blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Como desinfetar a sua casa do Coronavirus em cada espaço

Limpando o espelho
Escrito por Marcel

Um dos aspectos mais importantes para evitar a propagação do Coronavírus é manter uma higiene correta. Por que? Basicamente porque através da limpeza acabamos com os vírus e bactérias da zona em questão.

Neste caso, nós poderíamos estar falando da higiene de mão, que agora é mais importante que nunca. No entanto, também é importante saber como desinfetar a sua casa.

Como já sabemos, os vírus se propagam facilmente e não é só isso. Também podem sobreviver sobre uma superfície por várias horas, inclusive dias. Por exemplo, em superfícies de alumínio eles podem permanecer até 8 horas. No entanto, em outras fabricadas de madeira, cristal, papel e plástico podem permanecer durante 4 ou 5 dias.

Como em ShBarcelona somos especialistas em lares, nós traremos alguns conselhos para desifectar casas que, certamente, vocês podem colocar em práticas enquanto dura o Coronavírus na Espanha (e Brasil).

apartamentos para arrendamento em barcelona

Como desinfetar a sua casa de Coronavírus

Em primeiro lugar, e antes de entrar em matéria, devemos nos perguntar: qual é o melhor desinfetante para o lar. Não tem uma única resposta. São vários os produtos que podem trabalhar com eficácia para desinfetar um imóvel de aluguel ou compra.

Neste sentido, o Ministério da Saúde elaborou uma lista de produtos que combatem o vírus autorizados na Espanha. Se você tem dúvidas, entre no link para consultar se o seu produto se encontra entre os mencionados.

Uma vez que tenha todos os produtos que foi decidido usar é o momento de por mãos às obras (ou melhor dito, a limpeza). Lembre-se de ler  as instruções de cada produto com muito cuidado, já que para ser eficaz é provável que precise seguir algumas indicações específicas.

De modo geral, para desinfetar a casa do vírus é importante seguir as seguintes recomendações:

  • Ventilar todos os espaços da casa diariamente durante, pelo menos, 10 minutos
  • É recomendável trocar de sapatos antes de entrar em casa.
  • É importante utilizar luvas descartáveis ou reutilizáveis enquanto estamos limpando a casa.
  • Aa zonas de mais contato e que, portanto, são as que mais deveríamos limpar são: mesas, maçanetas de portas, interruptores de luz, escritórios, celulares, teclados, torneiras e banheiros.

Agora vamos repassar quais são os aspectos de cada espaço que se deveriam ter em conta para desinfetar a sua casa.

Entrada

É a área de passar por excelência. Não se pode entrar em casa por outra via que não seja este pequeno espaço. Por isso, é importante que o mantenhamos limpo.

Normalmente, as entradas ou recebedores não costuma ter janelas. É por isto que ventilar a estância se torna complicado. Deveremos manter uma limpeza cuidadosa se queremos desinfetar a nossa casa do Coronavírus.

O mais importante do recebedor são os objetos diários que pegamos e tocamos frequentemente, como chaves, celulares, porta-moedas, bolsos etc.

💡 Conselho: tenha um spray com solução hidroalcoolica na entrada e  limpe todos os objetos antes e depois de tocá-los.

Como desinfectar a sua casa

Foto via Pexels

Cozinha

A cozinha tem uma vantagem: nos acostumamos a limpar a superfície com frequência. Ainda assim é importante fazer uma limpeza a fundo para terminar de desinfetar toda a zona. Os armários e gavetas podem armazenar restos dos vírus.

💡 Conselho: aspire todos os cantos e mantenha um desinfetante em spray para usar no dia a dia.

Imagem de uma cozinha

Foto via Pexels

Banheiros

As áreas que recebem mais contato são as torneiras e a descarga. Por isso, é importante manter uma higiene diária sobre todo isto. Além disso, será importante que cada pessoa use a mesma toalha.

Afinal, nós a esfregamos em muitas zonas do nosso corpo. Quanto menos risco, melhor.

💡 Conselho: utilize uma etiqueta com o nome de cada pessoa para não cometer erros e usar a toalha de outra pessoa.

Imagem de toalhas enroladas

Foto via Pexels

Lavanderia

Sem dúvida, a roupa é um dos elementos que mais se deve ter em conta na hora de desinfetar do Coronavírus.

Afinal, as roupas estão em contato com tudo o que nos rodeia. Por isso, o ideal é lavar a roupas com mais frequência do que o habitual. Além disso, para estar completamente seguro de que a lavagem é efetiva, recomenda-se utilizar a temperatura máxima recomendada para cada roupa. Quanto mais quente for, melhor.

💡 Conselho: lembre-se de não sacudir a roupa antes ou depois de tirá-la do cesto. Isso seria contraproducente. Se você tiver a oportunidade, também pode desinfetar o cesto da roupa suja. Será um extra de limpeza.

Cesto de roupa

Foto via Pexels

Sala de estar

Como já dissemos, todas as superfícies usadas deverão ser limpas com água e sabão e um produto desinfetante específico. Contudo, tanto na sala de jantar ou na própria sala, nos acostumamos a utilizar tapetes decorativos que, de forma quase inesperada, acumulam milhões de gérmens diariamente.

💡 Conselho: Para desinfetar com eficiência os tapetes de casa é preciso fazer:

  1. Aspire todo o tapete com o seu aspirador de pó. Lembre-se de fazer em todas as direções possíveis
  2. Lavar com água e sabão. Você pode preparar uma escova e esfregar com força até que veja que os fios pareçam limpos
  3. Repita este processo com o produto que tenha escolhido como desinfetante
  4. Deixe secar
Tapete mais limpo

Foto via Pexels

Dormitórios

Sem dúvida, esta é uma das estâncias onde mais tempo passamos. O mais relevante e a limpeza do lençol, pois facilmente pode ser o ninho de cultivo de vírus e bactérias. O recomendável é fazê-lo de forma semanal, mas se está em dúvida, você pode mudar os lençois a cada três ou quatro dias.

💡 Conselho: lave a roupa de cama separada do resto e a 60 graus de temperatura.

Limpeza dos quartos

Foto via Pexels

Escritório

Agora que muitos e muitas estão fazendo uso do teletrabalho e de suas vantagens, também é importante manter a zona da casa na qual se trabalha limpa.

O teclado do computador e o mouse são os objetos que serão mais tocados. Por isso, é importante fazer uma boa limpeza de ambos dispositivos e do resto de superfícies e elementos da habitação.

💡 Conselho: desligue o computador, pegue uma baeta de microfibra úmida e álcool isopropílico de 90º (ou algum produto mais específico que você tenha) e esfregue toda a superfície das teclas e do mouse.

Escritórios desinfetados

Foto via Pexels

Varanda e jardim

Se no seu apartamento ou casa dispõe de áreas de exterior com móveis, também é recomendável lavar a roupa que os cobrem. As capas de travesseiros, alguma manta que utilize para decorar e também os tapetes. Não é necessário por na lavadora com frequência, já que ao final também é um gasto considerável de água e luz.

💡 Conselho: recomendamos lavar a mão e deixar que seuqme antes de voltar a colocar nos seus móveis.

Apartamento com varanda

Foto vía Pexels

Como desinfetar a casa quando existe uma pessoa contagiada pelo Coronavírus

Até agora, as recomendações que nós sugerimos estavam focadas a prevenir a aparição do vírus na sua casa. No entanto, pode acontecer que uma das pessoas que conviva com você se contagie.

Neste sentido você pode manter as mesmas pautas para todas as estâncias com a única excepção que a pessoa que tenha o vírus esteja isolada num quarto durante, pelo menos, 15 dias e seguindo as pautas médicas recomendadas.

Você terá que colocar atenção especial em limpar todos aqueles utensílios e objetos que utilize. Contudo, agora você já sabe como manter a sua limpa de vírus e bactérias e certamente será uma tafera mais simples.

Tem algum outro conselho para desinfetar a casa?

Fontes:

  • https://www.mscbs.gob.es/en/profesionales/saludPublica/ccayes/alertasActual/nCov/documentos/Listado_virucidas.pdf
  • https://www.ocu.org/vivienda-y-energia/equipamiento-hogar/consejos/viricidas-hogar
  • https://elpais.com/elpais/2020/03/13/icon_design/1584123224_120913.html
  • https://espanol.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/disinfecting-your-home.html

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário