blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

Tradições espanholas na Catalunha

Imagem de relógio com enfeites natalinos
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Os diferentes idiomas e estilos de vida fazem da Espanha um dos países, do ponto de vista cultural, mais ricos da Europa. Cada uma de suas regiões autônomas tem suas próprias festividades, personagens e tradições.

Na Catalunha, ainda comunidade autônoma, por exemplo, há a Castanyada, o Tió de Nadal, e l’Ou com balla, presentes na vida dos catalães há séculos. É importante, porém, destacar as tradições que, originalmente, não são catalãs, mas que marcam presença na Catalunha e nas demais comunidades da Espanha.

Neste artigo, ShBarcelona apresenta as tradições espanholas na Catalunha, que não são poucas.

Artigo relacionado: Diferenças e semelhanças entre Catalunha e Espanha

Cultura espanhola em terras catalãs

Imagem de representação dos três Reis Magos

Foto por Pixabay

A primeira das tradições centenárias vividas na Catalunha e na Espanha é a noite dos Reis Magos. Essa celebração, baseada na visita de três reis magos ao recém-nascido Jesus, e que portavam vários presentes, foi transformada em um dia para as crianças na Espanha durante o século XIX, similar à tradição do Dia de São Nicolau, comemorado em outros países.

Desde então, e sempre de acordo com a tradição, a noite de 5 de janeiro, durante o sono das crianças, é o momento em que os reis magos deixam presentes em diversas casas, atendendo aos desejos das crianças, expressos em cartas.

Somente as crianças que tiveram um bom comportamento ao longo do ano anterior ganham os presentes; por outro lado, as que se comportaram mal recebem carvão.

O dia 6 de janeiro, feriado, é celebrado pelas famílias com um doce conhecido como tortell, também chamado, em catalão, de Tortell de Reis. Apesar da cada vez mais marcante presença do personagem Papai Noel, os Reis Magos perduram no imaginário espanhol.

Imagem de passeata religiosa em época natalina

Foto por Visual Hunt

Outra das tradições celebradas na Espanha e na Catalunha é a Semana Santa. Trata-se da comemoração da paixão, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré. No território espanhol, são realizadas diversas procissões, e as mais destacadas acontecem nas regiões de Sevilla, Málaga e Valladolid. Elas são consideradas Festas de Interesse Turístico Internacionais.

Também presentes em Barcelona, apresentam diferentes imagens relacionadas à paixão e morte de Cristo, com passos característicos e compasso musical. Nas ruas, repletas de devotos e turistas, ressoam cânticos espontâneos chamados, em espanhol, de saetas, que impressionam e conferem ao ato religioso uma solenidade ainda maior.

As datas da Semana Santa são determinadas com base no calendário lunar. Ela começa no domingo posterior à primeira lua cheia do equinócio de março que, geralmente, cai entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã

A última das tradições espanholas presentes na Catalunha é a da véspera do Ano Novo, chamada na Espanha de Nochevieja. Muitas pessoas assistem, pela televisão, às doze badaladas enquanto comem doze uvas, uma por uma.

Tradicionalmente, a transmissão televisiva dessas badaladas acontece direto da Puerta del Sol, em Madrid. A tradição de comer uvas durante as doze badaladas data do final do século XIX, e existe uma superstição que diz o seguinte: se você não comer todas as doze uvas antes do término das doze badaladas, o ano seguinte será de má sorte.

O que acha dessas tradições?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário