blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Tradições do Natal na Catalunha: o Caga Tió

Imagem de tronco de madeira com manta e gorro vermelho
Escrito por Paula

A Catalunha tem uma história recheada de tradições curiosas, especialmente as do Natal. É bastante comum, ao visitarmos a casa de um amigo ou familiar em Barcelona, encontrarmos sobre um presépio um boneco de um homem defecando: o caganer.

Ele é considerado um símbolo de prosperidade, e de acordo com as tradições de natal, as pessoas que puserem o caganer no presépio, terão sorte no ano seguinte. Além do caganer, existe outro personagem do Natal na Catalunha igualmente peculiar.

Neste artigo, ShBarcelona apresenta aos leitores o Caga Tió. É importante conhecer a cultura catalã, ainda que você esteja por pouco tempo na capital catalã, aproveitando sua hospedagem turística quando ela se transforma na cidade natal de Barcelona.

  • aluguer de apartamentos em barcelona

 

Artigo relacionado: Vocabulário do Natal catalão

Um Natal catalão com o Caga Tió

O Caga Tió, também conhecido como Tió de Nadal, é um tronco composto pelo típico chapéu catalão (a barretina), pequenas pernas de madeira, e uma cara com um sorriso. O Caga Tió é normalmente colocado na sala, um local que pode ser controlado pelos pais e visitado pelas crianças.

 

Imagem de um Caga Tió (tronco de madeira do Natal catalão)

Foto por Visual Hunt

A partir do dia 8 de dezembro, o Caga Tió é coberto com um pequeno cobertor, para que não sinta frio, e a cada noite vai sendo “alimentado” pelas crianças. Alguns pais até deixam os restos das frutas e comidas colocadas pelas crianças com algumas dentadas, para que sejam encontradas no dia seguinte pelos filhos.

Encontre seu imóvel com ShBarcelona

Na noite de 24 de dezembro, o Caga Tió é colocado junto à lareira, e as crianças são chamadas para iniciar a “cerimônia”.  Cada uma das crianças bate continuamente no Caga Tió com um pau, incentivando o tronco a “cagar” enquanto cantam esta canção: “Caga tió, Caga torró, Avellanes i mató, Si no cagues bé, Et daré un cop de bastó. Caga tió!“. Em português, a canção diz o seguinte: “Caga tronco, Caga torrão, Avelãs e queijo mató, Se você não cagar bem, Te bato com um pau. Caga tronco!

Artigo relacionado: Um típico Natal em Barcelona

Após a canção, as crianças saem correndo da sala. Neste momento, os pais deixam os presentes debaixo do cobertor. Quando tudo está preparado, os pais chamam as crianças de novo, que ficam encantadas por encontrar os presentes que o Caga Tió defecou.

Imagem de um Caga Tió na Fira de Santa Llúcia

Foto por Visual Hunt

Originalmente, os presentes eram coisas como doces, torrão ou pequenas lembranças. Hoje, alguns pais dão presentes de Natal na Espanha que, normalmente, são entregues no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis.

As cerimônias com o Caga Tió também acontecem em lugares públicos: são as chamadas “cagations populars“.

Ver imóveis de aluguel em Barcelona

Este famoso personagem das tradições do natal na Catalunha pode ser encontrado à venda, por exemplo, na Fira de Santa Llúcia e na Fira de Nadal de la Sagrada Família, duas feiras especializadas em decorações de Natal.

O que você acha do Caga Tió? Ele já esteve presente em seu Natal?

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Comentário

  • Paula, boa tarde, eu me chamo Vilma Servat, moro na cidade de Macapa, capital do Amapá, região norte do Brasil. Meu Bisavô ANTOINE SERVAT, nasceu em Biert, palmier, França, em 1854, seus pais Stefano Servat e Maria Picamala, segundo informações sao provenientes da Catalunha. procuro saber sobre como faço para pesquisar sobre isso na Espanha, se existe serviço gratuito para isso. Ficaria Grata de puder ser informada.

Deixe um comentário