blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Residência

Tipos de lareira para decorar e aquecer o seu lar

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Em Barcelona, não é comum encontrarmos lareiras nas residências, e a razão disso é o generoso clima na cidade. Não podemos ignorar, entretanto, o conforto que uma lareira proporciona aos moradores, além de ser um dos elementos mais cobiçados por decoradores, designers de interiores, e arquitetos de qualquer lugar do mundo. Colocar uma lareira tradicional em casa não é uma tarefa fácil para quem tem vizinhos, já que, em muitas ocasiões, requer uma série de elementos que são incompatíveis com as instalações do edifício. A boa notícia é que o crescente desejo de se ter uma lareira em casa fez com que surgissem alternativas semelhantes e efetivas. Neste artigo, ShBarcelona apresenta alguns tipos de lareira para decorar e aquecer o seu lar.

Artigo relacionado: Como manter a casa aquecida no inverno

Lareiras, cor e calor para sua casa

Foto por Pixabay

As lareiras são estruturas em que são postas madeiras ou outras fontes caloríficas, a fim de que o interior da casa fique bem aquecido. Quando ainda não havia a calefação por radiadores ou por tubos, eram as lareiras as responsáveis pelo aquecimento nos lares. Com o passar do tempo, elas passaram a ser consideradas verdadeiros objetos de desejo por muitas pessoas. Em grandes cidades, como Barcelona, com um clima mediterrâneo marcado por invernos suaves, muitos construtores descartaram a instalação de lareiras nos apartamentos, e são mais vistas em propriedades imponentes e em casas unifamiliares. Alguns designers de interior, porém, levaram adiante a ideia de instalar lareiras nos lares mais comuns, não tanto pela função prática delas, mas sim por também servirem como elementos de decoração. É aqui onde entram em jogo as lareiras elétricas e as que funcionam à base de etanol. A lareira clássica precisa de uma abertura para o exterior, por onde é eliminada a fumaça resultante da combustão dos elementos que geram o calor.

Artigo relacionado: Tipos de calefação para o seu lar

Foto por Pixabay

As lareiras elétricas, por exemplo, são aparelhos que eletrônicos que desprendem ar quente e que simulam, por meio de uma tela, o fogo de uma lareira real. Existem vários modelos de lareiras elétricas, como as encaixáveis na parede, bastante semelhantes às lareiras convencionais, e as portáteis. Ligadas à corrente elétrica, não requerem, obviamente, a existência de uma abertura para a saída de fumaça. As lareiras a etanol, como o nome diz, funcionam à base desse líquido inflamável que gera chamas, mas não produzem fumaça. Portanto, também dispensam aberturas para fora. Por terem chamas, as lareiras a etanol são um pouco mais parecidas com as clássicas, mas não têm a mesma eficiência na produção de calor. Há vários modelos delas, e são ótimos itens decorativos. Existem as encaixáveis e grandes, muito semelhantes às convencionais, e com desenhos magníficos. Também podemos encontrar modelos de mesa e portáteis.

O que acha dos novos modelos de lareiras que há no mercado?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário