blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Relaxe

Terapia pela dança

Escrito por Paula

A dançaterapia é uma técnica que une a dança e a psicologia para trabalhar problemas de saúde e psicológicos usando um processo de integração psicofísica.

dt2Através desta técnica as pessoas podem manifestar o que sentem por dentro com movimento e criatividade, o que ajuda ao desenvolvimento da sensibilidade e aceitação própria e dos outros. A dançaterapia oferece a cada um a possibilidade de quebrar preconceitos e regras, gerando espaço para alegria, confiança e segurança.

Um professor de dançaterapia trabalha em diversos campos: o campo pedagógico, o campo recreativo, o campo de reabilitação e o campo clínico. A função do dançaterapeuta é a abertura de canais de comunicação de cada pessoa através da música, do silêncio, do jogo, da escrita, da palavra e do humor. Um bom dançaterapeuta saberá sempre gerar confiança no grupo, escutar a cada um sem julgar e organizar o trabalho corporal de cada pessoa através de diferentes estímulos criativos.

A dançaterapia pode ser utilizada para o tratamento de diferentes situações como:

Cegueira em adultos ou crianças. Aqui a dançaterapia funciona como ferramenta para despertar a expressividade, ajudando também a romper com a rigidez física a que as pessoas cegas normalmente estão acostumadas.

Surdez ou hipoacusia. O uso deste método permite descobrir a linguagem encerrada dentro do corpo para que possa dançar com palavras, formas, cores e ritmos seguindo a expressão individual de cada indivíduo.

Deficiência mental ou física. A dançaterapia observa a patologia e propõe formas de expressão apropriadas ao problema. Este é um método que se foca principalmente nas pessoas, permitindo que se manifestem seja qual for a sua condição.

Transtornos alimentares. Normalmente as pessoas que sofrem de problemas como bulimia, anorexia e até obesidade desenvolvem transtornos porque sofrem de baixa autoestima e problemas interpessoais que acabam por gerar uma imagem distorcida do seu próprio corpo. A dançaterapia ajuda estas pessoas a transformarem a tensão, ansiedade e tristeza em sentimentos positivos, gerando equilíbrio emocional.

Este método também é usado par combater o stress, a timidez, o isolamento, a neurose, a melancolia e a depressão.

Em Barcelona existem diversos lugares nos quais pode experimentar a dançaterapia.

Psiquesoma

Calle Diputación 322

dt3Artemisa BCN – Multispai artistic 

C/ Regás 33

Danza Movimiento Terápia

Via Laietana 54.

Elena Dueslo Pla

Zona esquerra de l’Eixample e Manresa

Montse Marti Gasch  

Sagrada Familia y Granollers

 

 

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário