blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Eventos

Viva a festa de Sant Joan em Barcelona

Escrito por Rodrigo

A festa de Sant Joan sempre foi uma das mais mágicas do cenário tradicional catalão. As festes del foc (festas do fogo), como também é conhecida essa tradição, acontecem em todo o território dos Països Catalans, que compreende a Catalunya, o País Valencià, e as Illes Balears. A realização da festa tem como objetivo celebrar a chegada do solstício de verão, e ainda que tenha uma origem pagã, recebeu da Igreja Católica o nome Sant Joan devido à coincidência com o nascimento de São João Batista. Cheia de diversão, alegria e mistério, a festa é celebrada de forma bastante numerosa na Ciudad Condal (como é conhecida Barcelona). E como toda grande celebração, a festa de Sant Joan tem uma comida típica, além dos característicos rituais e toda a vibração de um evento festivo que abre as portas para o verão. ShBarcelona conta para vocês como participar das atividades da festa de Sant Joan em Barcelona.

Artigo relacionado: Um verão bem passado em Barcelona

Sant Joan, rituais e alegria

Foto por elsbocs on Visual Hunt

A festa de Sant Joan é celebrada entre 23 e 24 de junho, sendo o dia de 23 o día de la verbena (ou dia de la revetlla) de Sant Joan. Durante a noite e até o amanhecer do dia 24, comemora-se com muita música, fogueira e artigos pirotécnicos. O misticismo e o prazer dessa noite combinam-se com a alegria pela chegada do verão, do bom tempo e dos dias de folga.

O fogo é considerado um elemento de purificação, e com ele, busca-se eliminar os maus presságios e deixar os maus momentos para trás; em outras palavras, eliminar a negatividade da vida. A noite mais curta do ano inicia um ciclo em que, pouco a pouco, os dias têm durações cada vez menores, até a chegada do solstício de inverno, cuja noite é a mais longa. A coca de Sant Joan, esponjosa e deliciosamente acompanhada por frutas cristalizadas, creme ou marzipã, é servida com um bom champanhe.

Artigo relacionado: Verão fresco: como refrescar suas férias em Barcelona

Atividades de Sant Joan em Barcelona

Foto por elsbocs on Visual Hunt

O maior destaque da noite de Sant Joan é o fogo. Por esse motivo, um dos momentos mais simbólicos da festa é o acendimento da Flama del Canigó, cujas chamas são espalhadas pelos diversos povoados e cidades dos territórios catalães. Em Barcelona, a chama chega à Plaça Sant Jaume, por onde personagens folclóricos conhecidos como Gegants i Capgrossos (Gigantes e Cabeçudos) desfilam, e onde são distribuídas as chamas para o acendimento das fogueiras de cada distrito de Barcelona. Por outro lado, cada bairro tem sua própria celebração, com refeições populares, e fogueiras com pessoas fantasiadas de diabo e dragão – seres típicos do folclore catalão –  dançando ao redor.

As informações sobre as atividades festivas podem ser obtidas nas prefeituras. Vale a pena lembrar que você pode celebrar Sant Joan nas praias de Barcelona. É bastante comum ver centenas de pessoas acendendo fogueiras e organizando festas nas areias até o amanhecer. Como sugestão para o café da manhã, recomendamos os populares churros com chocolate, outra deliciosa tradição.

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário