blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
O que é preciso saber

Saiba como funciona o novo Bicing

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Cada vez mais pessoas se deslocam por Barcelona de bicicleta, e isso motivou, há vários anos, a criação de um serviço municipal de aluguel de bicicletas, uma opção interessante para quem desejava um meio alternativo de se locomover pela cidade. Até agora, esse serviço tem tido muito sucesso, e muitos turistas e cidadãos locais já o utilizaram. Recentemente, esse serviço municipal, mais conhecido como Bicing, passou por algumas mudanças em seu funcionamento. Neste artigo, ShBarcelona quer que você saiba como funciona o novo Bicing. Fique por dentro das mudanças e das novas opções!

Artigo relacionado: Passeios de bicicleta em Barcelona

Conheça as novidades do Bicing

Foto por Visual Hunt

Conforme escrito na introdução, o Bicing é um serviço de transporte urbano, restrito à área metropolitana de Barcelona, que empresta bicicletas para locomoção pela cidade. Seu funcionamento básico não sofreu grandes mudanças, mas podemos falar de certas melhoras bastante interessantes para o usuário. Antes de mais nada, é importante falarmos sobre a composição do serviço. Existe uma série de pontos distribuídos pela cidade onde podemos alugar uma bicicleta, e isso é feito por meio da apresentação de um cartão, que deve ser formalizado no site do serviço. As tarifas variam de acordo com as necessidades do usuário. As bicicletas devem ser estacionadas novamente nos pontos habilitados, e após 30 minutos de trajeto, a tarifa começa a subir de forma progressiva. Caso a bicicleta não seja devolvida depois de 24 horas, o usuário é penalizado. A primeira mudança ocorrida está ligada especificamente à quantidade horária: o serviço aumenta o número de horas de uso das bicicletas: 24 horas por dia, em qualquer um dos 365 dias do ano. Para quaisquer dúvidas, ligue para o telefone 937078900.

Artigo relacionado: Onde comprar bicicletas de segunda mão em Barcelona

Foto por Visual Hunt

Outra novidade é a inclusão de bicicletas elétricas, que se unirão às 6000 mecânicas que existem na capital catalã. A nova frota tem 1000 unidades elétricas, mas está previsto que esse número aumente em função da demanda dos usuários. Além disso, o número de estações aumentou. Atualmente, existem 425, e prevê-se que mais delas sejam habilitadas, onde você poderá escolher entre os dois modelos de bicicletas disponíveis. Para localizar as estações, clique aqui. O aplicativo do serviço também melhorou, e com ele, você poderá solicitar uma bicicleta, pedir um tempo extra, e comprovar o estado das bicicletas que você devolveu. Foi ampliado o número de opções de acesso ao serviço, e você poderá buscar ou devolver a bicicleta de uma das seguintes formas: usando um smart card sem contato, pelo próprio aplicativo, ou com um smartphone com tecnologia NFC. Em relação às tarifas, pode-se escolher um plano com taxa fixa, adequado para as pessoas que usam o serviço habitualmente, e outro plano para usos eventuais. Ainda em relação às melhoras do serviço, agora mais ecológico, todos os veículos da frota ligados à distribuição e regulação das bicicletas serão elétricos.

Foto por Visual Hunt

Outras coisas também devem ser levadas em consideração: as estações serão paulatinamente modificadas, para que estejam adaptadas ao novo sistema de empréstimo e devolução de bicicletas (por meio do aplicativo de celular ou dos smartphones com NFC). Portanto, durante o período de transição, as bicicletas das estações antigas só poderão ser estacionadas em estações antigas, e as bicicletas novas, apenas nas estações novas. Aqui, você encontrará todos os detalhes sobre essa informação. Por um tempo, a área privada do usuário no site estará desativada, e as ações e consultas feitas nela poderão ser feitas por meio do serviço de atenção ao cliente, aqui. Caso você prefira tirar todas as suas dúvidas sobre o novo funcionamento do Bicing de forma presencial, vá à rua Calàbria 66, onde foi aberta um novo espaço de atenção ao usuário. O antigo, situado na Plaça Pi i Sunyer, permanecerá aberto até o fim da transição.

Você usa o sistema Bicing para se locomover por Barcelona? O que acha dele?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário