blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Business

Pão com Tomate: as 5 regras e onde comer

Escrito por Clarissa

Tem tradição que cai no esquecimento. Tem tradição que se mantém à força pela lei. Tem tradição que fica relegada a um grupo de aficionados. E tem aquelas tradições tão arraigadas que continuam praticamente imutáveis através do tempo no cotidiano das pessoas. O Pão com Tomate é uma delas.

Tradição de quase dois séculos, nascida da necessidade de aproveitar o pão seco e os excedentes da produção de tomate, o Pão com Tomate é uma das principais marcas de identidade catalã. Um receita muito simples e deliciosa, desde que seja preparada corretamente. Cada ingrediente conta e a forma de usá-los também.

5 regras do autêntico Pão com Tomate

tomate1 – Timing – O Pão com Tomate tem que ser preparado e consumido no momento senão o pão fica mole e o tomate vai se oxidando e perde o sabor e o aroma.

2 – O pão – É importante usar o tipo certo de pão: o pão Payés (rústico) ou a Coca catalã (parecida com a focaccia italiana). Melhor se for artesanal, feito em forno à lenha e fresco para que seja crocante. Tem que ser cortado em fatias grossas de mais 1cm (entre 1-1,3cm).

3 – O tomate – Também é importante usar o tipo de certo de tomate por seu sabor e quantidade de água: o Tomàquet de Ramallet, uma espécie de tomate local, cujo processo de produção (pendurados) faz com que ele seja menos ácido e tenha menos água, concentrando seus sabores e aromas. Cortado pela metade na transversal, o tomate é esfregado em ambos os lados no miolo de pão com movimentos circulares. O carne do tomate se desfaz e sobra praticamente só a pele. O pão tem que ficar impregnado, mas não molhado.

4 – Sal e Alho – O sal e o alho têm que ser colocado no pão antes do tomate para que se espalhem de forma mais uniforme.

5 – Azeite de Oliva – Use em quantidades abundantes para que penetre bem no miolo. Tem que ser Azeite de Oliva Virgem Extra e os tipos mais adequados para o Pão com Tomate são Arbequina, Picuda e Picual.

Onde experimentar um autêntico Pão com Tomate

tomateO pão com tomate é servido na maioria dos restaurantes e bares de Barcelona. No cardápio, você vai encontrá-lo com os nomes de Pa amb tomàquet, Pan con tomate, Pa amb tomata, Pa amb tomaca ou Pan tumaca. Mas nem sempre é preparado com o cuidado necessário para garantir seu sabor autêntico. Saiba onde experimentar um saboroso Pão com Tomate em Barcelona:

Jardi de l’Abadessa
Servem Pão com Tomate elaborado com Coca e acompanhado por presunto ibérico, o verdadeiro Jamón de Bellota.
Onde: Carrer de l’Abadessa Olzet, 26
Horários: De segunda à sexta das 8h às 17h e das 20h30 à 1h30. Domingos das 12h30 às 17h.

La Bodegueta del Poble Sec
Servem Pão com Tomate servido do modo tradicional: em uma bandeja com todos os ingredientes _pão Payés, o tomate, azeite, alho e sal_ separados para serem preparados pelo próprio consumidor.
Onde: Carrer de Blai, 47
Horários: De segunda à sexta das 8h às 17h e das 20h30 à 1h30. Domingos das 12h30 às 17h.

Bodega Can Ros
Servem Pão com Tomate ou sanduíches (bocatas) de Pão com Tomate com recheios variados. O mais popular é de almôndega.
Tel: 934 57 19 80
Onde: Roger de Flor, 303.
Horários: Das 7h às 24h.

Bodega Cal Pep
Trabalham apenas com produtos frescos do dia e é assim que tem que ser um Pão com Tomate.
Onde: Plaça de les Olles, 8
Horários: De terça a sábado das 13h às 15h45 e das 19h30 às 23h30.

Sobre o autor

Clarissa

Clarissa é uma escritora e blogueira apaixonada pela cidade de Barcelona.

Deixe um comentário