blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Bairros de Barcelona: Gótico

Escrito por Paula

Originalmente uma vila Romana, o Gótico é um bairro histórico. Constituído por várias ruas estreitas, este bairro no qual é fácil você perder. Mas não se preocupe, porque seja qual for a rua na qual você se encontrar, se olhar com atenção em volta e para cima, encontrará sempre algum detalhe arquitetônico que vale a pena ver.

Sendo um bairro que faz parte da história da cidade, poderá ser uma boa opção fazer uma visita guiada,  já que o guia saberá contar todos os detalhes dos acontecimentos passados nas ruas do Gótico.

3021955952_cb5ed4137c_zMas se você prefere explorar o bairro sozinho, existem pontos particulares que você não deve deixar de visitar.

Descendo por Las Ramblas você encontrará à esquerda a rua Portaferrissa, uma das portas de entrada à area medieval da cidade. Observe com atenção a decoração cerâmica que se encontra junto da fonte na entrada de Portaferrisa, que apresenta desenhos da antiga muralha e porta durante a Idade Média.

Já na Plaça del Pi você poderá visitar a igreja de Santa Maria del Pi, uma belíssima igreja dedicada à Virgem.

Em Plaça Nova poderá visitar outro monumento religioso, a Catedral de Barcelona.  Procure acedê-la através da Calle del Bisbe, já que poderá ver a única parte conservada da antiga basílica romana da Catedral. Aproveite para entrar pelo claustro e visitar o interior.

Seguindo pela Calle del Bisbe você encontrará El Palácio de La Generalitat, que apresenta uma fachada gótica decorada com imagens que contam a lenda de Sant Jordi. Não deixe de olhar para cima enquanto caminha para não perder a belíssima ponte/varanda de inspiração gótica.

Escondida por entre ruas estreitas você encontrará a Plaça d Sant Felip Neri, uma praça tranquila com árvores e uma fonte, na qual você poderá sentar e descansar durante alguns minutos.

2051272650_c3e0eeea05_zNa calle de Santa Lucia você poderá ver a Casa de L’Arcadiaca, uma antiga residência nobre do século XV. Não deixe de visitar o pátio interior e de subir ao primeiro andar para observar as gárgulas da Catedral.

Também no Bairro Gótico poderá visitar um segredo bem escondido: as colunas e base de um templo de Augusto na época romana. Para encontrá-las terá que ir até uma pequena rua, a calle Paradís.

Na Plaça del Rei estará pisando o que foi um centro de poder na época medieval. Aí se encontra o Palau Reial Major.

Um pouco mais adiante você encontrará a Plaça de Sant Jaume, sede do Ajuntament de Barcelona e da Generalitat de Catalunya, dois edifícios com belos traços arquitetônicos.

Por fim poderá visitar a Iglesia de Sant Just i Pastor, que possui a fonte mais antiga da cidade. Esta igreja possui ainda hoje capitéis bizantinos que hoje são usados como fontes batismais.

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário