blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

A Catedral de Santa Eulàlia

Imagem da Catedral de Santa Eulàlia, em Barcelona
Escrito por Rodrigo

A história documentada de Barcelona possui capítulos que foram escritos há muitos séculos. O melhor retrato desses arquivos pode ser visto nas dezenas de patrimônios espalhados pela capital catalã.

Às vezes, andar pela cidade e ir ao encontro desses lugares é como percorrer uma via medieval impregnada pelos ares góticos (que inspiraram Pablo Picasso em seu período românico).

Neste artigo de ShBarcelona, iremos a um dos lugares mais antigos e sagrados de Barcelona, a Catedral de Santa Eulàlia (também conhecida como Catedral de Barcelona), testemunha de alguns dos maiores acontecimentos da história da Catalunha e da Espanha.

Artigo relacionado: Curiosidades sobre a origem do nome Barcelona

Um pouco sobre a história da catedral

Imagem do interior da Catedral de Santa Eulàlia

Foto por Visual Hunt

A atual estrutura da Catedral de Santa Eulàlia data do ano de 1913. Muito antes dessa época, a basílica já havia passado por transformações estruturais ligada a fatos de cunho religioso.

Durante a invasão árabe na Península Ibérica e a Reconquista, o recinto cristão, que por um tempo foi convertida em mesquita, foi seriamente danificado. No ano de 1046, o Conde de Barcelona, Ramón Berenguer, liderou a construção de uma catedral que seguiria o estilo românico.

No século XIII, mais precisamente em 1298, o local passou por mais mudanças. A nova catedral ganhou traços góticos, típicos da Idade Média. A construção dessa catedral foi finalizada, somente, no século XV.

Mais recentemente, no século XIX, a Catedral de Santa Eulàlia teve sua fachada reformada. A última transformação finalizou em 1913.

Como nota de curiosidade, vale a pena destacar o nome próprio que identifica a catedral. Eulàlia, segundo os registros históricos, foi uma jovem que, por sua devoção à fé cristã, foi duramente perseguida e torturada.

Eram tempos de dominação do Império Romano, quando o cristianismo, inicialmente, era condenado.

Artigo relacionado: O Castelo de Montjuïc

Visitando a Catedral de Santa Eulàlia

Imagem do lado de fora da Catedral de Santa Eulàlia

Foto por Visual Hunt

Assim como a Sagrada Família, arquitetada por Antoni Gaudí, a Catedral de Santa Eulàlia é uma basílica com uma arquitetura bela e complexa.

Ainda que você não professe religião alguma, tenha a certeza de que uma visita à catedral será um dos destaques em sua agenda de passeios em Barcelona. Em seu interior, é fácil deslumbrar-se com as pinturas, e sobretudo, com as decorações.

As visitas à catedral acontecem diariamente e em diferentes horários, de acordo com o dia e o tipo de visita. O acesso ao templo custa 7€ por pessoa.

Porém, paga-se 3€, também por pessoa, para uma visita ao terraço. Uma ótima dica para que você possa conhecer o máximo possível de locais da catedral, como a capela de Cristo de Lepanto, é levar doações, como alimentos não-perecíveis.

Para mais informações sobre as visitas à Catedral de Santa Eulàlia, ligue para o telefone 933 428 262. A Catedral de Santa Eulàlia está situada na Pla de la Seu, s/n.

Já visitou a Catedral de Santa Eulàlia? O que achou dela?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário