blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Lazer e cultura

A dança contemporânea no “Mercat de les Flors”

Escrito por Aline

Ninguém duvida. Barcelona é conhecida pela qualidade da sua programação artística. Se você for amante da dança contemporânea, nossa dica vai te impressionar. E se não for, esse é um bom momento para explorar esta arte. A capital catalã tem um centro dedicado quase exclusivamente à arte da dança, com um programa anual que reúne todos os maiores nomes da dança do mundo: o Mercat de les Flors. Com apresentações e oficinas para crianças e adultos, essa casa da dança merece um espaço na sua agenda.

O que é o Mercat de les Flors?

Foto via Visual Hunt

Foto via Visual Hunt

A história do Mercat de les Flors (antigo Mercado de flores) como teatro municipal começou em 1983, quando o governo local incentivou a criação deste espaço, beneficiando o movimento cultural de Barcelona. Desde a estréia da peça “A tragédia de Carmen”, de Peter Brook, o Mercat começou a se tornar um espaço com uma exibição imparável de trabalhos de artistas internacionais e locais. Localizado em Poble Sec, o mercado é facilmente acessível desde a estação de metrô Plaza España (linha verde e vermelha) ou Poble Sec (linha verde).  No lugar também há um restaurante com tapas e sanduíches e uma terraza.

A programação

O Mercat de les Flors é uma referência das artes do espectáculo na capital catalã, promovendo a produção e criação de dança e movimento. Lá, os asryistas têm liberdade para dançar e se reinventar. Israel Galvan, o grande dançarino flamenco espanhol combina seu trabalho com dança contemporânea e tem pelo menos uma apresentação a cada ano. Ou o famoso dançarino inglês Akram Khan, que também apresenta espetáculos para crianças nos horários da tarde. Os grupos locais também participam, dando vida a apresentações isoladas ou festivais que acontecem durante todo o ano, além da programação habitual. Confira a página web do Mercat para estar por dentro da variada programação para o verão.

E a experiência continua…

Foto via acute_tomato via VisualHunt / CC BY-NC-ND

Foto via acute_tomato via VisualHunt / CC BY-NC-ND

Muita apresentações acontecem, geralmente, no início da noite, então você pode facilmente sair para jantar depois e tomar uma bebida em um dos muitos bares no bairro de Poble Sec, perto do Mercat. Além disso, no verão, as terrazas são abundantes em todo o Mercat de les Flors. Destacamos o bar e restaurante La Soleá, com uma boa oferta de comida do País Vasco, além de tortillas e sopas.

Então, por que não conhecer o lado criativo e alternativo da dança em Barcelona, com apresentações artísticas de qualidade e com bom preço? Sem falar no que este é um belo cenário em Barcelona. Os ingresos custam entre 8 e 20 euros e você tem um desconto se comprar vários ingressos no início da temporada de eventos, em setembro. Não deixe de conhecer o Mercat de les Flors, muito mais que apenas dança.

Sobre o autor

Aline

Aline Martins é uma escritora brasileira com anos de experiência.

Deixe um comentário