blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Festas tradicionais

Semana Santa na Catalunha

Escrito por Rodrigo

Depois de muito tempo sem férias, a Semana Santa é um dos períodos do ano mais esperados. Após as já distantes festas de fim de ano, o que mais buscam os cidadãos da Catalunha é um tempo para descansar, antes das férias de verão, que ainda estão bem longe. A Semana Santa é a época em que se comemora a morte e a ressurreição de Jesus de Nazaré. Trata-se de um dos maiores símbolos da tradição cristã presentes em terras catalãs, espanholas e em outras partes do mundo. Neste artigo de ShBarcelona, contamos como é celebrada a Semana Santa na Catalunha.

Artigo relacionado: Tradições espanholas na Catalunha

Saiba como é celebrada a Semana Santa na Catalunha

Foto por Visual Hunt

A Semana Santa é, tradicionalmente, uma das principais épocas do ano. Na Catalunha, o dia que marca essa semana é o dilluns de Pasqua (segunda-feira de Páscoa), e não a quinta-feira Santa, como em regiões da Espanha e outros lugares ao redor do mundo. Uma das tradições desse dia é que as crianças recebam a visita de seus padrinhos, e deles ganham de presente uma mona de Pasqua, um tipo de bolo decorado com ovos de Páscoa que, com o passar do tempo, foram transformados em memoráveis figuras de personagens ilustres, tanto do universo infantil quanto do esportivo ou cultural. Essas figuras também são de chocolate e, logicamente, comestíveis. Durante a Semana Santa, ocorrem diversas procissões e representações teatrais sobre a paixão de Cristo e sua ressurreição. Geralmente, esses dias são marcados por muito recolhimento e reflexão. As procissões que ocorrem na Catalunha são um atrativo cultural para muitos turistas, e não é para menos: toda a preparação e sentimentos aparentes arrepiam e contagiam, ainda que você não tenha a mesma crença religiosa. Na Catalunha, as procissões mais representativas e multitudinárias acontecem em Hospitalet de Llobregat, município que faz fronteira com Barcelona.

Artigo relacionado: O tradicional Dia de Reis em Barcelona

Foto por Visual Hunt

Um dos momentos mais marcantes desse dia é a saída da representação de Jesus de Nazaré, feito com metais preciosos e banhado em prata, com um peso de cerca de 2 toneladas, e transportado por 48 confrades. Em Barcelona, mais especificamente em Ciutat Vella, as procissões também são bastante acompanhadas por uma multidão de devotos locais. Mas é em Badalona, cidade anexa à capital catalã pelo lado do rio Besós, onde acontece uma das procissões mais antigas da Catalunha. O La Passió d’Esparreguera é uma das representações da paixão de Cristo mais conhecidas. Os atores amadores costumam ser habitantes do próprio município. Em Súria, grupos de jovens vão cantando de casa em casa canções populares que falam da ressurreição de Jesus e, em troca, ganham ovos de Páscoa ou dinheiro. Outras cidades catalãs onde ocorrem relevantes procissões são Tortosa, Girona, Lleida e Tarragona. Sem dúvida, a Semana Santa é a época em que a cultura cristã está bastante presente em diversos pontos do território catalão.

Já passou a Semana Santa na Catalunha? O que achou das representações e procissões?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário