blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Salvador Dalí

Grafite do icônico Salvador Dalí
Escrito por Paula

Durante os meses de Março a Junho o Museu Picasso apresentará a exposição Picasso_Dalí/Dalí_Picasso que apresenta não só as obras do pintor, como as obras do impressionista Dalí. Como homenagem ao artista que tanto admirava a arte de Barcelona, ShBarcelona apresenta uma biografia sobre o artista Salvador Dalí.

Nascido em 1904 em Figueres, Girona, Salvador Dalí é um dos artistas mais famosos da Espanha. Criança prodígio, se tornou impressionista aos doze anos, após seus primeiros contatos com o impressionismo francês. As catorze foi o estilo de Picasso que adotou como seu, tornando-se cubista. Aos quinze já produzia trabalhos para a revista Studium, da qual também era editor.

Esculturas douradas do museu do Salvador Dalí

Foto de falco via Pixabay

Madrid foi a cidade que escolheu para seus estudos, matriculando-se na Academia de Bellas Artes. Aqui conheceu o poeta Federico García Lorca e o cineasta Luís Buñuel, dos quais se tornou grande amigo. É durante a sua estadia em Madrid que Dalí começa a desenvolver um estilo de vestuário fora do normal, usando capas, cabelo longo e lustroso e camisas de cores e desenhos chamativos.

Dalí produziu mais de 1500 quadros  durante a sua vida, tendo também ilustrado livros.

Também foi o autor de várias esculturas como o “Lobster Phone” (telefone lagosta) e o “Mae West Lips Sofa”, um sofá com a forma dos lábios da atriz Mae West.

Já nas artes performativas do teatro Dalí colaborou com Federico García Lorca através da criação do cenário da peça Mariana Pineda, tendo também desenvolvido figurino e cenários para outras peças.  No cinema foi co-criador do filme Un Chien Andalou escrito por Luis Buñuel.

Outras colaborações significativas de Dalí envolvem nomes como Alfred Hitchcock e Walt Disney.

O museu de Dalí faz parte do roteiro de muitos turistas

Foto de juliacasado1 via Pixabay

Multifacetado, Dalí se aventurou no mundo da moda, trabalhando com artistas como a designer Elsa Schiaparelli, para quem criou um vestido com estampado de lagosta; e Christian Dior.

Phillipe Halsman, Brassaï, Cecil Beaton e Man Ray são apenas alguns dos fotógrafos com quem Salvador Dalí colaborou.

Em 1944 Dalí publicou sua obra literária “Hidden Faces”, um livro de ficção sobre um grupo de aristocratas boêmios. Mas este não foi o único livro de sua autoria: Oui: The Paranoid-Critical Revolution, The Secret Life of Salvador Dalí e Diary of a Genius são algumas das suas obras não-ficcionais.

Dalí faleceu  23 de Janeiro de 1989, deixando como legado o seu enorme contributo ao mundo do surrealismo, vindo mais tarde a influenciar artistas como Jeff Koons, Damien Hirst e Noel Fielding.

Poderá visitar o Museu Dalí com uma das várias visitas guiadas que partem todos os dias de Barcelona.

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário