blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
O que é preciso saber

Como conseguir emprego e obter seu NIE em Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

À procura de emprego em Barcelona? Muitos brasileiros deixam sua vida no Brasil para a realização desse sonho. Assim como em qualquer busca por um serviço remunerado, é preciso que estejamos qualificados, atualizados e com a documentação necessária. Esses requisitos são ainda mais relevantes quando vamos trabalhar em outro país. Neste artigo, ShBarcelona informa sobre como conseguir emprego e obter seu NIE em Barcelona. Caso queira compartilhar suas experiências neste tema, envie-nos seus comentários!

Artigo relacionado: Procurar emprego em Barcelona

NIE: o que é e como obtê-lo

Para obter seu NIE, tenha todos os documentos necessários

Foto por Visual Hunt

O NIE (Número de Identificación de Extranjeros) é um documento que, além de ser crucial para o exercício legal de um trabalho na Espanha, é necessário em situações de abertura de contas bancárias e contratações de serviços básicos gerais. Veja, a seguir, onde, como obtê-lo e os requisitos que devem ser atendidos:

Locais e requisitos de solitação do NIE

Pode-se fazer a solicitação do NIE em um Consulado da Espanha no Brasil. Caso não saiba onde encontrar um, consulte esta lista. Entretanto, caso você já esteja na Espanha, agende um comparecimento à Oficina de Extranjería ou às Comisarías de Policía. Vale a pena lembrar que a concretização do atendimento pode demorar algumas semanas.

A Oficina de Extranjería de Barcelona pode ser encontrada em dois endereços:  na Paseo de San Juan, 189-193, e na Carrer de Múrcia, 42.

Tenha em mente que a solicitação do NIE deve atender aos seguintes requisitos: se já estiver em território espanhol, deve estar de maneira regular; as razões do pedido do NIE devem ser esclarecidas; é imprescindível que o documento seja solicitado por motivos econômicos, sociais ou profissionais.

Documentação necessária

A solicitação deve ser feita por meio do formulário oficial de solicitação do NIE, encontrado neste endereço. Também é crucial a apresentação de um comunicado que explique, de modo detalhado, os motivos (sejam profissionais, sociais ou econômicos) da solicitação do número. Além disso, é indispensável apresentar uma cópia inteira do passaporte. Caso a pessoa a solicitar o NIE tenha cidadania europeia, pode apresentar, apenas, o comprovante de identidade.

A solicitação do NIE é feita mediante o pagamento de uma taxa de R$ 34,00.

Todos os documentos devem ter uma cópia. Vale ressaltar que todos os documentos oriundos do estrangeiro devem ser traduzidos para a língua espanhola.

Artigo relacionado: Quero me mudar para Barcelona: o que devo fazer?

Emprego em Barcelona

A procura por um emprego em Barcelona é cada vez maior

Foto por Visual Hunt

Ter uma firme proposta de trabalho é um importante requisito e motivo para a solicitação do NIE. Mas como conseguir essa tão sonhada proposta de emprego em Barcelona

O Infojobs é um dos melhores sites de busca de emprego da atualidade. Para manter-se ciente das novas ofertas de emprego na área deseja, crie uma conta no site. O mecanismo de pesquisa leva em consideração, principalmente, o local de trabalho desejado e a vaga de emprego solicitados na tela de busca.

Outros bons sites divulgadores de vagas de emprego são o Infoempleo, Indeed e o Europe Language Jobs. O site LinkedIn também é uma ótima plataforma de busca de vagas de emprego.

Existem sites especificamente voltados para ofertas de emprego para profissionais residentes no estrangeiro: Jobs in Barcelona, Lingobongo e Barcelona Xpat Jobs.

Independentemente do site que utilizar, você precisa ter um currículo atualizado e pronto para envio por e-mail. Neste site, há alguns modelos de currículo europeu. Ter uma carta de recomendação aumentará suas chances de conseguir a vaga desejada.

A procura em sites é o jeito mais rápido para encontrarmos o emprego dos nossos sonhos, mas caso seja possível, vá pessoalmente à empresa onde deseja trabalhar. Tenha tudo preparado, e boa sorte!

Já conseguiu obter o seu NIE em Barcelona?

 

 

Como conseguir emprego e obter seu NIE em Barcelona
5 (100%) 1 vote[s]

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

6 Comentários

  • Ola, vejo que na maioria do sites é necessaeio já ter o NIE para se conseguir buscar a vaga de emprego. Muito dificil, é o cachorro coreendo atras do rabo. desanimador

  • hola boa tarde,,meu nome e rosimeire sou Brasileira,,estou em Barcelona desde 10 de outubro de 2018,,eu tinha um noivo que era daqui de barcelona ,,ele foi para o Brasil para casarmos ,,chegou dia 1 de julho e logo adoeceu com pneumonia nos dois pulmoes ,,dois meses depois ele faleceu e nao tivemos tempo pra casar,,vim acompanhando o corpo pra Barcelona e aqui fiquei ,,perdi a passagem de volta que era para o dia 28 de dezembro ,infelizmente a familia dele me viraram as costas,,hoje estou vivendo so ,,aqui sem papeis ,sem trabalho,,nem condicoes de ir embora para meu pais ,,nao sei o que fazer,,me encontro perdida,,me de uma sugestao por favor,,te agradesco de coracao

    • Oi Rosimeire, bom dia!

      Nossa, que situação. Você tem algum currículo pronto? Se não tiver, prepare um, e distribua onde você achar que terá mais oportunidades de conseguir um trabalho. Você também pode oferecer algum serviço (algo que você saiba fazer) em grupos no Facebook para brasileiros em Barcelona.

      Vá em frente, não desista. 🙂

  • Olá, Rodrigo, posso solicitar o NIE no consulado ainda estando no Brasil? E como é esse comunicado que explique, de modo detalhado, os motivos da solicitação do número ? Como ele deve ser feito? ,
    Já que não tenho uma proposta de trabalho ainda, já que o motivo da solicitação do NIE é para ainda poder conseguir um trabalho?
    aguado uma resposta, desde já agradeço 🙂

    • Oi, Rayanne!

      O comunicado deverá conter explicações muito bem dadas – e comprovadas – que justifiquem a sua solicitação do NIE. Ou seja, você já deverá ter algo concreto previamente, como um contrato. 🙂

      Um abraço!

Deixe um comentário