blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

Diferenças e semelhanças entre Catalunha e Espanha

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Há coisas, pessoas e fatos que são originalmente da Catalunha. Outras, por outro lado, se destacam fora do solo catalão. As diferenças entre Catalunha e Espanha vão muito além da rivalidade esportiva entre FC Barcelona e Real Madri. As semelhanças superam as linhas por onde passam as letras do castelhano.

Neste artigo, ShBarcelona apresenta as principais diferenças e semelhanças entre Catalunha e Espanha. Caso desejem acrescentar alguma característica que assemelhe ou diferencie as duas regiões, envie-nos um comentário.

Artigo relacionado: Trabalhar em Barcelona sem falar espanhol?

Diferenças e semelhanças no campo artístico

O primeiro ponto em comum entre Catalunha e Espanha é o marcante legado artístico. Aqui, destacaremos quatro deles: a literatura, a pintura, a música, e a dança.

Literatura

Tanto a literatura da Catalunha como a da Espanha possuem grandes representantes

Foto por Visual Hunt

As obras El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha, Soledades e La casa de Bernarda Alba foram produzidas, respectivamente, por Miguel de Cervantes (Alcalá de Henares, Madrid), Antonio Machado (Sevilla) e Federico García Lorca (Granada, Andaluzia). Grandes obras, entre outras, criadas por grandes escritores que não nasceram na Catalunha.

A literatura catalã, por sua vez, tem seu grande início escrito por Ramon Llull, considerado o criador da prosa literária em catalão, e cuja produção escrita não esteve limitada a somente um gênero literário. Ao longo dos séculos posteriores, destacaram-se nomes como Jacint Verdaguer, Joan Maragall, Miquel Martí i Pol, Enric Larreula e Màrius Serra.

Pintura

Da Catalunha e da Espanha saíram algumas das pinturas mais conhecidas mundialmente. A obra Las Meninas, por exemplo, foi pintada por Diego Velázquez (Sevilla). O quadro La persistència de la memòria foi idealizado e retratado pela genialidade do catalão Salvador Dalí (Figueres). O pintor Pablo Picasso nasceu em Málaga, mas foi na Catalunha onde sua produção artística ganhou proporções de enorme magnitude. Joan Miró é outro grande nome da pintura catalã e da arte surrealista. Não podemos, logicamente, esquecer Francisco de Goya (Zaragoza), que pintou El Tres de Mayo, La maja desnuda e La Familia de Carlos IV.

Música

Joan Manuel Serrat, ícone da música na Catalunha

Foto por Visual Hunt

As músicas internacionais que mais chegam aos ouvidos dos brasileiros são de origem americana e inglesa. Entretanto, dois cantores de Madri conseguiram sucesso mundial: Alejandro Sanz e Julio Iglesias.

A música catalã tem ganhado maior difusão com as possibilidades que a Internet e o YouTube oferecem. Joan Manuel Serrat e Lluís Llach são dois dos maiores ícones da história da produção musical na Catalunha. Têm destaque, também, bandas como Blaumut, Els Catarres, Txarango, Sopa de Cabra e Els Pets.

Dança

A dança é outro campo artístico cuja beleza aproxima Catalunha e Espanha, mas as distancia quanto aos tipos. O baile flamenco, por exemplo, é tipico da região espanhola de Andaluzia. E quando falamos do flamenco, não podemos esquecer de mencionar Paco de Lucía, premiado compositor e guitarrista de flamenco nascido em Cádiz, região andaluza.

Na Catalunha, a dança mais tradicional é a sardana, e é considerada um dos principais símbolos da identidade catalã. A título de curiosidade, a sardana é tipicamente bailada pelos jogadores do FC Barcelona, em campo, ao conquistarem um título.

Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã

Catalunha e Espanha nas datas, culinária e idiomas

Diferenças e semelhanças à parte, a tortilla de patatas é um delicioso prato degustado em todas as regiões da Catalunha e da Espanha

Foto por Visual Hunt

Existem alguns feriados que são comemorados apenas na Catalunha. Um deles é a Diada de Sant Esteve, comemorado no dia 26 de dezembro, e considerado parte das celebrações natalinas catalãs. O dia 24 de setembro, por exemplo, é exclusivamente catalão: nesse dia, é celebrada a Festa Major de la Mercè, a padroeira de Barcelona.

Em relação à culinária, existem alguns pratos com toques típicos da Catalunha, como o pa amb tomàquet (pão com tomate). Outra receita originalmente catalã é a escudella amb carn d’olla, uma sopa com diferentes tipos de carne, verduras e fideus. A tortilla de patatas, por outro lado, é um prato consumido em qualquer parte da Catalunha e da Espanha. Por sua vez, os pintxos, ainda que encontrados em numerosos bares catalães, simbolizam a gastronomia basca.

Linguisticamente, Catalunha e Espanha compartilham o castelhano. O que diferencia as regiões é a língua catalã, que compartilha com o castelhano, o português, o italiano, o francês, o romeno, o galego, o occitano e o sardo a mesma origem.

Conhece outras diferenças e semelhanças entre Catalunha e Espanha?

* Foto principal Francesc_2000 on Visual Hunt

Diferenças e semelhanças entre Catalunha e Espanha
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Além de escrever e traduzir, Rodrigo ensina três idiomas: inglês, catalão e espanhol.

Deixe um comentário