blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

10 edifícios modernistas em Barcelona que tem de visitar

Edifícios modernistas em Barcelona
Escrito por Rúben Oliveira

Barcelona é uma cidade cheia de tesouros arquitetónicos, e um dos estilos que mais se destaca na sua paisagem urbana é o modernismo catalão. Inspirado pelo génio de Antoni Gaudí e outros arquitetos visionários, este movimento deixou a sua marca na cidade.

Se está de visita à cidade, a ShBarcelona convida-o a descobrir os seguintes edifícios modernistas em Barcelona, que temos a certeza que vai adorar!

10 exemplos de arquitetura modernista em Barcelona

Casa Vicens Gaudí

Começamos a nossa visita com uma das primeiras obras de Gaudí, a Casa Vicens. Construída entre 1883 e 1888, esta casa é um exemplo excecional da criatividade do arquiteto. Declarada Património da Humanidade pela UNESCO, a Casa Vicens irá cativá-lo com a sua fachada repleta de mosaicos coloridos inspirados na natureza e na geometria.

Os interiores não ficam atrás, com uma atenção cuidada aos pormenores e à integração da luz natural. Passear pelos corredores desta casa transportá-lo-á para um mundo de fantasia e beleza inigualável.

Casa Vicens Gaudí

Casa Vicens Gaudí

Casa Les Punxes

Continuamos com a misteriosa Casa de les Punxes, também conhecida como Casa Terradas, projectada pelo arquiteto Josep Puig i Cadafalch. Construída entre 1903 e 1905, esta vivenda tem uma fachada de tijolo vermelho com torres pontiagudas que evocam um estilo medieval.

O seu design arquitetónico único e a sua rica ornamentação farão com que se sinta como se estivesse num conto de fadas. Também oferece uma espetacular vista panorâmica da cidade a partir do seu terraço.

Casa Les Punxes

Casa Les Punxes

Casa Comalat

Este edifício, situado no coração do modernismo catalão, é um exemplo impressionante do talento de Salvador Valeri i Pupurull. Construída entre 1909 e 1911, a Casa Comalat destaca-se pela sua fachada ricamente decorada com cerâmicas e esculturas que captam a essência da arquitetura modernista de Barcelona.

Cada pormenor, desde as balaustradas de ferro forjado até aos vitrais, reflecte a dedicação e a perícia dos artesãos envolvidos na sua construção. A Casa Comalat é um oásis de beleza no meio da azáfama da cidade e uma visita obrigatória para os amantes do modernismo.

Casa Comalat

Casa Comalat

Casa Ferran Guardiola

Outra joia do modernismo catalão é a Casa Ferran Guardiola, obra do arquiteto Juan Guardiola. Construída em 1929 para ser a casa do seu irmão Ferran, destaca-se pela sua elegância e sofisticação. O interior da Casa Ferran Guardiola é igualmente impressionante, com uma decoração que combina elementos clássicos e modernistas.

Para além do seu valor arquitetónico, este edifício está protegido pelo IPAC (Bé Integrant del Patrimoni Arquitectònic de Catalunya).

Casa Ferran Guardiola

Casa Ferran Guardiola

Artigo relacionado: Barcelona em 2 dias: o que ver e fazer?

Casa Sayrach

Outro dos edifícios mais tardios a adotar a arquitetura modernista em Barcelona é a Casa Sayrach, construída entre 1918 e 1920. Esta casa, situada na Avenida Diagonal, destaca-se pelo seu design imponente e ornamentação detalhada. A obra foi assinada por Gabriel Borrell, mas o projeto foi concebido por Manuel Sayrach.

Sayrach ainda não tinha terminado a sua licenciatura na altura da construção, pelo que não podia assinar como arquiteto. A Casa Sayrach é um exemplo claro da exuberância e originalidade do modernismo catalão.

Casa Sayrach

Casa Sayrach

Casa Pàdua 75

Projetado pelo arquiteto Jeroni F. Granell, o edifício Pàdua 75 é uma obra-prima do modernismo catalão. Construído em 1903, este edifício destaca-se pela sua originalidade e pela sua excelente combinação de cores. O edifício, que foi outrora a sede de uma fábrica de perfumes, destaca-se pela sua paleta verde e magenta.

O edifício Pàdua 75 é um exemplo perfeito de como o modernismo catalão procurou romper com os estilos arquitetónicos tradicionais e criar obras únicas e inovadoras.

Casa Pàdua 75

Casa Pàdua 75

Casa Batlló

Esta joia arquitetónica, concebida por Antoni Gaudí, é outro exemplo do modernismo catalão que provavelmente já conhece. Foi remodelado entre 1904 e 1906 por Gaudí, a pedido de Josep Batlló. Depois de o empresário Batlló ter ficado fascinado com esta obra, recomendou ao seu amigo, Pedro Milà, que Antoni Gaudí construísse a popular Casa Milà.

O edifício, situado no Paseo de Gràcia, tem uma superfície de 4300 m2 distribuídos por 6 andares. Uma fachada incrível, um interior com janelas cuidadosamente decoradas e um terraço com muita personalidade.

Casa Batlló

Casa Batlló

Casa Milà

Também conhecido como La Pedrera, é um edifício modernista desenhado pelo arquiteto Antoni Gaudí, também localizado no Passeig de Gràcia. Foi construído entre 1906 e 1910 e, desde a sua abertura ao público em 1987, recebeu mais de 20 milhões de visitas.

É um exemplo claro da fase naturalista do arquiteto, inspirado nas formas orgânicas da natureza, acrescentando-lhe também uma grande liberdade criativa e uma criação ornamental imaginativa.

Casa Milà

Casa Milà

Casa Amatller

No coração de Barcelona, encontra-se a Casa Amatller, projectada por Josep Puig i Cadafalch. Construída em 1898, esta casa é um testemunho da vida quotidiana no início do século XX. Para além de visitar este edifício, pode explorar o Museu do Chocolate Amatller e provar deliciosos chocolates artesanais.

A sua fachada repleta de simbolismo, os seus numerosos elementos decorativos e o seu interior transportá-lo-ão para esses tempos.

Casa Amatller

Casa Amatller

Casa Lleó Morera

Terminamos a nossa visita com uma obra-prima de Lluís Domènech i Muntaner, a Casa Lleó Morera. Construída entre 1902 e 1905, esta casa é um exemplo excecional do modernismo catalão no seu melhor. A sua fachada, com os seus impressionantes pormenores escultóricos, é um tributo à natureza e à criatividade humana.

É o terceiro elemento da Manzana de la Discordia de Barcelona (juntamente com a Casa Batlló e a Casa Amatller) e representa a elegância nos seus detalhes.

Casa Lleó Morera

Casa Lleó Morera

E aqui ficam as nossas recomendações de edifícios modernistas que deve visitar se estiver em Barcelona. Já conhecia alguns dos edifícios acima? Quer a resposta seja sim ou não, diga-nos qual deles chamou mais a sua atenção.

Sobre o autor

Rúben Oliveira

Deixe um comentário