blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Descobrir

Tradições da Catalunha: Caga Tió

Escrito por Paula

Catalunha é uma zona de tradições curiosas. Principalmente no que diz respeito às tradições de Natal.

Não se admire se, visitando a casa de um amigo ou familiar em Barcelona, você encontrar uma figura de um homem defecando como parte do presépio. A figura de cerâmica de nome “caganer” faz parte do natal da maioria dos cidadãos de Catalunha. Não existe uma razão universal para a existência do caganer, na verdade, a maioria dos catalães nem sabe porque o boneco é colocado no presépio. Porém, a sua presença na cena natalícia é vista como símbolo de prosperidade, já que é dito que aqueles que colocam o caganer no presépio terão um bom ano e aqueles que não o colocam terão má sorte no ano seguinte.

ctSe você achou a tradição do caganer estranha, prepare-se para ler sobre outra tradição ainda mais bizarra praticada na Catalunha: o Caga Tió.

Além do parentesco “tio”, a palavra catalãtió” também pode ser usada para se referir a um tronco, o que explica parte do nome. O Caga Tió, também conhecido como Tió de Nadal, é um tronco ao qual são acrescentados um barrete catalão, pequenas pernas de madeira e uma cara com um sorriso. A segunda parte se refere, como o nome indica, a uma acção de defecação por parte do sorridente tronco.

O Caga Tió é normalmente colocado na sala, um local no qual pode ser controlado pelos pais e visitado pelas crianças. A partir do 8 de Dezembro o Caga Tió é coberto com um pequeno cobertor, para que não sinta frio, e a cada noite vai sendo “alimentado” pelas crianças. Alguns pais até deixam os restos das frutas e comidas colocadas pelas crianças com algumas dentadas, para que sejam encontradas no dia seguinte pelas crianças.

Na noite de 24 de Dezembro o Caga Tió é colocado junto da lareira e as crianças são chamadas para iniciar a “cerimônia”.  Cada uma das crianças bate continuamente no Caga Tió com um pau, incentivando o tronco a “cagar” enquanto cantam uma canção:

Caga tió,

Caga torró,

Avellanes i mató,

Si no cagues bé

Et daré un cop de bastó.

Caga tió!

Em português a canção diz o seguinte:

Caga tronco,

Caga torrão,

Avelãs e queijo mató,

Se você não cagar bem,

Te bato com um pau,

Caga tronco!

ctApós a canção as crianças saem correndo da sala. Neste momento os pais depositam os presentes debaixo do cobertor. Quando tudo está preparado os pais chamam as crianças de novo, que ficam encantadas por encontrar os presentes que o tronco defecou. Os presentes eram inicialmente coisas como doces, torrão ou pequenas lembranças. Hoje algumas famílias já entregam alguns dos presentes de Natal, sendo a maioria entregue no Dia de Reis. Em algumas casas a “cerimônia” termina com a colocação do Caga Tió na lareira. Outros guardam o Tió para o ano seguinte.

Este famoso personagem do Natal catalão pode ser encontrado à venda em todo o tipo de lojas e supermercados na época do Natal.

Tradições da Catalunha: Caga Tió
2.1 (42.5%) 8 votes

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário