blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Morar em Barcelona

Saiba o que fazer caso deseje sair do apartamento alugado

Escrito por Rodrigo

Em Barcelona, muitas pessoas preferem alugar apartamentos em vez de comprá-los, já que os requisitos dos bancos para a aquisição de um imóvel são inalcançáveis para muitos cidadãos. A alta rotatividade nos apartamentos da capital catalã é explicada pelas opções de aluguel existentes, como aluguéis de longo prazo (mais de 2 anos de duração), aluguéis turísticos (por dias ou semanas), e aluguéis por temporada (de semanas até 12 meses). Muitos clientes sabem o que é preciso para alugar um apartamento, mas alguns deles não sabem o que deve ser feito quando querem sair dele. Por isso, ShBarcelona mostra, neste artigo, o que você precisa fazer caso deseje sair do apartamento alugado.

Artigo relacionado: Prepare seu apartamento para alugá-lo

Sair do apartamento alugado em Barcelona

Foto por Pixabay

Quando você assina um contrato para alugar um apartamento, deve saber que suas condições dependem do tipo de aluguel. Por exemplo, os apartamentos para aluguel turístico, atualmente tão em alta em Barcelona, têm duração de uns dias a algumas semanas, previamente estipulados no contrato. Normalmente, abate-se uma parte do preço antes do início da estadia, e outra ao término da permanência no apartamento. No caso do aluguel por temporada, o inquilino tem duas opções: abandonar o local quando o contrato for cumprido, ou fazer uma renovação contratual. Em relação ao aluguel de longo prazo, é comum que o inquilino prorrogue o contrato de aluguel até tomar a decisão de ir embora. É aqui onde surge a dúvida.

Artigo relacionado: É uma boa hora para investir em bens imóveis?

Foto por Pixabay

Quando um inquilino decide abandonar o apartamento, deve avisar ao proprietário com um determinado tempo de antecedência (geralmente, essa informação é indicada no contrato). Caso abandone o local antes da finalização do contrato, é possível que haja uma penalidade, também indicada no contrato. Após informar ao proprietário ou à agência sobre a decisão de sair do apartamento, o inquilino deverá pagar o último mês do aluguel (ou a parte proporcional), e esperar que o proprietário ou agência devolva a fiança, caso o apartamento esteja exatamente nas condições em que foi alugado. Caso haja modificações ou danos no local, a fiança não será devolvida em sua totalidade. Portanto, é muito importante deixar o apartamento nas melhores condições possíveis. Também é fundamental consultar o proprietário ou agência locadora sempre que se queira fazer modificações no interior do imóvel, como colocar quadros, trocar os móveis, fazer certas reformas ou pintar paredes. A fiança é, basicamente, um seguro de que dispõe o proprietário para destinar recursos econômicos caso o inquilino provoque danos ou modifique elementos existentes no imóvel. Se o apartamento não possuir móveis, o inquilino, ao término do aluguel, deverá deixá-lo vazio, tal como foi encontrado. Para quaisquer dúvidas sobre aluguéis, entre em contato com ShBarcelona.

Já teve a experiência de sair de um apartamento alugado?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário