blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Gastronomia

Como Astérix entre javalis em Barcelona

Escrito por Clarissa

Não é bem assim como viver um cotidiano de Astérix e Obélix, mas que tem javalis à solta pela cidade, isso tem. Embora seja um problema sério, alguns relatos chegam a ser divertidos. Um cidadão, por exemplo, bateu o carro contra um javali e conseguiu do governo uma indenização de mil euros. O acidente foi dentro núcleo urbano de Barcelona e o juiz considerou que as autoridades estão colocando as pessoas em perigo por serem negligentes na gestão da fauna local.

JavalisDe vez em quando tem também aventuras de perseguição. Uma delas começou quando um javali foi avistado no parque de Joan Miró, perto da Plaza España. O que os vizinhos fizeram? Fotos para as redes sociais. Fotos de novo mais tarde quando o animal já estava no bairro ao lado do Eixemple, entre as ruas Comte d’Urgell e València. As autoridades só foram acionadas uma hora depois e demoraram quase outra hora mais procurando o animal pela cidade.

Vários bairros, inclusive os mais centrais, têm suas anedotas sobre javalis. Os mais afetados são distritos da zona norte, Sarrià, Horta Guinardó, Gràcia e Les Cortes, pela proximidade com a serra de Collserola, de onde as manadas de javalis saem à procura de comida fácil nos lixos urbanos.

Um dia é da caça, o outro também

O problema é o crescimento descontrolado da população de javalis na serra que rodeia a cidade. O governo calcula que existam atualmente mil javalis em Collserola, três vezes mais do que é considerado um número equilibrado. Por outro lado, a regulação faz com que a obtenção de licenças de caça seja burocrática e cara e o número de caçadores está em plena queda. Pra completar, os catalães não têm costume de comer javali apesar da abundância desta carne na região. Apenas 10% dos javalis caçados nos bosques catalães são consumidos localmente. O resto vai para os países vizinhos, como a França e Portugal.

Mesmo assim, carne de caça é comum na Catalunha e há muitos restaurantes que incluem javali no menu. Eis uma lista para quem quiser experimentar um prato de carne de javali, um produto local, que segundo os especialistas, é saudável e não tem nem uma gota de gordura:

Restaurantes para Comer Javali

JavalisCan Martí
Onde: Passatge Font del Mont, 4. Bairro de Sarrià-Sant Gervasi.
Tel: 934 06 91 95

El Cocinero
Onde: Independència, 340. Bairro de Clot.
Tel: 934 36 46 23

La Gàrgola de Notre Dame
(servem hambúrguer de carne de javali)
Onde: Avenida Icària, 164. Bairro de Sant Marti.
Tel: 933 40 64 33

Hamburguesería Rústica Tío Joe
(servem hambúrguer de carne de javali)
Onde: Amigó, 18. Bairro de Sarrià-Sant Gervasi
Tel: 932 01 35 69

Sobre o autor

Clarissa

Clarissa é uma escritora e blogueira apaixonada pela cidade de Barcelona.

Deixe um comentário