blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Santpedor, o lugar onde nasceu Pep Guardiola

Escrito por Rodrigo

Há certos lugares que são conhecidos por seus atraentes pontos turísticos, como antigas construções arquitetônicas, parques ecológicos e monumentos que homenageiam personagens históricos. E há lugares que tornam-se conhecidos por meio da figura de pessoas que, de um modo ou outro, fazem algo especial. Esse é o caso de Santpedor, um município que, nesta década, ganhou maior notoriedade graças a um homem de 45 anos: Josep Guardiola i Sala, mais conhecido como Pep Guardiola, o treinador que levou o FC Barcelona ao Olimpo da história do futebol. Neste artigo de ShBarcelona, vamos conhecer um pouco mais sobre o berço do treinador catalão.

Artigo relacionado: Personalidades catalãs atuais: Josep Guardiola

Uma região marcada pelo ouro

Frontal da igreja de Sant Pere d'Or, Santpedor

Foto por Visual Hunt

De acordo com fontes bibliográficas dedicadas à história da Catalunha, havia, no século IX, um rio por onde corriam pedrinhas que pareciam de ouro. Assim, esse rio, situado na região de Santpedor, passou a ser conhecido como Riu d’Or (Rio do Ouro). Com essas pedrinhas, as pessoas que moravam perto do rio, construíram uma estátua dedicada a Sant Pere, a quem já lhe haviam homenageado com a construção da de uma igreja. Logo, Sant Pere ficou conhecido como Sant Pere d’Or. Com o tempo, essas três palavras sofreram uma contração, tornando-se, unicamente, Santpedor. A igreja dedicada a Sant Pere foi construída no ano 996.

Artigo relacionado: O que Barcelona tem de especial?

Atrações de Santpedor

O município de Santpedor, dadas suas pequenas dimensões geográficas, pode ser considerado um ponto em relação à gigante cidade de Barcelona. Entretanto, a história começou a mudar a partir de 6 de outubro de 2009, quando Pep Guardiola foi proclamado fill predilecte de Santpedor (filho predileto de Santpedor). Tal homenagem à genialidade e êxitos colhidos pelo treinador catalão fez com que sua casa natal fosse incluída na rota turística do núcleo medieval do município. Confira, a seguir, outras atrações de Santpedor:

Construção eclesiástica

Capela Sant Francesc d'Assís, em Santpedor

Foto por Visual Hunt

Além da igreja dedicada a Sant Pere, o município de Santpedor possui uma capela dedicada a Sant Francesc d’Assís (São Francisco de Assis). Trata-se de uma das construções religiosas mais antigas de todo o território catalão: ela data do século XIII. Hoje, é considerado um patrimônio arquitetônico da Catalunha.

Uma grande casa para passar o fim de semana

Outro interessante lugar a ser visitado é a Caseta de Llussà, uma verdadeira edificação rural datada do século XVIII, e restaurada em 2002. Os turistas que desejarem alugar o espaço por um fim de semana, deverão desembolsar 400 €. O local possui capacidade para sete pessoas, quatro quartos e serviço diário de limpeza. Para fazer uma reserva, entre em contato pelo telefone 93 832 00 13. A Caseta de Llussà está localizada na Carrer Camí de Llussà, 0, 08251 – Santpedor.

A partir de agora, você tem motivos a mais para visitar Santpedor, a terra natal de Pep Guardiola. Os menores municípios concentram algumas das maiores riquezas histórico-culturais de uma cidade.

Já visitou Santpedor? O que achou do município?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário