blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Como conseguir emprego e obter seu NIE

Escrito por Rodrigo

Aterrisar em Barcelona é maravilhoso e emocionante. Se está planejando montar o seu negócio aqui, você terá que realizar procedimentos burocráticos antes de poder se instalar como residente legal, apto para trabalhar e citar. Portanto, neste artigo, vamos explicar como obter o NIE em Barcelona e, depois, como começar a procurar trabalho na cidade.

Felizmente, com o guia de Shbarcelona, ​​você poderá esquecer o processo frustrante de tentativa e erro com os quais outros têm que lidar o mais rápido possível para chegar à cidade e buscar trabalho em Barcelona.

  • aluguer de apartamentos sazonais em barcelona

 

O que é Número de Identidade de Estrangeiro (NIE)?

Vamos começar do começo, o documento do Número de Identidade Estrangeira, também conhecido pela sigla NIE+, é o número pessoal, exclusivo e único que os não-nacionais que desejam viver na Espanha recebem.

Este documento é composto de uma letra inicial, sete dígitos que a seguem e uma letra final de verificação. E uma vez que você tenha, ele deve ser incluído em todos os documentos que são emitidos em seu nome.

Quem o emite é o Ministério do Interior e detalha que esse número é entregue às pessoas que se relacionam com a Espanha com interesses econômicos, profissionais ou sociais, ou seja, elas vêm pela família ou para trabalhar.

Aprenda a obter o NIE

Foto via Pexels

Como obter o NIE em Barcelona?

Em primeiro lugar a antes de tudo, sa ua situação no país deve estar regularizada e a apresentação dos documentos deverá justificar as razões do seu pedido. Estes são os passos simples que você deve fazer para obter a NIE:

Passos que você deve seguir para pedir o NIE:

1) Preencher o formulário EX-15 duas vezes. Aqui você poderá baixar o formulário EX-15 diretamente do site do ministério

2) Reúna toda a documentação exigida pelo formulário

3) Agendar atendimento na Dirección General de la Policía no departamento de estrangeiros ou na Delegacia de sua província.

A) Os cidadãos de um Estado da UE, do EEE (Espaço Econômico Europeu) ou da Suíça devem seguir estas etapas:

Clicar no link a seguir para agendar um atendimento.

Campo: Províncias Disponíveis

Resposta: Barcelona.

Campo: Procedimentos Corpo de Polícia Nacional

Resposta: Certificados de polícia e assignação do NIE

Campo: Escritório

Resposta: Escolha Escritório / Delegacia

Campo: Data:

Resposta: Escolha a data e a hora que seja melhor para você

B) Pessoas que não são cidadãos de algum Estado da UE, do EEE (Espaço Econômico Europeu) ou da Suíça devem ir à Dirección General de Policía ou ao local que oferece serviços para estrangeiros no Paseo de Sant Joan.

4) Pagar a taxa de modelo 012 “Assignação do Número de Identidade do Estrangeiro (NIE) a pedido da parte interessada”. Custa 9,64€.

5) O dia do seu atendimento, forneça a documentação requesitada

Deveres e direitos do cidadão estrangeiro

Foto via Pexels

Documentos necessários para tramitar o NIE em Barcelona

Quando for o dia do seu atendimento, aconselhamos que vá com uma pasta com todos os documentos necessários. São os seguintes:

  • Dois formulários EX-15 preenchidos e assinados
  • Um destes documentos: passaporte completo original e cópia, documento de identidade, título de viagem ou certificado de registro em vigor
  • Justificação de razões econômicas, sociais ou profissionais para solicitar o NIE
  • Se o trâmite for feito por outra pessoa, você deverá autorizar

Quanto tempo leva a tramitação do NIE?

De acordo com a página informativa do NIE no Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migração: “Cinco dias a partir da entrada da solicitação do registro no orgão competente para a sua tramitação”.

Para as pessoas que não vivem na Espanha

Este processo também pode ser iniciado fora da Espanha, mas para isso vocês devem ir à embaixada espanhola e começar o procedimento com uma petição destinada à Comisaría General de Extranjería y Fronteras.

Artigo relacionado: Procurar emprego em Barcelona

Procure trabalho antes de solicitar o NIE

É por isso que não aconselhamos a adiar a procura de emprego até que tenha o NIE. Em vez disso, é melhor que você comece a procurar imediatamente um trabalho e, ao mesmo tempo, agendar um atendimento para o NIE. Desta forma, no momento em que o dia do atendimento chegar, você terá alguma entrevista de emprego, o que o ajudará você a solicitar uma NIE permanente.

Reunindo os documentos necessários para o NIE

Foto via Unsplash

Uma recomendação: Alguns bancos não aceitarão porque você não tem uma conta aberta com eles (mesmo considerando que você precise de um NIE para abrir uma conta). Não se desespere, alguma entidade bancária não exigirá tal requerimento e aceitará o depósito.

Com o recibo em mãos, você terá que retornar ao orgão para cidadãos estrangeiro, concluir o processo e obter o número da NIE. No entanto, você terá que voltar outra vez, depois de uma semana, para pegar o documento oficial na forma de um pequeno cartão que poderá ser facilmente transportado na carteira. Lógico, tente não perder ou você terá que pagar uma multa para substituí-lo.

Artigo relacionado: Aplicativos para encontrar trabalho

Como conseguir emprego e obter seu NIE em Barcelona - 2

Foto por LucasTheExperience via Visual Hunt

Conseguir um trabalho Barcelona

Barcelona é uma cidade aberta e atraente. Mais e mais empresas tecnológicas abrem hubs (centros) na cidade com demanda por emprego associada. Contudo, realmente depende do que você está procurando e das suas habilidades e experiência.

Ter um bom nível de espanhol e/ou catalão aumenta significativamente suas chances de encontrar empregos em Barcelona. Se o seu nível de espanhol não é muito bom, outra opção recomendável é ensinar inglês: um grande número de pessoas e escolas buscam professores de inglês em Barcelona.

Outra opção muito recorrida por aquelas pessoasque acabaram de chegar em Barcelona são o Call Center. Muitas empresas procuram pessoas que falam inglês e/ou falantes de outras línguas européias. Isso poderia ser, pelo menos, uma boa opção para poder trabalhar algumas horas regularmente e receber um salário enquanto aperfeiçoa o seu espanhol.

Outros trabalho como os de aupair, garçom, vendedor ou relações públicas são relativamente fáceis de encontrar em Barcelona. No entanto, encontrar empregos mais especializados ou que exija títulos é muito mais difícil. Existe, mas você precisa ser persistente e ativo na sua pesquisa.

  • aluguer de apartamentos em barcelona

 

Procurando trabalho em Barcelona

Foto via Unsplash

Busca de trabalho em Barcelona pela internet

Existem inúmeros sites para buscar trabalho na Espanha. InfoJobs e Indeed são boas opções para empregos em geral, enquanto outros como Lingobongo e LinkedIn são especializados em certos tipos de trabalho.

Agências de contratação

Se preferir alguém para fazer a pesquisa por você, é possível se inscrever numa agência de contratação temporária, também chamada de ETT. Alguns exemplos são Michael Page, Page Personnel e Randstad.

Para alguns perfis digitais, é bastante comum que recrutadores, (“Hunting Talent”) procurem você pelo LinkedIn. Como comentávamos, a cidade vive um momento de ouro de empresas tecnológicas recém-criadas e, às vezes, delegava a busca por talentos para essas pessoas.

Procure trabalho em Barcelona pela internet

Foto via Unsplash

Contatar diretamente a empresa

Se você já pensou em alguma empresa, não hesite em contatá-los diretamente. Você pode fazer isso por telefone ou pessoalmente para deixar seu CV. Lembre-se que na Espanha, o contato direto não é está mal visto.

Você está procurando um apartamento em Barcelona? Shbarcelona ajudará você a encontrar um alojamento adaptado às suas necessidades.

Fontes:

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

8 Comentários

  • Ola, vejo que na maioria do sites é necessaeio já ter o NIE para se conseguir buscar a vaga de emprego. Muito dificil, é o cachorro coreendo atras do rabo. desanimador

  • hola boa tarde,,meu nome e rosimeire sou Brasileira,,estou em Barcelona desde 10 de outubro de 2018,,eu tinha um noivo que era daqui de barcelona ,,ele foi para o Brasil para casarmos ,,chegou dia 1 de julho e logo adoeceu com pneumonia nos dois pulmoes ,,dois meses depois ele faleceu e nao tivemos tempo pra casar,,vim acompanhando o corpo pra Barcelona e aqui fiquei ,,perdi a passagem de volta que era para o dia 28 de dezembro ,infelizmente a familia dele me viraram as costas,,hoje estou vivendo so ,,aqui sem papeis ,sem trabalho,,nem condicoes de ir embora para meu pais ,,nao sei o que fazer,,me encontro perdida,,me de uma sugestao por favor,,te agradesco de coracao

    • Oi Rosimeire, bom dia!

      Nossa, que situação. Você tem algum currículo pronto? Se não tiver, prepare um, e distribua onde você achar que terá mais oportunidades de conseguir um trabalho. Você também pode oferecer algum serviço (algo que você saiba fazer) em grupos no Facebook para brasileiros em Barcelona.

      Vá em frente, não desista. 🙂

  • Olá, Rodrigo, posso solicitar o NIE no consulado ainda estando no Brasil? E como é esse comunicado que explique, de modo detalhado, os motivos da solicitação do número ? Como ele deve ser feito? ,
    Já que não tenho uma proposta de trabalho ainda, já que o motivo da solicitação do NIE é para ainda poder conseguir um trabalho?
    aguado uma resposta, desde já agradeço 🙂

    • Oi, Rayanne!

      O comunicado deverá conter explicações muito bem dadas – e comprovadas – que justifiquem a sua solicitação do NIE. Ou seja, você já deverá ter algo concreto previamente, como um contrato. 🙂

      Um abraço!

  • Olá Rodrigo moro atualmente em Portugal tenho autorização de residência, cartão cidadão português, carta de condução de Portugal.

    No meu caso, Como faço para tirar o NIE de trabalho em Espanha ? É possível ?

Deixe um comentário