blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Cultura

Diferenças e semelhanças entre Catalunha e Espanha

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Há coisas, pessoas e fatos que são originalmente da Catalunha. Outras, por outro lado, se destacam fora do solo catalão. As diferenças entre Catalunha e Espanha vão muito além da rivalidade esportiva entre FC Barcelona e Real Madri. As semelhanças superam as linhas por onde passam as letras do castelhano.

Neste artigo, listamos as principais diferenças e semelhanças entre Catalunha e Espanha. Caso desejem acrescentar alguma característica que assemelhe ou diferencie as duas regiões, envie-nos um comentário.

Artigo relacionado: Trabalhar em Barcelona sem falar espanhol?

Diferenças e semelhanças no campo artístico

O primeiro ponto em comum entre Catalunha e Espanha é o marcante legado artístico. Aqui, destacaremos quatro deles: a literatura, a pintura, a música, e a dança.

Literatura

Tanto a literatura da Catalunha como a da Espanha possuem grandes representantes

Foto por tgrauros on Visual Hunt

As obras El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha, Soledades e La casa de Bernarda Alba foram produzidas, respectivamente, por Miguel de Cervantes (Alcalá de Henares, Madrid), Antonio Machado (Sevilla) e Federico García Lorca (Granada, Andaluzia). Grandes obras, entre outras, criadas por grandes escritores que não nasceram na Catalunha.

A literatura catalã, por sua vez, tem seu grande início escrito por Ramon Llull, considerado o criador da prosa literária em catalão, e cuja produção escrita não esteve limitada a somente um gênero literário. Ao longo dos séculos posteriores, destacaram-se nomes como Jacint Verdaguer, Joan Maragall, Miquel Martí i Pol, Enric Larreula e Màrius Serra.

Pintura

Da Catalunha e da Espanha saíram algumas das pinturas mais conhecidas mundialmente. A obra Las Meninas, por exemplo, foi pintada por Diego Velázquez (Sevilla). O quadro La persistència de la memòria foi idealizado e retratado pela genialidade do catalão Salvador Dalí (Figueres). O pintor Pablo Picasso nasceu em Málaga, mas foi na Catalunha onde sua produção artística ganhou proporções de enorme magnitude. Joan Miró é outro grande nome da pintura catalã e da arte surrealista. Não podemos, logicamente, esquecer Francisco de Goya (Zaragoza), que pintou El Tres de Mayo, La maja desnuda e La Familia de Carlos IV.

Música

Joan Manuel Serrat, ícone da música na Catalunha

Foto por Biblioteca i Documentació on Visual Hunt

As músicas internacionais que mais chegam aos ouvidos dos brasileiros são de origem americana e inglesa. Entretanto, dois cantores de Madri conseguiram sucesso mundial: Alejandro Sanz e Julio Iglesias.

A música catalã tem ganhado maior difusão com as possibilidades que a Internet e o YouTube oferecem. Joan Manuel Serrat e Lluís Llach são dois dos maiores ícones da história da produção musical na Catalunha. Têm destaque, também, bandas como Blaumut, Els Catarres, Txarango, Sopa de Cabra e Els Pets.

Dança

A dança é outro campo artístico cuja beleza aproxima Catalunha e Espanha, mas as distancia quanto aos tipos. O baile flamenco, por exemplo, é tipico da região espanhola de Andaluzia. E quando falamos do flamenco, não podemos esquecer de mencionar Paco de Lucía, premiado compositor e guitarrista de flamenco nascido em Cádiz, região andaluza.

Na Catalunha, a dança mais tradicional é a sardana, e é considerada um dos principais símbolos da identidade catalã. A título de curiosidade, a sardana é tipicamente bailada pelos jogadores do FC Barcelona, em campo, ao conquistarem um título.

Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã

Catalunha e Espanha nas datas, culinária e idiomas

Diferenças e semelhanças à parte, a tortilla de patatas é um delicioso prato degustado em todas as regiões da Catalunha e da Espanha

Foto por beginveganbegun on Visual Hunt

Existem alguns feriados que são comemorados apenas na Catalunha. Um deles é a Diada de Sant Esteve, comemorado no dia 26 de dezembro, e considerado parte das celebrações natalinas catalãs. O dia 24 de setembro, por exemplo, é exclusivamente catalão: nesse dia, é celebrada a Festa Major de la Mercè, a padroeira de Barcelona.

Em relação à culinária, existem alguns pratos com toques típicos da Catalunha, como o pa amb tomàquet (pão com tomate). Outra receita originalmente catalã é a escudella amb carn d’olla, uma sopa com diferentes tipos de carne, verduras e fideus. A tortilla de patatas, por outro lado, é um prato consumido em qualquer parte da Catalunha e da Espanha. Por sua vez, os pintxos, ainda que encontrados em numerosos bares catalães, simbolizam a gastronomia basca.

Linguisticamente, Catalunha e Espanha compartilham o castelhano. O que diferencia as regiões é a língua catalã, que compartilha com o castelhano, o português, o italiano, o francês, o romeno, o galego, o occitano e o sardo a mesma origem.

Está à procura de um lugar em Barcelona para morar? Conte com a ajuda do ShBarcelona!

* Foto principal Francesc_2000 on Visual Hunt

Diferenças e semelhanças entre Catalunha e Espanha
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Rodrigo é escritor, blogueiro e professor de catalão e inglês.

Deixe um comentário