blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Informações sobre aluguel de apartamentos

O que é seguro de aluguel não pago?

Imagem de uma calculadora e caneta
Marcel
Escrito por Marcel
Avalie este post

O seguro pela falta de pagamento do aluguel é um seguro residencial que se convertou em um requisito imprenscível para os seus proprietários. Você quer saber em que consiste e que tipo de coberturas é oferecido? Hoje, neste artigo de ShBarcelona, nós falamos deles.

Artigo relacionado: Vantagens de um seguro de aluguel

O que é seguro pela falta de pagamento do aluguel?

Imagem de uma calculadora e, ao lado, os gastos

Foto de stevepb via Pixabay

Este tipo de seguro proporciona a segurança que os proprietários de bens imóveis necessitam na hora de cobrarem o aluguel dos mesmos. Cada um destes seguros oferece diferentes coberturas, tudo dependerá das necessidades dos locadores e os inquilinos tenham. Desse modo, será interessante escolher um seguro com mais ou menos coberturas segundo a sua situação.

Atualmente existem várias modalides de seguros por inadimplência de aluguel, que basicamente se dividem em dois:

  • No seguro por inadimplência do aluguel básico ou padrão, o locador receberá o pagamento das mensalidades que o inquilino deixou de pagar. Este tipo de proteção adiciona um sistema de defesa jurídica para requisitar ao inquilino o pagamento de suas dívidas.
  • Cláusulas de inadimplência do aluguel incluidas no seguro da residência. Neste caso, apenas de oferecer praticamente os mesmos serviços, ou seja, cobertura jurídica e econômica sobre a falta de pagamento das mensalidades, costuma ser menos completo e contar com menos coberturas.

Como já mencionamos, os seguros por inadimplência do aluguel oferece diferentes coberturas. É importante estar informado a respeito para saber se realmente é o que se convém como locador:

  • Defesa jurídica para abordar qualquer desacordo com relação ao contratação de aluguel. Este seguro se responsabilizará dos gastos ocasionados pela ação em questão, defesa, julgamento etc. A maioria destes seguros conta com o mínimo litigioso, que costuma ser cobrado por volta de 300€. Desse modo, se a falta de pagamento é inferior, o segundo não levará a cabo nenhum tipo de ação judicial.

Artigo relacionado: Distritos em que os apartamentos foram mais revalorizados

Imagem de umas chaves

Foto de weinstock via Pixabay

  • As vezes se incluem outros tipos de defenda, como o Consórcio de compensação de seguros, onde o assegura tenha cobertura, ou diante a outros seguros privados.
  • Reinvidicação de danos na habitação. Neste tipo de cobertura é possível reivindicar os danos causados na habitação e nos seus bens sempre e quando não tenha relação com o incumprimento de uma relação contratual.
  • Reinvidicação para a manutenção e reparo das instalações. O seguro fará uma ação litigiosa se o inquilino possui um contratação de reparação ou manutenção do imóvel, fruto do aluguel.
  • Assistência jurídica via telefone.
  • Inadimplência do aluguel, a cobertura mais importante neste tipo de seguro. Quando o inquilino não satisfaz o pagamento das contas de locação, a cobertura contratada será responsável pelo pagamento dos aluguéis não pagos. Contudo, o seguro conta com uma série de limites que é necessário conhecer bem para evitar surpresas inesperadas.
  • Outro tipo de reinvidincação e defesa diante a comunidade e os seus moradores.
  • Atos vandálicos no imóvel. A asseguradora também garante a cobertura de roubos ou atos vandálicos que o imóvel possa sofrer.

Para concluir, estes são os gastos incluídos dentro da defesa jurídica do seguro de inadimplência do aluguel:

  • Gastos de peritos e advogados
  • Fianças em processos penais
  • Custos judiciais e outros pagamentos associados a tramitação do procedimento
  • Gastos notariais
  • Gastos de procurador com alguns limites dispostos no seguro.

O que mais você gostaria de saber sobre o seguro de aluguéis?

Sobre o autor

Marcel

Marcel

Deixe um comentário