blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Fundació Antoni Tàpies

Escrito por Paula

A Fundação Antoni Tàpies foi criada em 1984 pelo artista Antoni Tàpies para promover o estudo e conhecimento de arte moderna e contemporânea.

Antoni Tàpies

BarcelonaAntoni Tàpies i Puig foi um pintor, escultor e teórico da arte espanhola, um dos artistas mais importantes da Espanha do século XX. Durante a sua carreira o seu trabalho foi exposto em alguns dos museus mais prestigiosos do mundo, tendo o artista recebido inúmeros prémios e distinções como o Premio de la Fundación Wolf de las Artes, a Medalha de ourto da Generalidad de Cataluña e a Medalha Picasso da Unesco.

A coleção da fundação é constituída na maioria por obras doadas por Antoni e Teresa Tàpies. Você poderá ver pinturas, esculturas, desenhos, livros e gravações, e conhecer as diferentes tipologias, técnicas e materiais usados pelo artista.

Algumas das obras que você poderá ver são a pintura Zoom (1946), a pintura/colagem Creu de paper de diari (1946-1947), a pintura Parafargamus (1949), a pintura La barberia dels maleïts i dels elegits (1950), a pintura/objeto Porta metàl-lica i violí (1956) e as obras Forma negra sobre qudrat gris (1960), A la memòria de Salvador Puig Antich (1974) e Matèria en forma de peu (1965)  que combinam vários meios diferentes.

Atividades

BarcelonaAlém da visita, a fundação também organiza atividades como visitas guiadas à antiga Editorial Montaner i Simon e o workshop Café e i paraules, que inclui a visita à editorial, visita guiada à coleção e discussão sobre as obras e o artista tomando café e bebidas leves.

A Fundación Antoni Tàpies fica na Carrer Aragó 255. Para chegar lá você pode usar a linha verde (L3) ou amarela do metrô saindo em Passeig de Gràcia, ou os ônibus número 7, 16, 17, 20, 22, 24, 28, 39, 43, 44, 45, 47, 63, 67, 68 e 544.

O preço de entrada são 7€ ou 5.60€ para estudantes e pessoas acima dos 65 anos. Pessoas desempregadas entram gratuitamente.

O horário de funcionamento da fundação é de terça a domingo, das 10h às 19h.

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário