blog shbarcelona catal√†   blog shbarcelona espa√Īol   blog shbarcelona fran√ßais   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Como instalar a internet no seu apartamento novo

Roteador para distruição internet no aoartamento
Escrito por Marcel

Atualmente, a internet constitui um dos servi√ßos b√°sicos de qualquer apartamento. Por isso, ser√° um dos pirmeiros tr√Ęmites a serem feitos quando voc√™ se mudar ao novo dom√≠cilio. Neste artigo explicamos para voc√™ como faz√™-lo e o que precisa ter em conta.

Requerimentos para contratar a internet no seu domícilio

  1. Você precisa comprovar a cobertura de fibra disponível para determinar exatamente qual tipo de tarifa é necessária.
  2. A acessibilidade do domicílio para poder realizar a instalação da fibra.
  3. O contrato deve estar em nome de um indíviduo em particular ou em nome de uma empresa.
  4. Possuir uma conta bancária para por em débito automático o pagamento dos serviços.

Documentação a ser apresentada

Para poder solicitar o serviço de instalação de internet ou a portabilidade dos serviços, você deve entregar uma série de dados pessoais para a empresa:

  • DNI/NIE
  • Nome, sobrenome e data de nascimento do titular
  • O endere√ßo onde ser√° realizada a instala√ß√£o
  • N√ļmero de telefone, se voc√™ deseja realizar uma portabilidade
  • Indicar os n√ļmeros de telefone tanto das linhas m√≥veis como das fixas que queira conservar e o n√ļmero associado da conex√£o a internet se deseja mant√™-lo
  • Telefone de contato do titular da linha
  • Email pertencente √† pessoa que ser√° estabelecida como a titular
Documentação para contratar internet

Foto via Unsplash

A fibra ótica como melhor opção

Dentro do mercado dos servi√ßos de internet existem v√°rias op√ß√Ķes para escolher, no entanto, atualmente a melhor op√ß√£o para ter uma boa conex√£o √© a internet via fibra √≥tica. Se realmente quisermos optar por esse tipo de servi√ßo, temos que fazer o seguinte:

  • Pesquisar pelas v√°rias operadoras que se encontram no mercado e escolher √†quelas que tenham uma rela√ß√£o justa entre pre√ßo-rendimento da fibra √≥tica.
  • Analisar o consumo habitual de internet dos moradores do apartamento. Se precisarmos de v√°rios produtos, tais como a fibra, os celulares e a TV, podemos contrat√°-los juntos atrav√©s de pacotes que incluem internet, tv e celular. Inclu√≠-los na mesma contrata√ß√£o pode significar um pre√ßo menor comparado a contrata√ß√£o por separado.
  • Determinar aproximadamente qual velocidade de conex√£o precisaremos tendo como base o consumo habitual. No caso de um apartamento comum, a fibra de 1GB √© mais do que suficiente.

Lembre dessas características da fibra ótica

Para nos assegurar que contratamos os serviços que precisamos para cobrir nossas necessidades, precisamos ter em conta:

O tipo de cabeamento

  • FTT: √© atualmente o melhor tipo de cabeamento que voc√™ adquirir, j√° que proporciona ao domic√≠lio todos os megas que foram contratados de maneira √≠ntegra.

A velocidade

  • Simetria: ter a mesma velocidade de upload e download. √Č proporcionado pelo tipo de cabeado FTTH.

A empresa que fornece o cabeamento

  • Direta: se a caixa terminal de fibra √≥tica instalada no domic√≠lio ou no ed√≠ficio pertence a mesma empresa que temos contratado os servi√ßos.
  • Indireta: se tal caixa terminal √© propriedade de uma operadora diferente da que temos contratada.
  • servi√ßos de aluguer para propriet√°rios de apartamentos em barcelona

 

Como escolher a melhor operadora

A maioria sabe de cor quais são as quatro empresas que dominam o território nacional, mas também existem as denominadas empresas virtuais ou empresas low cost.

Para escolher a melhor para o nosso domicílio, o mais aconselhável é saber qual delas predomina no local que vivemos. Desta forma, poderemos conseguir cobertura máxima de internet em casa.

Al√©m disso, contar com um comparador de fibra, onde uma equipe de profissionais nos aconselhe e nos guie em todo este processo √© uma boa ideia. Eles ir√£o analisar qual tipo de tarifa que melhor se encaixa nas necessidades do nosso dom√≠cilio, buscando sempre a mais econ√īmica. Voc√™ tem ou conhece alguma dica a mais para este processo? Aqui em ShBarcelona¬†n√≥s queremos saber.

Sobre o autor

Marcel

Deixe um coment√°rio