Em nossas infâncias, costumávamos pedir aos nossos pais que nos contassem histórias. Ficávamos entretidos com todas aquelas fantasias, personagens mágicos e mundos de infinitas possibilidades. Assim são, também, as mitologias, com deuses e heróis cujos poderes e feitos sempre alimentaram nosso imaginário.
Entretanto, não precisamos ouvir ou ler sobre divindades para que nossa imaginação ganhe asas. Uma simples história sobre a Loira do Banheiro já é o suficiente para imaginarmos cenários assustadores. No conhecimento popular catalão, existem muitas histórias que evocam lugares misteriosos e grandes acontecimentos. Neste artigo, ShBarcelona apresenta alguns dos principais mitos e lendas mitológicas de Barcelona.
Artigo relacionado: Quatro curiosidades catalãs
As lendas sombrias das estações de metrô
Segundo as lendas urbanas de Barcelona, a Estació de Rocafort, da L1 do Metrô de Barcelona, é mal-assombrada. Conta-se que, após uma estranha onda de suicídios nessa estação, os operários teriam visto pessoas caminhando pelas plataformas em horários posteriores à passagem do último trem, quando o acesso ao público já havia terminado. Seja por esse motivo ou não, comenta-se que muitos operários recusam-se a trabalhar no horário noturno da estação de Rocafort.
A Estació de Rocafort não é a única que guarda mistérios. Localizada sob a Avenida Gaudí, em frente à Sagrada Família, a Estació Gaudí é considerada uma “estação fantasma”. Construída em 1968, jamais entrou em funcionamento. Entretanto, diz-se que pessoas e sombras estranhas podem ser vistas esperando pela passagem do trem.
Quer alugar o seu imóvel? Contate-nos!
Artigo relacionado: Guia para economizar no transporte público de Barcelona
A origem mitológica de Barcelona
Barcelona respira, por meio de cada monumento histórico, a grandeza que caracteriza as maiores cidades do mundo. Desde seu passado, a capital da Catalunha sempre foi um centro dos grandes acontecimentos. O primeiro deles foi, precisamente, o momento de sua fundação. De acordo com as fontes ligadas aos estudos sobre mitologia, a metrópole catalã foi fundada pelo herói Hércules.
O lendário personagem da mitologia grega havia recebido uma difícil missão: encontrar uma espécie de lã dourada de um carneiro com asas e dons especiais. Hércules e o restante dos tripulantes partiram pelo Mar Mediterrâneo, espalhados em nove embarcações. Uma tempestade, porém, atrapalhou os planos da tripulação.
A busca pelas embarcações não obteve êxito total, já que somente oito foram encontradas. A Hércules coube a responsabilidade de encontrar a nona embarcação. Ela havia encalhado nas proximidades da colina Montjuïc. Ao encontrá-la, Hércules e seus tripulantes encantaram-se pela beleza do local, e resolveram fundar lá a cidade de Barca Nona (nono barco), a atual Barcelona. Também há o time de lendas do Barcelona, que brilhou intensamente por vários anos no futebol europeu, mas isso é outra história…
Conhece outros mitos e lendas de Barcelona?