgânicos são recolhidos no contentor marrom, onde poderá depositar substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal que se degradam biologicamente. Estes resíduos apresentam um terço do lixo que produzimos em casa e, se reciclados, podem ser usados em agricultura ou jardinagem e até para a produção de energia.

Aqui você pode depositar restos de carne, peixe, pão, fruta, verduras, marisco,  frutos secos, casca de ovos, saquinho de chá, guardanapos e papel de cozinha com azeite, restos de jardinagem, etc. Não use este contentor para depositar restos de varrer, cabelo ou pelo e animais, fraldas ou excrementos de animais. Esses artigos devem ser depositados no contentor cinza.

O contentor cinza é o contentor que deve ser usado para lixo normal, tudo aquilo que não pode ser reciclado.

Além dos contentores e verdes, Barcelona oferece serviços de gestão de outros resíduos.

Roba Amiga

A cidade também recolhe roupa usada através do programa Roba Amiga, um projeto de inserção social de reutilização da roupa em bom estado. Roba Amiga recolhe roupa do dia a dia, sapatos, bolsas e outros acessórios. Não recolhe resíduos têxteis, trapos usados ou sujos, roupa manchada, molhada ou com mau odor. Para saber mais sobre o projeto Roba Amiga, visite a página oficial do projeto.

Recolha de animais mortos

Este serviço de recolha pago funciona para habitantes e empresas, garantindo que os corpos dos animais recolhidos serão tratados com dignidade e respeito. O serviço funciona de manhã, de segunda a sábado e pode ser requisitado através de um telefonema gratuito ao número 900 226 226.

Recolha de móveis e outros artigos usados

A recolha deste tipo de artigos é feita de forma gratuita pela cidade. Cada rua de Barcelona tem um dia fixo que o caminhão passa para recolher. Nesse dia você deve deixar aquilo que pretende que seja recolhido na rua, em frente da sua casa, entre as 20h e as 22h.

trash

Este serviço não recolhe resíduos de obras, peças sanitárias e artigos semelhantes.

Para saber o dia de recolha na sua rua, consulte o link

Veja os melhores apartamentos de Barcelona

A cidade também oferece serviços de recolha de sacos de escombros, fibrocimento com amianto e restos vegetais em Collserola. Para saber mais consulte Barcelona pel Medi Ambient.

O que você acha da política de reciclagem em Barcelona?

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário