blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

Casa Lleó i Morera

Escrito por Paula

Situada no número 35 de Passeig de Gracia, a Casa Lleó i Morera se apresenta como um edifício modernista cheio de encanto que vale a pena visitar.

Em 1902 o arquitecto Lluís Domènech i Montaner inciou seu trabalho de reforma na antiga casa Rocamora, um projeto encomendado por Francesca Morera i Ortiz. O arquitecto reconstruiu a casa com ajuda de um grupo de artistas e artesãos famosos:

interiorEusebi Arnau i Mascort, escultor. Eusebi criou as esculturas que existiam na fachada, removidas aquando de mais uma renovação do edifício em 1943.

Mario Maragliano Navone, mosaicista italiano. Trabalhou os mosaicos do piso da casa juntamente com Lluís Brú i Salelles.

Lluís Brú i Salelles, mosaicista. Trabalhou a cerâmica e mosaicos da escada e do andar principal.

Antoni Rigalt i Blanch, pintor, desenhista, vidreiro. Responsável pelos vitrais da casa, com especial destaque para o enorme vitral da parte posterior da casa que representa a árvore da vida.

Antoni Serra i Fiter, pintor e ceramista. Trabalhou na cerâmica e mosaicos da sala de jantar que apresentam cenas campestres.

Gaspar Homar i Mezquida, decorador e ebanista. Gaspar desenhou todo o mobiliário de la casa, que foi posteriormente levado para o Museu Nacional de Arte de Cataluña.

Joan Carreras i Farré, escultor. Participou na criação da Adoración de los Reyes.

Antoni Juyol i Bach, escultor. Trabalhou nas esculturas da fachada e do interior e na decoração do pequeno templo que coroa a casa.

ovoA Casa Lleó i Morera está aberta a visitas de Terça a Domingo. As visitas guiadas são feitas por um guia especializado em arte e história, oferecidas em castelhano, catalão e inglês. Os seus horários são:

12:00 e 18:00 em catalão.

17:00 em castelhano.

11:00 em inglês.

Os visitantes podem escolher entre a modalidade de visita guiada de 60 minutos, visita express de 30 minutos ou fazer uma visita guiada para o seu grupo, escolhendo o horário e idioma.

Os visitantes deverão comprar os bilhetes online, já que não são vendidos bilhetes diretamente na casa. O preço de uma entrada individual é de 15€ ou 13.50€ para menores de 25 e maiores de 65. Crianças até 12 anos entram de forma gratuita (apenas uma entrada gratuita por família).

Para chegar à Casa Lleó i Morera poderá utilizar o ônibus 7, 16, 22, 24 ou 28. Também poderá usar a Linha Verde (L3) do metrô, saindo na estação Passeig de Gràcia.

Avalie este post

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário