blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Como instalar a internet no seu apartamento novo

Roteador para distruição internet no aoartamento
Escrito por Marcel

Atualmente, a internet constitui um dos serviços básicos de qualquer apartamento. Por isso, será um dos pirmeiros trâmites a serem feitos quando você se mudar ao novo domícilio. Neste artigo explicamos para você como fazê-lo e o que precisa ter em conta.

Requerimentos para contratar a internet no seu domícilio

  1. Você precisa comprovar a cobertura de fibra disponível para determinar exatamente qual tipo de tarifa é necessária.
  2. A acessibilidade do domicílio para poder realizar a instalação da fibra.
  3. O contrato deve estar em nome de um indíviduo em particular ou em nome de uma empresa.
  4. Possuir uma conta bancária para por em débito automático o pagamento dos serviços.

Documentação a ser apresentada

Para poder solicitar o serviço de instalação de internet ou a portabilidade dos serviços, você deve entregar uma série de dados pessoais para a empresa:

  • DNI/NIE
  • Nome, sobrenome e data de nascimento do titular
  • O endereço onde será realizada a instalação
  • Número de telefone, se você deseja realizar uma portabilidade
  • Indicar os números de telefone tanto das linhas móveis como das fixas que queira conservar e o número associado da conexão a internet se deseja mantê-lo
  • Telefone de contato do titular da linha
  • Email pertencente à pessoa que será estabelecida como a titular
Documentação para contratar internet

Foto via Unsplash

A fibra ótica como melhor opção

Dentro do mercado dos serviços de internet existem várias opções para escolher, no entanto, atualmente a melhor opção para ter uma boa conexão é a internet via fibra ótica. Se realmente quisermos optar por esse tipo de serviço, temos que fazer o seguinte:

  • Pesquisar pelas várias operadoras que se encontram no mercado e escolher àquelas que tenham uma relação justa entre preço-rendimento da fibra ótica.
  • Analisar o consumo habitual de internet dos moradores do apartamento. Se precisarmos de vários produtos, tais como a fibra, os celulares e a TV, podemos contratá-los juntos através de pacotes que incluem internet, tv e celular. Incluí-los na mesma contratação pode significar um preço menor comparado a contratação por separado.
  • Determinar aproximadamente qual velocidade de conexão precisaremos tendo como base o consumo habitual. No caso de um apartamento comum, a fibra de 1GB é mais do que suficiente.

Lembre dessas características da fibra ótica

Para nos assegurar que contratamos os serviços que precisamos para cobrir nossas necessidades, precisamos ter em conta:

O tipo de cabeamento

  • FTT: é atualmente o melhor tipo de cabeamento que você adquirir, já que proporciona ao domicílio todos os megas que foram contratados de maneira íntegra.

A velocidade

  • Simetria: ter a mesma velocidade de upload e download. É proporcionado pelo tipo de cabeado FTTH.

A empresa que fornece o cabeamento

  • Direta: se a caixa terminal de fibra ótica instalada no domicílio ou no edíficio pertence a mesma empresa que temos contratado os serviços.
  • Indireta: se tal caixa terminal é propriedade de uma operadora diferente da que temos contratada.
  • serviços de aluguer para proprietários de apartamentos em barcelona

 

Como escolher a melhor operadora

A maioria sabe de cor quais são as quatro empresas que dominam o território nacional, mas também existem as denominadas empresas virtuais ou empresas low cost.

Para escolher a melhor para o nosso domicílio, o mais aconselhável é saber qual delas predomina no local que vivemos. Desta forma, poderemos conseguir cobertura máxima de internet em casa.

Além disso, contar com um comparador de fibra, onde uma equipe de profissionais nos aconselhe e nos guie em todo este processo é uma boa ideia. Eles irão analisar qual tipo de tarifa que melhor se encaixa nas necessidades do nosso domícilio, buscando sempre a mais econômica. Você tem ou conhece alguma dica a mais para este processo? Aqui em ShBarcelona nós queremos saber.

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário