blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Descobrir

Mitos e lendas de Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Em nossas infâncias, costumávamos pedir aos nossos pais que nos contassem histórias. Ficávamos entretidos com todas aquelas fantasias, personagens mágicos e mundos de infinitas possibilidades. Assim são, também, as mitologias, com deuses e heróis cujos poderes e feitos sempre alimentaram nosso imaginário. Entretanto, não precisamos ouvir ou ler sobre divindades para que nossa imaginação ganhe asas. Uma simples história sobre a Loira do Banheiro já é o suficiente para imaginarmos cenários assustadores.

No conhecimento popular catalão, existem muitas histórias que evocam lugares misteriosos e grandes acontecimentos. Conheça, a partir de agora, alguns dos principais mitos e lendas de Barcelona.

Artigo relacionado: Quatro curiosidades catalãs

As lendas sombrias das estações de metrô

As lendas das estações de metrô de Barcelona

Foto por Carla Delgado Arenas via Visualhunt

Segundo as lendas urbanas de Barcelona, a Estació de Rocafort, da L1 do Metrô de Barcelona, é mal-assombrada. Conta-se que, após uma estranha onda de suicídios nessa estação, os operários teriam visto pessoas caminhando pelas plataformas em horários posteriores à passagem do último trem, quando o acesso ao público já havia terminado. Seja por esse motivo ou não, comenta-se que muitos operários recusam-se a trabalhar no horário noturno da estação de Rocafort.

A Estació de Rocafort não é a única que guarda mistérios. Localizada sob a Avenida Gaudí, em frente à Sagrada Família, a Estació Gaudí é considerada uma “estação fantasma”. Construída em 1968, jamais entrou em funcionamento. Entretanto, diz-se que pessoas e sombras estranhas podem ser vistas esperando pela passagem do trem.

Artigo relacionado: Guia para economizar no transporte público de Barcelona

A origem mitológica de Barcelona

De acordo com a mitologia, Barcelona foi fundada por Hércules

Foto por _rita_ via VisualHunt

Barcelona respira, por meio de cada monumento histórico, a grandeza que caracteriza as maiores cidades do mundo. Desde seu passado, a capital da Catalunha sempre foi um centro dos grandes acontecimentos. O primeiro deles foi, precisamente, o momento de sua fundação. De acordo com as fontes ligadas aos estudos sobre mitologia, a metrópole catalã foi fundada pelo herói Hércules.

O lendário personagem da mitologia grega havia recebido uma difícil missão: encontrar uma espécie de lã dourada de um carneiro com asas e dons especiais. Hércules e o restante dos tripulantes partiram pelo Mar Mediterrâneo, espalhados em nove embarcações. Uma tempestade, porém, atrapalhou os planos da tripulação.

A busca pelas embarcações não obteve êxito total, já que somente oito foram encontradas. A Hércules coube a responsabilidade de encontrar a nona embarcação. Ela havia encalhado nas proximidades da colina Montjuïc. Ao encontrá-la, Hércules e seus tripulantes encantaram-se pela beleza do local, e resolveram fundar lá a cidade de Barca Nona (nono barco), a atual Barcelona.

Está à procura de um lugar em Barcelona para morar? Conte com a ajuda do ShBarcelona!

Mitos e lendas de Barcelona
Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Rodrigo é escritor, blogueiro e professor de catalão, espanhol e inglês.

Deixe um comentário