blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Esporte

História esportiva catalã – parte 2: tênis

Escrito por Rodrigo

A história esportiva catalã, em seus inícios, manteve laços estreitos com as colônias inglesas presentes em Barcelona. No futebol, por exemplo, os ingleses participaram direta e indiretamente dos primeiros anos das associações futebolísticas que surgiram no final do século XIX. Foram eles uns dos precursores da prática futebolística na Catalunha. Em relação ao tênis na Catalunha, a história da influência inglesa foi semelhante, e é sobre isso que ShBarcelona conta neste artigo.

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 1: futebol

As origens do tênis

A prática do tênis retratada no livro "Lawn Tennis for Girls", de 1920

Foto por Visual Hunt

De acordo com alguns historiadores, as primeiras práticas de tênis já eram realizadas pelos gregos antes mesmo da era cristã. Porém, os primeiros registros documentados da história do tênis datam do século XIV, mais precisamente na França. Lá, o tênis era considerado o esporte dos reis. Naquela época, esse esporte era conhecido como Jeu de Paume: a mão era o único instrumento usado para golpear a bola, que era feita de pele de ovelha. A bola ia de um lado a outro sobre uma corda que dividia o espaço do jogo ao meio. Na Inglaterra, o esporte era conhecido como Tennis on the lawn (Tênis sobre a grama). Jogava-se, no século XVII, com uma raquete com cordas de tripa animal; a rede, por sua vez, passou a substituir a corda divisória. Foi precisamente em terras inglesas onde o tênis como conhecemos hoje começou a ser jogado. Em 1877, disputou-se o primeiro torneio de tênis do mundo, no All England Lawn Tennis and Croquet Club, onde, atualmente, é realizado o famoso torneio Grand Slam de Wimbledon.

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 3: basquete

O tênis na Catalunha

X Concurs Internacional de Lawn-Tennis de Barcelona, em 1912

Foto por Visual Hunt

O Lawn Tennis chegou à Catalunha a partir da iniciativa da colônia de ingleses residentes em Barcelona. Em 1889, um ano após a Exposició Universal de Barcelona, foi fundado o primeiro clube catalão de tênis, o Barcelona Lawn Tennis Club, o atual Reial Club de Tennis Barcelona – 1899. Em 1903, foi realizado o primeiro torneio de tênis em território espanhol. A competição ficou conhecida como I Concurs Internacional de Tennis. A final, disputada no próprio Barcelona Lawn Tennis Club, foi vencida por Ernest Witty, quem logo viria a ser um ícone para os fãs do novo esporte catalão.

Em 1904, surgiu a Associació de Lawn Tennis de Barcelona, que é a atual Federació Catalana de Tennis (1966). A Associació de Lawn Tennis de Barcelona tinha como compromisso a colaboração com os clubes de tênis na formação de jogadores, e também a promoção do tênis catalão a nível internacional.

Em 1923, a associação catalã de tênis foi decisiva na organização das partidas do campeonato mundial, realizadas na quadra coberta do antigo Palau de la Indústria del Parc de la Ciutadella. O torneio foi considerado o ponto alto de uma década que testemunhou grandes confrontos entre jogadores dos clubes de Barcelona e dos melhores clubes do tênis mundial.

Em 1953, o conde Carlos Godó Valls encarregou-se de organizar o primeiro Trofeo Conde de Godó, mais conhecido atualmente como Barcelona Open Banc Sabadell. A competição foi o marco da inauguração da nova sede do Reial Club de Tennis Barcelona. Pela quadra do Reial Club de Tennis, passaram ilustres jogadores, como Ivan Lendl, Björn Borg, e o atual campeão do Barcelona Open, Rafael Nadal.

Tem outros dados sobre a história esportiva do tênis catalão?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.