blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Gastronomia

Damm ou Moritz: As Cervejas de Barcelona

Escrito por Clarissa
Avalie este post

Num país em que a reivindicação de identidades passa até pelo futebol, com as cervejas não poderia ser diferente. Duas das maiores cervejarias da Espanha, a Damm e a Moritz, travam uma batalha de marketing pelo rótulo de autenticamente catalãs.

Photo via Pixabay

Photo via Pixabay

A Damm diz que produz as únicas cervejas que são realmente de Barcelona. Segundo eles, uma cerveja catalã é aquela que se fabrica na Catalunha e cria postos de trabalho na região. Uma alfinetada na Moritz, um dos seus principais concorrentes, que embora tenha sede na Catalunha, fabrica suas cervejas em Zaragoza (Província de Aragão).

Mas a Moritz também produz uma de suas cervejas artesanais em sua histórica Fàbrica da Ronda de Sant Antoni, em Barcelona, e sua estratégia de marketing inclui a identificação com a causa independentista catalã. Já o grupo Damm tem uma forte presença nacional, sendo o terceiro dos seis fabricantes de cerveja que dominam o mercado espanhol.

Posicionamentos e estratégias comerciais à parte, o fato é que as duas cervejarias têm arraigo na Catalunha e fabricam algumas das cervejas consideradas catalãs que estão entre as melhores da Espanha.

As 6 Principais Cervejas Catalãs

Photo via Pixabay

Photo via Pixabay

Vale ressaltar que a produção de cervejas tem duas vertentes: industrial e artesanal. Leia mais sobre as cervejas artesanais no post Microcervejarias com Fama Internacional. Sobre as cervejas industriais catalãs, confira quais são as principais:

Damm Inedit

Criada pelo chef Ferrán Adrià junto com os sommeliers do restaurante El Bulli e os mestres cervejeiros da Damm. Mistura cevada e trigo e é aromatizada com casca de laranja.
Produção: Desde 2008
Fabricante: Grupo Damm
Tipo: Pale Ale
Teor alcoólico: 4,8º

Estrella Damm

Esta é conhecida como uma autêntica cerveja catalã e produzida com cevada da Bacia do Ebro e arroz redondo, que dão o sabor tão característica da Estrella Damm.
Produção: Desde 1876
Fabricante: Grupo Damm
Tipo: Larger Pilsen
Teor alcoólico: 5,4º

Voll-Damm

Cerveja de duplo malte, com muito corpo e alto teor alcoólico.
Produção: Desde 1953
Fabricante: Grupo Damm
Tipo: Märzenbier
Teor alcoólico: 7,2º

Moritz

Esta é uma cerveja quase artesanal produzida pela Moritz desde 1856. Usa em sua fabricação água do manancial de Font d’Or, na Catalunha.
Produção: Desde 1856
Fabricante: Moritz
Tipo: Larger
Teor alcoólico: 5,4º

Moritz Epidor

Esta é a cerveja mais forte da Moritz, com 7,2º de teor alcoólico. Produzida com água do manancial de Font d’Or, na Catalunha, e malte caramelo, que confere corpo e cor intensos a esta cerveja.
Produção: Desde 1923
Fabricante: Moritz
Tipo: Larger
Teor alcoólico: 7,2º

Aigua de Moritz

A cerveja sem álcool da Moritz. Também fabricada com água mineral natural do manancial de Font d’Or, na Catalunha.
Produção: Desde 2007
Fabricante: Moritz
Tipo: Sem álcool
Teor alcoólico:

Sobre o autor

Clarissa

Clarissa é uma escritora e blogueira apaixonada pela cidade de Barcelona.

2 Comentários

Deixe um comentário